Trending

NEWS | Chef Débora Shornik assina bufê de Réveillon 2017 na Amazônia

.: Matéria com informações da assessoria de imprensa:.


Que a gastronomia é um grande motivador na hora de escolher uma viagem, ninguém duvida. E quando a viagem é de fim de ano, nada melhor do que saborear a alta gastronomia enquanto curte o lazer. Especializada em viagens para a Amazônia, a Operadora Turismo Consciente lança o pacote Réveillon 2017 na Amazônia, com roteiro no Estado do Amazonas, incluindo Manaus e navegação pelo Rio Negro e o icônico arquipélago de Anavilhanas. Mas o grande diferencial é a proposta de destacar o potencial gastronômico da região amazônica tanto na alimentação a bordo quanto na festa de ano novo, cujo jantar especial será assinado pela chef Débora Shornik, famosa por comandar restaurantes especializados na cozinha mestiça, como ela mesma define.

A chef paulistana, que já passou pela cozinha do Arturito (da argentina Paola Carosella), decidiu ir viver na Amazônia, em 2012, para atuar no restaurante flutuante Flor do Luar, especializado em comida regional, na cidade de Novo Airão, região de Anavilhanas. Ali ela também se dedicou no restaurante do Hotel Mirante do Gavião, chamado Camu-Camu, em homenagem à fruta da região. Alguns anos depois, Débora voltou para São Paulo e abriu uma casa destinada aos sabores do Norte do Brasil: o charmoso Caxiri, espécie de bistrô, no bairro de Pinheiros.

Dedicada a mesclar ingredientes da Amazônia com toque contemporâneo e sofisticado, a chef já assinou o cardápio de outras viagens de réveillon da Turismo Consciente e, recentemente, passou a se dedicar também à filial do Caxiri em Manaus. Localizado em um casarão histórico no centro da cidade, ao lado do Teatro Amazonas, o restaurante tem a proposta de fortalecer o turismo local, incentivando e preservando as culturas da região. "A surpresa boa é que além de atrair muitos turistas, os manauaras estão se interessando e frequentando o restaurante", celebra Débora Shornik, que sempre trabalha em parceria com produtores locais.

Para a festa de réveillon, Débora explica que vai prestigiar os ingredientes de época, cultivados por produtores da região do Rio Negro (das comunidades perto de Manaus). "Quero trabalhar com o tucumã (espécie de coquinho, com uma carne alaranjada, usado para acompanhar peixes da região), a piranha (para fazer caldo), a banana Pacovan (para assar), a farinha Uarani (da mandioca, uma espécie da farinha D`Água mais fininha), a macaxeira (cozida, usada no preparo dos pratos), o Jambu (erva típica da região, usada para fazer molhos), a castanha do Brasil, entre outros", conta a chef, que já adiantou que vai preparar os tradicionais pratos de ceia de fim de ano com toque amazônico.

A linha de Débora será a mesma que adota em seus restaurantes: usar ingredientes locais, com técnicas e experiências que coleciona em sua trajetória como cozinheira em vários países e outras partes do Brasil. "Vou mesclar esses frutos sazonais com os peixes da região, me inspirando no conhecimento que adquiri com várias culturas internacionais e regionais. Não é uma comida amazonense, é uma comida mestiça, onde eu misturo muitas coisas", explica Débora Shornik, que trabalha em restaurantes há 15 anos (dos quais 12 são na cozinha).

O cardápio do Réveillon 2017 da Turismo Consciente contará com iguarias como lentilha no tucupi, peixes como tambaqui, tucunaré, pirarucu e aruanã na brasa, cremes e sorvetes de açaí e frutas da região, temperos como o puxuri (espécie de noz moscada mentolada) e cumaru (considerada a baunilha da Amazônia), entre outros. "Desde a primeira edição de nossas viagens com festas de réveillon temos um chef de cozinha exclusivo para preparar a ceia. O resultado é um deleite para os nossos clientes, que já nos procuram perguntando quem será o chef da próxima viagem. Como a Amazônia é riquíssima em ingredientes, é uma oportunidade de saborear uma gastronomia pra lá de especial, com tudo incluído, inclusive bebidas", conta Maria Teresa Junqueira Meinberg, proprietária da Turismo Consciente.

O roteiro Réveillon 2017 na Amazônia terá duração de sete dias, começando no dia 28 de dezembro na cidade de Manaus e seguirá em navegação a bordo de barcos exclusivos e confortáveis pelas águas do Rio Negro, oferecendo aos clientes um cenário constante de natureza deslumbrante. Até o dia 03 de janeiro, todas as refeições e bebidas estão incluídas no roteiro. O pacote inclui aéreo saindo de São Paulo.

Valor por adulto em Cabine Dupla: R$ 4.888,00 – Para Cabine Single (individual), acréscimo de 50%. Formas de pagamento: Setembro e Outubro – 30% de entrada via depósito + 3 parcelas fixas no cartão (master ou visa) sem juros | Novembro: 40% de entrada via depósito + 2 parcelas fixas no cartão (master ou visa) sem juros.

Mais informações: www.turismoconsciente.com.br

>> Texto e fotos: Divulgação


Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem