Trending

São Luís - Centro Histórico


Sempre morri de vontade de conhecer o Maranhão, mas por motivos de força maior as viagens até lá nunca se concretizaram. O convite da Taguatur Turismo e Eventos, agência referência em São Luís, com 33 anos de tradição no ramo, foi uma grande surpresa. Contei as horas e, no final do mês passado, fiz as malas e parti para conhecer alguns dos pontos turísticos mais famosos do estado.

Meu primeiro passeio em São Luís não poderia ser diferente. Acompanhada de um guia muitíssimo bem preparado e igualmente simpático, o Leônidas, passei boas horas descobrindo e sendo apresentada a esse conjunto arquitetônico impressionante. Já é sabido que os centros históricos do nosso país não são dos mais bem cuidados. Nascida no Recife, aprendi desde pequena a enxergar a beleza e a história que estão por trás dos prédios aparentemente abandonados. 

Azulejos por toda parte


O centro de São Luís já conta com uma parte restaurada, limpa, fiação embutida, iluminação impecável e é um belíssimo panorama de como ficará quando tudo vier a ser completamente revitalizado. Enquanto esse dia não chega a gente se divide entre conhecer o antes e o depois dessa área especial da cidade.

O meu roteiro começou pelo imponente Palácio dos Leões – onde funciona a sede do governo maranhense – de onde nós temos uma vista privilegiada para a Baía de São Marcos, que nos proporciona uma paisagem diferente a cada 6 horas, de acordo com a maré. Depois passei pelo Palácio La Ravardière, onde funciona a prefeitura. Segui até a Catedral de São Luís, também conhecida como Catedral de Nossa Senhora da Vitória, passei pelo Largo do Carmo, Teatro Arthur Azevedo (que infelizmente estava fechado para visitas). De lá, fui até a Fonte do Ribeirão, que se encontra na parte não revitalizada da cidade, mas está toda bonitinha, pintada e conservada. Tive a oportunidade de entrar e subir até o último andar de um dos sobrados e  apreciar a vista dos telhados de São Luís.  Me senti em Portugal, numa tarde gostosa de verão.  


O imponente Palácio dos Leões, sede do governo

Vista da Baía de São Marcos

Catedral de São Luís

Altar principal da Catedral de Nossa Senhora da Vitória - Catedral de São Luís

Casarões antigos

Fachada do Teatro Arthur Azevedo

Vi escadarias, a cidade alta, a cidade baixa. Passei por casarões onde moraram grandes nomes da nossa história. Por fim, como toda boa visita, passamos no Mercado Municipal e na Rua Portugal, dois bons lugares para beliscar uma comidinha típica ou até mesmo fazer as primeiras compras de artesanato e souvenires.

Azulejos franceses bem conservados no interior de um sobrado onde hoje funciona uma pousada

Os telhados de São Luís - vista do último andar de um dos sobrados do Centro Histórico

A revitalizada Fonte do Ribeirão e suas bicas

Detalhes pelo meio do caminho

Marcas do tempo

Ladeiras que guardam histórias fascinantes

Busque as sinalizações e mergulhe ainda mais na história de São Luís

Belíssima fachada repleta de azulejos portugueses
As escadarias e o cair da noite no Centro Histórico de São Luís

A noite foi caindo e o charme ficou por conta das luminárias espalhadas pelas cidade. Como tochas de fogo, elas iluminam as ruas e os casarões do Centro Histórico. Um belo prenúncio de que a noite também deve ser maravilhosa por lá...

#ficadica - Faça o passeio no fim da tarde, mas não se engane, o sol não dá trégua! Capriche no protetor solar e leve água, pois a caminhada é das boas!

>> O raphanomundo viajou a convite da Taguatur Turismo e Eventos.  

Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

4 Comentários

  1. São Luís, uma bela cidade de muitas histórias, de muita cor e tradições. Adorei as fotos Rapha! Planejo conhecer melhor essa cidade e tbm os Lenções Maranhenses. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero voltar e conhecer melhor, Ana. Mas, com o que já vi, fiquei encantada. É realmente uma região muito especial!

      Excluir
  2. Lívia Freire14/02/2013, 14:20

    Amei Rapha !
    Mais um lugar que quero ir :))
    Sou apaixonada por arquitetura com amor e azulejos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liu, então você vai AMAR São Luís! Esse passeio é uma delícia, cheio de história. Um encanto!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem