Política

Política do Raphanomundo

Como muitos de vocês sabem, o Raphanomundo foi criado em  2010, de forma despretensiosa, com o intuito de compartilhar com amigos e familiares o meu dia-a-dia na Alemanha, país onde eu viveria por alguns meses (e onde vivo desde julho de 2016). De volta ao Brasil, a vontade de continuar escrevendo persistiu e segui compartilhando pequenas viagens, dicas de lugares especiais e o que mais me desse vontade.

Com o aumento do conteúdo, mais gente também passou a ler. Eu já não escrevia só para os meus amigos e parentes. Dia após dia, fomos estabelecendo – os leitores e eu –, um relacionamento com base na confiança e transparência. Em pouco menos de um ano algumas empresas começarem a ver o Raphanomundo como um bom canal para divulgar seus produtos/serviços. Então, com o aumento dessa procura, acho que se tornou necessário compartilhar também a forma como trabalho e sempre trabalhei. A saber:

  • Presstrips / Famtrips / Famtours – Essas três palavras significam a mesma coisa: uma assessoria/empresa convida o jornalista/blogueiro para que ele viaje e conheça (e se familiarize) com os serviços/produtos que eles oferecem.
Como eu trabalho: Sempre, no início da série de matérias, deixo claro que aquela viagem partiu de um convite e quem fez esse convite. E, ao final de cada texto, fecho o trabalho citando, mais uma vez, que viajei a convite da empresa/órgão em questão. Todas as empresas com as quais fechei parceria nesse sentido, até hoje, me deram total liberdade editorial para passar aos leitores todas as minhas experiências, sendo elas boas ou ruins. Isso é fundamental para mantermos a relação de confiança estabelecida lá no começo, em 2010.

  • Publieditorial / Texto pago – Textos de publicidade escritos para anunciar/divulgar uma empresa/serviço mediante compra de espaço. 
Como eu trabalho: Faço poucos trabalhos desse tipo, pois ultimamente a procura por parceria vem atrelada ao pedido de não sinalização do texto como publicitário. Condição essa inaceitável por minha parte – além de ser crime. Trabalho somente com textos escritos por mim sobre produtos/serviços que conheço e acredito. Portanto, vocês sempre encontrarão publicidades devidamente sinalizadas no texto. Do contrário, é só elogio mesmo.

Adendo: Não trabalho, sob nenhuma condição, com links patrocinados (aqueles onde a empresa paga para que o link do seu cliente seja camuflado em um texto de sua autoria ou não).

  • Programa de Afiliados – Marketing online desenvolvido por empresas para que sites cadastrados virem canais de divulgação dos seus serviços/produtos.
Como eu trabalho: O Raphanomundo tem parceria desse tipo com quatro empresas: Mondial Assistance, Booking.com, Skyscanner, RailEurope e RentCars. Nos quatro casos, quando você leitor efetua uma compra através de banners/links deste canal, eu ganho uma porcentagem em cima dessa venda, sem pagar nada a mais por isso. No entanto, só as recomendo porque já usei os serviços e fiquei satisfeita.

Nas redes sociais do Raphanomundo (facebook e twitter), também trabalho com transparência. No instagram, apesar de ser pessoal, compartilho minhas fotos por lá. Então, o uso das hashtags #presstrip e/ou #ad nessas redes sociais caracteriza quando as fotos postadas são oriundas de viagens a convite/patrocinada/cortesia. Simples assim.

É isso, depois de estabelecidos esses parâmetros, espero que nossa relação de confiança só se fortaleça. Pois meu propósito aqui é inspirar vocês, para que juntos, a gente viva a vida ao máximo!


Boas viagens!

google plus

twitter