Trending

Alemão, e agora?

Para não rolar uma Regina Duarte vibrations, e eu admitir que tenho medo do que vem pela frente, estou dando uma olhada em tudo o que se refere à Alemanha. Claro, que boa parte dessa motivação vem do marido, que ta na fase mais germânica da sua vida. Vemos da DW-tv, ele tenta me ensinar o básico do idioma, pesquiso tudo o que posso em sites e guias. Mesmo assim, sei que quando chegar lá será tudo COMPLETAMENTE diferente. Sendo sincera, nunca tive curiosidade em conhecer a Alemanha, a prova é que quando viajamos a Europa em 2007, o país não entrou no nosso roteiro. Todos sabem que meu coração bate forte pela França, mas estou disposta a dar a devida atenção ao que me aguarda.

Pelo que venho lendo na Internet, Stuttgart (ou Estugarda, para quem encontra-se em Portugal) é a maior cidade do estado de Baden-Württemberg e, em 2004, tinha por volta de 600 mil habitantes. 

Nessa cidade, no ano de 1886, foi desenvolvido o primeiro automóvel de quatro rodas do mundo. As sedes da Porsche e da Mercedes Benz estão na cidade, que abriga também, museus famosos das duas montadoras automotivas. Segundo meu marido, que já esteve lá, é uma cidade pequena, porém legal - como muitas cidades da Europa. Acredito que vive-se bem por lá!

Definitivamente, poderei escrever melhor sobre a cidade semana que vem, e assim, atualizarei esse post com informações e impressões mais corretas.

Enquanto isso, sigo tentando aprender umas frases básicas para me virar por lá enquanto minhas aulas não começam e quando o marido não estiver por perto.

  • Obrigada = Danke (dân-que)
  • Não, obrigada = Nein, danke (náin, dân-que)
  • Por favor = Bitte (bi-te)
  • Desculpe = Entschuldigung (ênt-chúl-di-gung)
  • Quanto custa? = Was kostet das? (vás cós-tet dás)
  • O que é isso? = Was ist das? (vás ist dás)
  • Pode me ajudar? = Können Sie mir helfen? (quê-nen zí mía hél-fen)
  • Eu não entendo = Ich verstehe nicht (ish fêr-shtê-ê nisht)
  • O senhor fala inglês / francês? = Sprechen Sie Englisch/Französisch? (shpré-hen zi ên-glich/frân-tsoê-zich)
  • Não falo alemão = Ich spreche kein deutsch (ish shpré-che cáin dóitch)
Fácil, não?
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. Honey R... tu vai se dar superbem. E eu vou te visitar!
    Beijo,
    das Charme

    ResponderExcluir
  2. Eu aprenderia so aquela ultima mesmo e taria tudo resolvido! Hahaha!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem