Trending

Salvador: Mercado Modelo


Não poderia escolher data melhor para falar de Salvador do que hoje, dia 02 de fevereiro, dia da Rainha do Mar - Iemanjá. Dia em que a Bahia está em festa!

Na nossa viagem de fim de ano, a bordo do Costa Pacífica (logo mais vocês verão uma série de posts bem bacana sobre esse gigante do mar), o roteiro incluía uma parada providencial em Salvador. Todo mundo já conhecia a cidade, menos o marido. Então, resolvemos desembarcar e dar uma volta pelos arredores do porto da capital baiana. Depois de 10 minutos de caminhada chegamos no icônico Mercado Modelo, que é vizinho do não menos conhecido Elevador Lacerda, todos de frente para a baía de Todos os Santos. Nessa parte da cidade já dá para ter uma boa noção dos cartões postais baianos. Na verdade, se você chega de navio e tem poucas horas na cidade, não adianta querer fazer uma maratona e tentar conhecer tudo de uma vez porque não dá, esse é outro tipo de turismo. 




Cientes disso, fomos explorar o Mercado Modelo e conseguir informações sobre o Salvador Bus (post a seguir). Como muitos de vocês devem saber, mercados são meu fraco, né? Então passo horas de box em box vendo os artesanatos, as peculiaridades… No mercado baiano as 260 lojas se dividem entre artesanato, culinária, moda e decoração. Uma banca de acarajé espalha aquele aroma de dendê, o calor gostoso e a brisa morninha - típica das cidades litorâneas do NE - não deixam dúvida: estamos na Bahia.










Nos fundos do mercado, há uma área coberta onde a roda de capoeira reúne observadores curiosos e entusiastas do jogo e da música. Você pode sentar ali mesmo e se refrescar com uma água de coco gelada ou uma cervejinha.
O interior do mercado faz bonito. São dois pisos limpos e organizados. Tem facilidades como banheiro, caixa 24 horas, agência dos correios, informações turísticas e dois restaurantes no piso superior com vista para a baía - o Camafeu de Oxóssi e o Maria de São Pedro.
E claro, se você entrar no clima, dificilmente passará pelo mercado sem levar nada.



Seja de navio, carro ou avião, quando for a Salvador, o Mercado Modelo  é parada obrigatória!

Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem