Trending

Deutsches Museum em Munique


Você desiste de negar que a sua família é nerd quando, ao invés de ficar tomando cerveja ou fazendo compras, prefere passar o dia dentro do Deutsches Museum, ou Museu Alemão, em Munique. As pessoas podem até não realizar, mas em termos de ciência e tecnologia, a Alemanha manda muito bem. E muitos cientistas, inventores e inventos são alemães. Talvez esta seja uma razão para o Deutsches Museum ser um dos mais, senão o mais importante museu do seu tipo no mundo.

O grandioso prédio que abriga o museu em Munique fica numa ilha no rio Isar – Museumsinsel –, ainda na região central da cidade. Não é difícil encontrá-lo, tanto pelo seu tamanho quanto pelo fluxo de pessoas que vão ao seu encontro. O acervo do museu, que completará 110 anos de existência em 2013, contém milhares de objetos, de muito pequenos a gigantescos, espalhados pelos seus 8 níveis (do subsolo ao 6° andar) e, de acordo com o nosso mapa, inacreditáveis 55 ramos diferentes, que abrangem quase tudo que você possa imaginar.

Vários tipos de canoas e outras embarcações em tamanho real


Detalhe de uma embarcação portuguesa

Numa andada aleatória pelo museu, você encontra tecnologia naval, aeroespacial, matemática, física, música, computação, eletrônica e quanto mais se anda, mais coisas novas surgem.


Para os adoradores da aviação: um prato cheio!

Por dentro 

Balões...

E mais balões

Em tamanho natural

Além deste prédio na ilha, o Deutsches Museum possui mais 3 espaços na Alemanha, um em Bonn e mais dois nos arredores de Munique: o museu dos transportes em Theresienhöhe e para amantes da aviação um acervo no aeródromo de Schleißheim.


Música

Pêndulo de Foucault

É bem verdade que o museu e a forma de interagir com o acervo (ainda) não são propriamente hi-tech – como alguns podem esperar que seja –,  mas para os que gostam e têm aptidão, é um passeio dos sonhos. Para as crianças, é uma forma de fazê-las ter um contato significativo com a ciência, um excelente estímulo. A opinião da família foi unânime: imperdível!

SERVIÇO

Onde? Museumsinsel 1 - Munique
Quando? Diariamente das 9:00 às 17:00
Quanto? Entrada padrão €8.50 - para outras opções ver site - não aceita cartão de crédito.
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. Oi, Rapha. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem