Depois das passagens compradas, chegou a hora de buscar um hotel com boa localização e bom preço. Numa pesquisa prévia vi que os bons lugares para ficar hospedado em Bogotá são as Zonas Rosa e T onde ficam os restaurantes, bares, shoppings mais legais da cidade. Com a ajuda do booking.com escolher hotel foi facílimo, pois já sabíamos em qual área buscar e quanto estávamos dispostos a pagar. O Hotel Excelsior fica em uma rua tranquila, mas muito perto do agito, do Centro Comercial Andino, da filial do famoso restaurante Andrés Carne de Res e de outro centro comercial, o Atlantis. No valor da diária ainda estavam inclusos internet wi-fi nos quartos e café da manhã. Uma beleza!



Na noite antes da nossa chegada confirmamos a reserva e estava tudo certo. Fomos recebidos por funcionários MUITO gentis e animados mesmo, sempre nos tratando com: "muy buenas noches, muy buenos dias, como le van? con gusto, con mucho gusto" que logo fizeram o nosso check-in, subiram os 3 lances de escada (sim, não tem elevador e com a altitude da cidade essa subida cansa, mas logo você acostuma) com as nossas malas e nos apresentou o grande quarto. 

Tudo muito limpo, espaçoso e organizado, do jeito que a gente gosta. O quarto ainda conta com uma sala/cozinha, mas não utilizamos. A cama é um pouco dura, mas depois de um dia de caminhada nem se nota. Várias camadas de cobertores e outros extras no guarda-roupa nos protegeram do frio que fazia na cidade, a temperatura de Bogotá tem uma média de 14ºC no ano e no hotel, pelo menos não no nosso quarto, havia aquecedor. O banheiro é espaçoso, tem água quente, toalhas limpinhas e um kit de amenities simples, porém, a foto não ficou muito boa, ou seja, sem fotos do banheiro!



O café da manhã é simples, mas muito bom. Servido à mesa, ele é composto por suco de fruta, frutas, pães, manteiga, ovos mexidos com tomate e cebola ou simples, café, leite e chocolate quente. Bom para dar aquela força para as caminhadas e passeios do dia que está por vir. A garçonete responsável pelo serviço é tão simpática quanto os demais funcionários e o ambiente do café da manhã é uma delícia. Um ótimo começo de dia!

Não sei se foi azar nosso ou falta de preparo do hotel, mas na recepção eles não tinham um único mapa da cidade, nem mapa do transporte e nenhuma informação turística, para mim isso é falha grave. Sorte nossa que somos preparados e eu tinha impresso 3 mapas: um do hotel e redondezas e 2 do centro. Foi o que salvou! Viajantes gabaritados que somos, nada é empecilho na nossa estrada.

Feito o balanço, fica a dica o Hotel Excelsior pra quem quer um certo conforto, não tem frescura e não quer gastar uma grana alta em hospedagem. A diária fica em torno de 100 dólares, mas eles preferem que você faça o pagamento em pesos colombianos, caso contrário eles fazem uma cotação muito baixa do dólar (cerca de 1.600 pesos).