Trending

Stadtbibliothek Stuttgart | A biblioteca mais bonita que você ainda não viu

Um impressionante cubo branco de 9 andares em plena Mailänder Platz é um deleite para os fãs de arquitetura e design em geral, mas também é o símbolo de um novo centro cultural e intelectual. O prédio da Stadtbibliothek Stuttgart é daquelas construções que trazem uma paz ao pensamento, não só por lançar mão apenas do branco, cinza e azul em sua paleta de cores, mas pelo uso impecável da simetria. 

O impressionante interior da Stadtbibliothek Stuttgart
O projeto vencedor de um concurso em 1999 só veio ganhar vida em 2011, quando a biblioteca pública de Stuttgart deixou o sisudo prédio Wilhelmspalais para trás e ocupou as dependências do moderno prédio no que, aos poucos, vem se tornando o novo centro da capital de Baden Württemberg.

     

O interior do cubo, onde seria o “coração” da biblioteca, existe uma pequena fonte de onde, de forma constante, brota água. Ali, cercado de silêncio e tranquilidade, está essencialmente o espírito meditativo da biblioteca pública de Stuttgart. Podendo ser acessada pelos quatro lados do cubo, o acesso aos andares se dá através de elevadores, no entanto escadas na fachada interna ligam os pisos de forma fluida. 


Stuttgart vista do alto da Stadtbibliothek - ao fundo a Fernsehturm, antena de tv símbolo da cidade

No 8º andar está o Café LesBar, aberto de segunda a sábado, das 10h às 18h, com uma seleção de cafés, bolos, tortas e alguns lanches simples, para aqueles que querem fazer uma pausa entre uma leitura e outra. A partir do café é possível acessar o último andar do prédio, que vira um mirante de onde podemos observar Stuttgart em 360 graus. Com o cair da noite o prédio fica todo iluminado com a cor azul, uma verdadeira obra-prima, seja para os amantes da arquitetura, da leitura, do design, ou só da cidade mesmo.

SERVIÇO
Stadtbibliothek Stuttgart
Onde? Mailänder Platz, 1
Quando? De Segunda a Sábado, das 9h às 21h | Terraço das 9h às 18h
U-bahn (metrô) U5, U6, U7, U12, U15 | Bus 44
SalvarSalvar
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

1 Comentários

  1. Sensacional essa biblioteca. Quem sabe um dia aqui no Brasil teremos o mesmo respeito e investimento por parte dos políticos em relação a bibliotecas e arquivos. Um abraço.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem