Trending

Montevidéu: Feira Tristán Narvaja


Nosso passeio em Montevidéu nos levou direto para onde uma boa parte dos moradores da cidade estão em pleno domingo: Calle Tristán Narvaja. É lá que acontece, sempre aos domingos, a tradicional feira de antiguidades que leva o mesmo nome da rua.

Ao longo destes 700 metros de rua fechada só para pedestres, é possível encontrar de tudo. Frutas, verduras, temperos, quilos de mate (e suas cuias), livros, cds, LPs, bugigangas eletrônicas, animais de muitas espécies, queijos, doces, couro... Enfim, um belo retrato da cultura do Uruguai.

Feira de antiguidades Tristán Narvaja


Cuias estilizadas e tradicionais

Lá você não irá encontrar produtos com marcas, artesanato ou souvenirs. Parece um lugar que não se preocupa em agradar turistas. Mas para nós, é sempre muito enriquecedor presenciar manifestações típicas do destino que visitamos. A feira Tristan Narvaja nos impressionou por sua autenticidade e por centralizar tantos elementos e pessoas diferentes num só espaço.


LP's antigos, raridades de todas as partes do mundo

Dá para comprar de tudo, inclusive legumes e verduras

Ao longo da rua, além das barracas, alguns estabalecimentos despertam a atenção. Pequenos bares e restaurantes, além de uma livraria bem simpática e que merece uma pausa, a Librería Vila. Para facilitar a localização, ela fica entre as calles Uruguay e Paysandú.

Tudo junto e misturado

Relíquias 

Para chegar até a feira, a referência é a Avenida 18 de Julho, bem na região central da cidade. É na esquina da 18 de julho com a Tristan Narvaja que a feira começa. Por lá passam muitos ônibus e táxis, o que facilita o deslocamento pra chegar e sair.
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

14 Comentários

  1. Ah que delícia. Feiras para os moradores locais são as melhores! Pena que é domingo, pq a viagem será bue+montevideo e aí preciso escolher onde passar o domingo, já que não fico mais de uma semana.
    bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jackie, essa feira nos pareceu bem particular. Se não der para você conhecer dessa vez, ponha na lista para a sua próxima ida a Montevidéu :) Vale a pena a visita.

      Excluir
  2. Oi, Rapha! Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia Paulista

    ResponderExcluir
  3. Chega a ser engraçado a gente visitar feiras em outros países e não dar valor as nossas próprias feiras! Feira reflete muito fielmente a cultural do local. Nunca vi post sobre feira de Curitiba, feira do Rio de Janeiro... Ou talvez Montevideo tenha apenas uma feira a oferecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas. Concordo com você, também acho que as feiras refletem a cultura local. Mas você se engana na hora em que fala que não damos valor às nossas próprias feiras. Por exemplo, aqui no blog, tem posts de feiras e mercados brasileiros tais como: Largo da Ordem - Curitiba (http://www.raphanomundo.com/2011/02/curitiba-feirinha-do-largo-da-ordem.html) / Mercado Ver-o-peso - Belém do Pará (http://www.raphanomundo.com/2011/09/belem-ver-o-peso.html) / Feira Benedito Calixto - São Paulo (http://www.minube.pt/sitio-preferido/feira-da-praca-benedito-calixto-a29761) / Mercado Modelo - Salvador (http://www.raphanomundo.com/2012/02/salvador-mercado-modelo.html)... Afinal, da minha parte, são dois anos valorizando o que temos de bom dentro e fora do nosso país.

      Excluir
  4. Amo essa feirinha, Rapha! Acho super a cara de Montevidéu. E as fotos estão um barato :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feira é sempre algo bacana, né? Dá pra sentir bem a essência do lugar indo numa feira. E quando ela surpreende, como foi o caso da Tristán, que nós fomos esperando só antiguidade e coisaetal, é pra ganhar o coração no ato :)

      Excluir
  5. Rapha, tudo bom? Eu vou a Montevidéu em julho, de 06 a 08. Irei sozinha. Vc recomenda qual bairro para o hotel? Queria um que pudesse fazer mais coisas de dia, pois à noite só irei a shoppings em razão de estar sozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Eu indico o bairro de Pocitos, o mesmo bairro que nós ficamos na cidade. É um bairro super bem servido de restaurantes, lojas e bares. Inclusive, os 2 bons shoppings da cidade (Punta Carretas e Montevideo Shopping) ficam por perto. Desse bairro também é bem fácil de se chegar à cidade velha tanto de táxi quanto de ônibus. Acho que você vai gostar!

      Qualquer outra dúvida é só falar :)

      Boa viagem!

      Excluir
  6. olá!!Tudo bem?Gostei muito das dicas que voce deu.Estou indo para Montevideo em setembro próximo, chegarei no domingo e gostaria de saber o horário de funcionamento da feira...obrigada, Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia,

      acredito que a feira funcione até umas 14/15h do domingo, a partir desse horário os feirantes começam a recolher as barracas. De qualquer forma, passeio de feira é bom cedinho, pegando ela no começo :)

      Boa viagem!

      Excluir
  7. Olá Rapha, estive nessa feirinha domingo passado (27/01/2013) com o meu noivo. Ficamos no maximo por 10 (dez) minutos. A feirinha tem realmente de tudo, mas o principal não tem, que é segurança. A nossa frente estava um senhor que foi cercado por no minimo uns 8 (oito) homens para rouba-lo. Para a sorte dele que o dono da banca onde ele estava comprando verduras. Viu e começou a gritar com os ladrões. Que sairam rindo em nossa direção. Ai resolvemos ir embora. Do resto adoramos Montevideo recomendo a visita. Porém não indico caminhar no centro da Cidade e nem a ida a tal feirinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que horrível. Bom, não achei em momento algum que estava insegura. Nem na feira, nem no centro. Mas é bom ser cuidadoso, né? De qualquer forma ando muito ligada, em qualquer lugar do mundo.

      Obrigada pela dica. :)

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem