Trending

Urban Nation | Museu de Street Art em Berlin


Aproveitamos nosso retorno rapidíssimo a Berlin para conhecer uma das últimas sensações da cidade, o Urban Nation, museu para arte urbana contemporânea. A gente sabe que Berlin é uma galeria de arte a céu aberto, mas o Urban Nation é o ponto de intersecção que conecta Berlin, artistas, cidadãos e a arte. Ali estão expostos trabalhos do mundo inteiro, muitos deles do Brasil, além de nomes de peso da arte urbana contemporânea, como Banksy, Cranio, INTI, Jana & Js, Panmela Castro, entre outros.

Berlin tem um museu para a Street Art e o Brasil está representado com vários nomes, como Cranio

A direita, um trabalho do icônico Banksy

Siamesas em constelação, da artista brasileira feminista Panmela Castro

Através da arte urbana histórias com os temas mais profundos são contadas, lançando mão da criatividade, os interventores aproximam a arte das pessoas, peças que são vitais no cenários dos grandes centros urbanos. Segundo a Obvious Magazine: “considera-se a arte urbana uma arte livre, sendo a expressão máxima da sociedade e do ser cidadão.”. Em tempos em que a arte é contestada, obras são destruídas/apagadas, muros ainda seguem sendo levantados e a voz do povo abafada, o Urban Nation é um espaço necessário para que se mantenha vivo o papel questionador da arte de rua.


Pintura do sensacional artista chileno INTI
     

Em tempo, vale andar por Schöneberg, nos arredores do museu, para achar muitas outras intervenções. Como o bairro foi nossa casa por um mês em 2011, foi bem legal voltar e ver a transformação e cores que as suas ruas ganharam. O Urban Nation não poderia estar em um lugar melhor.

Tem mais arte de rua espalhada nas cercanias do Urban Nation em Berlin

SERVIÇO
Urban Nation Museum for Urban Contemporary Art
Onde? Bülowstraße 7
Quando? De terça a domingo, das 10 às 18
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem