Trending

Lugares para comer Francesinha, Caldo Verde, Pastel de Nata e outras delícias no Porto, Portugal

Publicado em 18/04/2018 e Atualizado em 11/09/2023

Como eu disse aqui nesse outro post, nossa última viagem em 2017 foi um passeio de carro por Portugal, começando no Porto e terminando em Lisboa, mas esticando até o Algarve antes. Saindo da Alemanha, chega a ser um choque ver como dá pra comer bem e pagar um preço justo em Portugal. Fomos com toda sede (e fome) ao pote para provar a maior quantidade de sabores possível, afinal de contas, para mim, a cozinha portuguesa é uma das mais gostosas do mundo. Durante as nossas três noites na querida cidade do Porto deu para revisitar alguns sabores – para quem não sabe, essa não foi a nossa primeira vez na cidade do norte português –  e conhecer outros novos. Levamos onze anos para retornar à cidade e durante esse período, um reencontro foi muito aguardado: nós e a francesinha. Agora em 2023 tivemos a oportunidade de, mais uma vez, visitar O Porto e trazer aqui para o blog mais um punhado de dicas provadas e aprovadas de onde comer bem na segunda maior cidade de Portugal.

Vá ao Porto preparado para comer bem e de tudo, mas comece pela Francesinha

Caldo Verde e um imperial para acompanhar

Pastel de Natal ou de Belém, não importa como chamamos esse doce português maravilhoso

Onde comer bem no Porto

✅ Café Santiago | Buscamos referências para ir atrás da melhor Francesinha do Porto. Você não sabe o que a Francesinha? Eu explico. Francesinha é um sanduíche (mas poderia ser considerada uma instituição da cidade do Porto) bem incrementado, recheado com queijo, fiambre, carne, linguiça e salsicha. Mas não para por aí, esse pãozão vem servido com um molho especial, muito saboroso, guarnecido com batatas fritas e, se for do seu agrado, coroado com um ovo frito. Bom é apelido...  Poderia descrever minha relação com a Francesinha como paixão à primeira mordida. O tradicional Café Santiago – aberto em 1959 –, e recomendado por 8 entre 10 veículos especializados, não nos deixou dúvidas e foi a nossa primeira parada ao desembarcarmos no Porto. Chegamos já no fim da tarde e não havia muito movimento. O ambiente é simples, como uma lanchonete no Brasil, mas o atendimento foi muito cordial e solícito. No verão, dá pra sentar nas mesas do lado de fora. 

Uma das melhores Francesinhas do Porto e um fino gelado pra acompanhar

Rissois de Camarão e Bolinhos de Bacalhau fritos na hora no Café Santiago

A Francesinha é o carro-chefe do Café Santiago, mas o cardápio é vasto e conta com pratos do dia e o preço é camarada. Nem preciso dizer que o sanduíche é bem servido, né? E eles ainda vêm com um repeteco de molho quentinho pra ajudar a gente a finalizar o lanche. Melhor introdução à cozinha do Porto não há! 

Uma curiosidade: Bateu aquela sede e você quer tomar um chope em Portugal? Sabe como eles pedem a bebida por lá? O Chopp que vem na tulipa, o português chama de fino. Já o chope na caneca, de 500ml, eles chamam de imperial. Guarda essa dica que vai ser útil! 

✅  Lareira - Baixa | Outra dica que compartilho – essa veio através de uma seguidora querida que mora na cidade do Porto, que muito gentilmente, me disse onde ir e o que comer. Eu só obedeci. Fomos ao Lareira no começo da noite, que nos dias de junho, ainda tem luz do sol. Sentamos numa mesa ao ar livre, em frente ao Museu da Cidade do Porto. Para beber, fomos de Sangria Branca bem gelada e um Pernil com queijo da Serra. Como a casa trabalha com pratinhos de petisco, resolvemos pedir mais coisa do cardápio que não é tão grande. Em pouco tempo a nossa mesa virou uma festa, tinha Salada de Polvo e umas isquinhas de porco bem marinadas, além do potente sanduíche de pernil e a deliciosa bebida. Foi uma excelente dica! Saímos bem satisfeitos. Obrigada, Mayara 🙏

Salada de Polvo cai bem com um pãozinho

De dar água na boca: Sanduíche de Pernil com Queijo da Serra da Estrela no Lareira


Capa na Baixa | Vou ser sincera e logo dizer que chegamos ao Capa na Baixa porque sentimos fome fora de hora. Se, por causa do fuso, você não está familiarizado com os horários na Europa, é bem provável que vá sofrer até se adaptar. Como em Portugal a grande maioria dos restaurantes fecha depois do almoço, às 14 ou 15 horas, é bem possível que, se você sinta fome às 16 ou 17, terá que esperar até às 19, se quiser comer em um restaurante e evitar as redes de fast food. Para nossa sorte, achamos a Capa na Baixa, uma lanchonete de cardápio vasto que funciona a todo vapor, sem parar, das 11 às 2 da manhã. Atenção: Agora em 2023 descobri que eles adotaram o horário convencional, fechando às 15 horas e retomando às 18:30 horas, perdendo assim, o seu diferencial. Uma pena porque ele quebrou muito nosso galho nessa fome fora de hora. 

Tábua com vários embutido e pães para petiscar no Capa na Baixa, Porto

Pedimos uma Tábua de Enchidos – uma seleção de várias salsichas – e Mini Francesinhas para arrematar. Como a especialidade da casa é o sanduíche típico do norte português, e as porções são bem grandes, eles têm a opção mini do prato, que seria o equivalente à meia porção. A francesinha aqui me pareceu mais potente, com mais tempero e um pouco mais apimentada. Como as receitas variam de cozinheiro para cozinheiro, é quase impossível provar duas francesinhas iguais em lugares diferentes. Cada uma é uma experiência única. 

Taxca | Aqui nessa típica tasca portuguesa no centro do Porto, a gente foi para provar a Tripa à Moda do Porto e o Caldo Verde. Mas o cardápio de petiscos é extenso vai além, tem bacalhau em diferentes preparos, polvo, costelinha, arroz de pato, bem como sanduíches e sopas. A Tripa estava deliciosa, um tempero forte, marcante e que, definitivamente, cairia muito bem numa noite fria, assim como o Caldo Verde, que não deixava a desejar. Gostei bastante e agora quero voltar ao Porto novamente no inverno. Das três visitas que fiz à cidade, duas vezes foram em pleno verão europeu e uma no final do outono, começo do inverno, mas nessa época eu não me joguei nessas iguarias mais encorpadas, digamos assim. 

Para os dias frios: Tripa à moda do Porto na Tasca

✅ Manteigaria | A famosa fábrica de Pastéis de Nata de Lisboa abriu suas portas no Norte de Portugal em 13 de julho de 2017. Então, quando o sino tocar nas imediações do Mercado do Bolhão, no Porto, é sinal de que saiu mais uma fornada de deliciosos pastéis de nata quentinha. De fora já é possível ver os funcionários trabalhando no fabrico próprio desse famoso doce português. Como num balé, é bonito de ver a movimentação das pessoas colocando o recheio sobre a massa, abrindo o forno e retirando os pastéis dourados. Voltei nessa visita agora em junho e, obviamente, a cidade do Porto tem muitos endereços para se como um bom doce, mas esse, pra mim, continua sendo o melhor pastel de nata que já comi. Ele é extremamente bem feito, crocante e cremoso na medida certa, não sei explicar. Só provando. 

Pasteis de Nata fresquinhos na vitrine da Manteigaria

✅ Natas d'Ouro | E já que estamos no tema pasteis de nata, aqui vai mais uma dica que descobrimos nessa viagem em 2023. Eu queria comer um doce de sobremesa, mas a Manteigaria estava fechada, então procurei uma loja que vendesse o doce ícone português e estivesse aberta aquela hora da noite. A Natas d'Ouro estava quase fechando, mas ainda dava tempo de comprar para levar pra viagem. Chegando lá, para minha surpresa, essa casa especializada em pasteis de nata do Porto vendia não apenas o tradicional pastel, como também sabores inusitados. 

Sabores não convencionais: Pastel de Nata de Vinho do Porto e, meu preferido, de Bacalhau

Já imaginou um Pastel de Nata de Bacalhau? De Sardinha? De Frango? E de Alheiras? Calma, esses sabores causaram uma confusão no meu Instagram, mas não são doces com sabores exóticos. São pasteis salgados. Deliciosos. O pastel de nata de bacalhau me conquistou e quase desbancou o tradicional do meu pódio. Brincadeira. Mas ele é muito bom mesmo. Pra quem acha que é nada a ver essa história de pastel de nata salgado, a Natas d'Ouro vende sabores doces diferentes também, tem de Vinho do Porto, de Chocolate, de Limão, Laranja, Caipirinha... É, amigos, vão por mim: a última coisa que vocês vão querer provar lá é um pastel de nata tradicional.

Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem