Trending

Minha primeira vez na Europa: O Porto

No dia 27 de julho fez 3 anos que fui pela primeira vez à Europa. Meu marido, que na época ainda era namorado, foi estudar na Universidade do Porto e me deu a oportunidade que faltava para eu começar a programar minha primeira grande viagem. Foram meses divida entre trabalho, planejamentos, horas e horas de internet e inúmeros roteiros. Eu tinha 30 dias de férias e queria conhecer um milhão de lugares. Impossível. Mas, com muito sacrifício, conseguimos fechar um mini tour para o verão europeu: Porto / Madri / Barcelona / Paris / Milão / Florença / Veneza / Nice / Marseille / Porto. Um bom começo para uma primeira vez.

Meu primeiro contato em solo internacional foi com a inesquecível cidade d'O Porto, em Portugal. A cidade é maravilhosa e até parece um pouco com Recife, acho que pelas pontes e rios e por ter uma parte histórica bem preservada, não que a daqui seja tão bem preservada assim. Enfim, do aeroporto ao metrô é tudo muito novo. A cidade como um todo é bem antiga, mas tudo quanto é transporte público é novo, ou pelo menos era, em 2007.

Come-se e bebe-se muito bem e barato por lá, muito bacalhau (uma das minhas comidas preferidas) a preço de banana. Caldo verde, prato típico da culinária portuguesa, é coisa comum de se encontrar. Ainda tem uma espécie de sanduíche (que lá responde por sandes) carinhosamente chamado de Francesinha. A danada da francesa leva: pão, ovo, presunto, queijo, carne, chouriço, coberto por um molho bem gostoso e muita batata frita. Tudo isso acompanhado de uma Sagres bem gelada. O famoso vinho do Porto não é feito no Porto e sim no distrito de Vila Nova de Gaia, onde se situam as caves.


Infelizmente, naquela época eu não tinha blog, então, eu não focava tanto nas fotos mais profissionais. As que tenho são as mais turistonas possíveis, mas só com essas (que eu consegui salvar) já dá pra se ter uma ideia de como a cidade enche a vista. É uma delícia de lugar! Tranquila e o seu povo muito simpático, me senti em casa. Tenho muita vontade de voltar lá um dia e conhecer um pouco mais desse país maravilhoso! Visitem Portugal, vocês não se arrependerão.

De vez em quando soltarei por aqui um registro dessa minha primeira aventura pelo mundo, ok?



Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. Eu nunca dei muita bola, confesso, mas de um tempos pra cá, por motivos diversos, eu venho colocando Portugal cada vez mais no topo dos lugares em que um dia quero conhecer. Não sei, as imagens que vejo, belíssimas, e o climão das cidades portuárias.. as ruas "estreitas", os bares que lotam as ruas a noite... Enfim, quero visitar.

    Contribui para isso também o fato de eu ser fã de bandas portuguesas. Pena que a maioria nem existe mais, como Toranja e Madredeus (mas ainda tem a Teresa Salgueiro solo).

    ResponderExcluir
  2. As bandas são bem da "era" los hermanos, né? Escutei pouco, confesso. Só conheci O Porto, mas já fiquei encantada e pelo que ouço falar Lisboa também é uma maravilha. Visite e me conte como foi!
    :*

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem