Trending

Zoo Pomerode

Aproveitando o dia livre em Pomerode, entre uma noitada da Oktoberfest e outra, nos restou explorar um pouco mais dessa cidade que já havia ganhado nosso coração desde o primeiro encontro. Sorte nossa o Zoo Pomerode, considerado um dos melhores do Brasil, está a poucos metros do Hostel Dina, nossa hospedagem na ocasião, portanto tiramos  duas horas da nossa manhã para dedicar ao passeio. Já falei aqui algumas vezes que, com o passar do tempo, começamos a ficar mais seletivos com atrativos de viagem que envolvam animais, simplesmente não apoiamos a ideia de cativeiro e exploração. No entanto, ao chegar na entrada do zoológico naquela sexta-feira nos deparamos com filas e mais filas de crianças que estavam em seu dia de passeio escolar. Vindas das cidades vizinhas – do interior do estado –, todas se mostravam muito empolgadas, imaginei que, para elas, aquele dia era mais do que especial, afinal de contas encontrariam pela frente, quase sem barreiras, bichos que até então só tinham visto nos livros e através de telas.






O Zoo Pomerode, terceiro mais antigo do país e o mais antigo de Santa Catarina, cumpre o que promete: apresenta ao público visitante cerca de 290 espécies de animais – algo em torno de 1.400 animais – algumas delas com risco de extinção da natureza. Em um ambiente tranquilo e limpo, bem integrado à mata que circunda a propriedade, desde 2002 desenvolve e mantém um projeto de proteção ambiental apresentado às crianças, tentando assim conscientizar novas gerações de que os problemas ambientais são resultado de uma relação desequilibrada entre homem e natureza. Inaugurado em 1932, por décadas foi o único zoo da região do país, despertando a curiosidade de visitantes de todas as idades. Hoje, mesmo com muitas outras opções, o zoológico é visitado por cerca de 92% das pessoas que passam por Pomerode.






Gostamos muito da visita, pela proximidade com os bichos o Zoo Pomerode muito me lembrou dois outros excelentes zoológicos que visitamos na Alemanha: o de Stuttgart e o de Berlim. É emocionante poder visitar o viveiro dos pássaros, onde podemos entrar e nos aproximar dos bichos, sobretudo dos tucanos, um dos animais mais incríveis da natureza, sem sombra de dúvidas. Mas o ponto alto da visita, indiscutivelmente, foi poder ver de perto a alegria e euforia dos pequenos que, a cada passo, experienciavam um mundo de descobertas. Foi muito feliz poder testemunhar, ainda que dentro de um zoológico, a imaginação de crianças ganhar vida, cor, cheiro e som. Certamente, deu para tirar da cabeça a culpa em visitar um zoo e colocar no rosto um sorriso. Ou melhor, vários.







SERVIÇO
Onde: Rua Hermann Weege, 180 – Pomerode - SC
Preço: Adulto R$ 24,00 – Infantil R$ 12,00
Quando: Diariamente das 8:00 às 18:00 – Horário de Verão, das  8:00 às 19:00



Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem