Trending

Música | Onde comprar vinil em Paris

Já falei no post do nosso hotel boutique em Paris que o bairro onde ele fica - Charonne, no 11º arrondissement -, é bem movimentado, jovem, cheio de bares, cafés e restaurantes novos, alguns até ostentando estrelas Michelin, como é o caso do Septime. O que eu não havia falado ainda é que meio sem querer, a caminho do metrô, na rua Faidherbe, nos deparamos com a fachada da Le Silence de la Rue, uma loja de vinis daquelas bem tradicionais, abarrotada de discos e cd’s, com corredores pequenos, acervo vasto, o tipo de loja que faz quem gosta de música perder a noção do tempo. 

Música boa que faz a gente perder a noção do tempo

A fachada da loja de vinis em Paris que chamou a nossa atenção
Não pudemos demorar (e pesquisar) o quanto gostaríamos, pois o nosso dia estava só no começo, mas de cara deu pra ver que a loja segue a linha eclética em termos de gênero musical, vimos um pouco de tudo: Rock, pop, reggae, rap, metal... Procurei e perguntei por Massive Attack ou Morcheeba e infelizmente ele não tinha, senão teria comprado na hora. Além de discos novos, também havia material de segunda mão com preço camarada. A loja ainda conta com uns pontos com fones para os clientes ouvirem os discos e fazerem compras acertadas. Um verdadeiro templo para quem gosta de música. Numa pesquisa pós visita descobri que a loja existe desde 1989, relíquia. Vale a visita! 

Le Silence de la rue, em 2017,  mas poderia se chamar máquina do tempo
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Um pequeno adendo: Fã irremediável de música e dona orgulhosa de uma vitrola, ultimamente tenho entrado em várias lojas de vinis pelas minhas andanças aqui na Europa a fim de aumentar o meu (nem tão) magro acervo. Tenho notado, porém, alguns donos um pouco ressabiados quando aparentemente um “turista” visita o seu estabelecimento. Eles olham de canto de olho, alguns até fazem questão de deixar claro que a loja “não é um museu” e portanto, fotos estão proibidas. Entendo que o mercado de vinis até pouco tempo atrás andava minguado, mas o fato é que por modismo ou não, eles estão de volta – para alguns eles nem foram. E possivelmente não sumirão. Vamos combinar que não há nada mais legal para quem gosta mesmo de música poder descobrir novos sons, prestigiar lojas independentes e a economia local. Então, fica o recado para os lojistas dos vinis: Turistas ou não, somos todos clientes em potencial e compartilhamos o mesmo amor pela música. 

SERVIÇO

Le Silence de la Rue
Onde? 39 Rue Faidherbe, Paris | Metrô Charonne ou Faidherbe-Chaligny
Quando? De segunda a sábado, das 11:00  às 19:30



Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem no Booking.com

Compare os melhores preços e contrate seu Seguro Viagem
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. Gratidão por estas informações!!! Muito grato e feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Cafe Netto. Seja sempre bem-vindo!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem