Trending

Barreirinhas - Passeio de voadeira pelo Rio Preguiças


Depois de me surpreender com São Luís, é chegada a hora de acordar cedo e cair na estrada rumo a Barreirinhas. Cidade situada a mais ou menos 270km da capital maranhense, e uma das portas de entrada para um dos maiores tesouros do nosso país: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A estrada até a cidadezinha é longa, mas muito boa. Cheia daquelas retas intermináveis, o que aumentava ainda mais minha expectativa. Depois de umas 4 horas de viagem (é, nós paramos no meio do caminho para esticar as canelas e tomar uma água), enfim,  chegamos a Barreirinhas. Foi só o tempo de deixar a mala na pousada, carregar a mochila com o essencial e cair em campo, ou melhor, no rio.


Letícia, a voadeira, meu meio de transporte do dia


Cena do cotidiano do Rio Preguiças

Os mais diversos tipos de embarcações cortam as suas águas

A lancha, que na verdade é uma voadeira, é um barco simples, de alumínio e que corta as águas do Rio Preguiças numa velocidade, digamos, razoável – acho que o nome voadeira vem daí. São quase quarenta minutos vendo a vegetação mudar e passar de característica no norte do país, com suas suntuosas palmeiras de buriti, carnaúba e juçara (açaí), para vegetação do nordeste com um manguezal gigantesco. Tudo isso muito bem elucidado pelo guia da vez, o Junior (sabe TUDO sobre a região). Como eu não havia me preparado para o passeio, não sabia para onde estava indo, quanto tempo levava e nem quantas paradas seriam. Surpresa total. 

Logo tudo foi ficando mais claro e eu fui avistando a primeira duna em meio ao rio. Emocionante, para dizer o mínimo. Nossa primeira parada foi em Vassouras, lugarejo incrustado nas dunas, onde podemos bebericar e beliscar uma comidinha, além de desfrutar de um bom banho de rio. Tudo isso na agradável companhia de macaquinhos bem espertos e cheios de fome. Ponto alto para quem vai com crianças!


Avistando Vassouras

Quem não levaria?


Uma das atrações de Vassouras, a primeira parada

Estacionamento... 

Nossa segunda parada, como eu me atrasei um pouco na viagem de ida, foi em Caburé, mas normalmente essa é a última parada do passeio. Caburé já é um pouco maior e conta com mais estrutura que Vassouras. Lá encontramos restaurantes, pousadas (tudo muito simples) e o que podemos chamar de Pequenos Lençóis Maranhenses, pois já nos deparamos com um belo, porém reduzido, conjunto de dunas.

Minha pausa para o almoço foi no restaurante da pousada Porto da Lua. O ambiente é bem simples, muito arejado e o único barulho que ouvimos são as ondas, porque é lá que o Rio Preguiças encontra o mar. Um lindo cenário! Comi uma peixada com camarões (R$ 85,00 p/ 3 pessoas) que levanta até o mais desanimado dos seres. Com as forças renovadas é hora de dar uma explorada na região, e é tudo muito lindo... boquiaberta com a beleza do lugar, volto à voadeira para irmos à nossa última parada, o povoado de Mandacaru.


No meio do caminho

Um lugarejo de pescadores

É de encher os olhos de tão bonito

A entrada da Pousada Porto da Lua - poesia pouca é bobagem

O mar e mais ninguém

O barco atraca num píer bem simples e de lá caminhamos não mais do que 10 minutos até chegar ao Farol Preguiças. Erguido em 1940, a construção tem 35 metros de altura ou 160 degraus, se você preferir. De lá de cima nós temos uma visão de 360 graus de toda a região, especialmente o encontro do rio com o mar e, ao longe, avistamos algumas dunas dos Lençóis Maranhenses. Estar lá em cima é uma sensação muito boa. Adorei!

Farol Preguiças ao fundo

Agora, de perto

Lá em cima...

Mar, rio e vida que não acaba mais


Por-do-Sol no Rio Preguiças

De lá pegamos novamente a voadeira com destino ao píer da pousada, sem paradas. Como companhia, o Sol, que já dava indícios de mais um espetáculo ao se despedir. Agora era só aproveitar o vento no rosto e a alegria por poder vivenciar e conhecer um lugar tão lindo quanto esse.

#ficadica: Não custa reforçar a importância do uso de protetor solar, fator alto, porque o Sol leva a sério seu trabalho por lá. Não esqueça (como essa que vos escreve) o repelente, pois em Vassouras tem mosquito. Lá eles vendem repelente (o que me salvou), mas não conta com isso, é melhor ter o seu à mão. Leve água, o passeio é longo. Por fim, aproveite CADA SEGUNDO. É mágico!

>> O raphanomundo viajou a convite da Taguatur Turismo e Eventos.
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

9 Comentários

  1. Que lugar maravilhoso. Com essas imagens, como não ter vontade de conhecer, fiquei maravilhada mesmo. Apaixonante. Abraços e parabéns.

    Paula do Mochilinha Gaúcha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo, Paula. Muito lindo!

      Muito obrigada pela visita :)

      Excluir
  2. Rapha, com essa sua série de posts minha vontade de conhecer os lençóis só aumenta! O ruim é que minhas próximas férias são em maio e pelo que sei essa é uma péssima época... (Acho que é porque as lagoas estão secas) Li que a melhor época é em julho/agosto... Mas eu tou quase mexendo os pauzinhos aqui pra conseguir uma semaninha de férias em agosto, viu?

    Abraço,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidia, eu fui agora no começo de fevereiro e, realmente, não é a época das lagoas cheias, mas a paisagem é deslumbrante. Talvez, por já ter ido preparada para não encontrar as lagoas paradisíacas, não me decepcionei. Mas se você tiver como mexer esses pauzinhos vai ser tudo de bom! Tô louca para voltar nessa época.
      Que viagem maravilhosa!

      beijo :*

      Excluir
  3. Ei Rapha,

    Esse passeio do Rio Preguiças é realmente ótimo! Eu adorei todas as paradas. Como não encontrei água nos Pequenos Lençóis, me diverti fotografando os macacos. Em Mandacaru tomei uma caipirinha de caju deliciosa na barraca em frente ao píer.
    Lendo seu relato deu muita vontade de voltar! :)

    Beijos,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMEI o passeio, Lillian. Os pequenos lençóis estavam secos também, mas a paisagem ainda assim é fascinante.

      Já quero voltar logo pra lá :)

      Excluir
  4. Indescritível de tão lindos esses lugares! Estive com meu esposo em dez/13. Foi maravilhoso o passeio. Pequenos lençois mesmo sem as lagoas que se forma em meio às imensas dunas, a paisagem é de tirar o folego, com certeza voltaremos lá. Descer o rio formigas de bóia e no fim do passeio comer uma tapioca, não tem preço. E o passeio de voadeira também foi incrível, eu recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega a ser mágico de tão lindo, né Priscila? Viagem maravilhosa mesmo, recomendo a todos que conheçam esse paraíso!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem