Trending

Gramado: A cidade

Desde antes de partimos de São Paulo já havíamos combinado que essa viagem seria mais para descanso do que qualquer outra coisa. Eu já tinha alertado o marido de que Gramado sem crianças é algo mais light (leia-se: alguns passeios e muita comida). Como chegamos à noite, esperamos a manhã seguinte para dar um passeio geral na cidade. Com a luz do dia ficou bem mais fácil de me situar e lembrar dos caminhos, o que não é difícil, pois Gramado tem 3 ruas principais e algumas transversais movimentadas. Moleza. Demos uma volta pela Borges de Medeiros, avenida principal, onde fica a Igreja São Pedro, a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais (onde acontece o Festival de Cinema de Gramado) e a maioria das lojas. 
Foi um encanto ver que a cidade continuava do mesmo jeito: bonita, limpa e segura. O marido estava de queixo caído, pois não imaginava que encontraria uma cidadezinha tão bacana assim e, por mais que eu tivesse dito que era muito legal, ele não levou muito a sério. Discípulo de São Tomé o garoto, só acredita vendo! 


Igreja São Pedro

fachada do Palácio dos Festivais

divulgação da Festa da Colônia na Rua Coberta

a charmosa Rua Coberta

ponto de informações turísticas

relógio que fica em frente à loja de kukos

Depois dessa rápida geral nós resolvemos pegar a jardineira que faz um passeio de quase duas horas de duração e mostra toda a cidade. Eu também já havia feito esse passeio, mas não custou nada fazer novamente. Fomos na agência, compramos os tickets para a próxima saída e aguardamos. O motorista da jardineira, que é super cordial, é quem vai contando a história da cidade e dos pontos turísticos pelos quais passamos. O passeio tem duas paradas estratégicas para fotos: no pórtico da cidade e no lago negro. Quem vai com tempo de sobra deve fazer esse passeio para se situar e voltar aos lugares que mais gostou. Por exemplo, se tivéssemos muito tempo teríamos voltado ao lago negro, que é lindo. Ah, o passeio custa R$ 16,00 por pessoa. 


pórtico da cidade de Gramado

o Lago Negro

Praça das Bandeiras

Hortênsia, flor símbolo da cidade

outra opção de city tour, mais rústica, digamos


Gramado ainda tem outros pontos interessantes para serem visitados como o Mini Mundo e a Aldeia do Papai Noel. Em 2005 visitei os dois, mas dessa vez topamos passar esses dois parques. Porém, para quem vai com crianças são passeios obrigatórios! O clima dessa minha segunda vez em nada se pareceu com o da primeira. Fui em junho, começo de inverno, mas para a pernambucana aqui  parecia que eu estava no Alasca. Já agora, em março, os dias eram agradáveis (por vezes quentes) e as noites, amenas. Com sorte pegamos dias lindos de céu aberto e poucas nuvens. Foi muito bom poder rever esse pedacinho da Europa no Brasil. Que se mantenha assim!
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

17 Comentários

  1. Adoro Gramado!!!
    Passeio de final de semana para os porto-alegrenses!

    ResponderExcluir
  2. Queria eu morar em Porto Alegre e poder ir a Gramado numa escapadinha de fim de semana. Privilégio!

    Obrigada pela visita, Milena.

    :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Rapha!
    Para o nordestino Gramado é um paraiso!
    Já fui, mas não conhecia esse passeio de jardineira e nem tão pouco desse calhambequizinho, é muito legal ficar sabendo disso!
    Gramado é um charme, sempre fui pelo final de ano com direito a todos os espetáculos, é demais!

    ResponderExcluir
  4. Olá Valéria!
    Gramado é um paraíso para o brasileiro, isso sim. Não é fácil encontrar um lugar seguro e organizado assim por aqui. Mas sim, é uma cidade muito charmosa. Também tenho vontade de ir no final do ano. Dizem que é lindo.

    Obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  5. Gramado é surreal!
    Gosto muito dos esportes que o relevo da região possibilitam praticar.

    Ah, coloquei a foto de alguns jornais que coleciono no twitpic (que prometi há um teeeempo). Dê uma olhada: http://twitpic.com/4a6a0a

    ResponderExcluir
  6. Eu amo a serra gaucha.. Quase todo ano minha familia vai passaar uma semana por la.. Gramado tb é especial pois foi uma das primeiras das muitas viagens que nos fizemos juntos

    E foi no carnaval tb.. Tudo de bom

    ResponderExcluir
  7. Vitor, vi a foto e adorei! Os jornais estão em ótimo estado. Promessa é dívida, né? hahahah

    :*

    ResponderExcluir
  8. Que delícia, Oscar! Então não fui só eu que fugi para a Serra Gaúcha no carnaval? Não sou habitué como sua família, mas já gosto muito de lá!

    :*

    ResponderExcluir
  9. Tô com inveja de Gramado... Tão verdinho... As árvores tem até folhas! Por aqui na minha viagem a paleta de cores anda bem mais monótona! Ainda bem que as aventuras compensam, hehehe. Olhando assim pelas fotos, parece que Gramado é ainda mais bonita que a sua "origem": as cidadezinhas do interior alemão.

    ResponderExcluir
  10. Verdinha, verdinha, Gleiber. Pra quem mora em São Paulo é o paraíso. A hora certa de renovar o estoque de ar puro, viu? Mas as suas paisagens "primaveris" com traços de inverno são lindas também. Só em viajar, né? Já estamos no lucro!

    :*

    ResponderExcluir
  11. Realmente Rapha, e olha que estou com essa foto no computador faz 2 meses. hehehhe

    ResponderExcluir
  12. Rapha, estou adorando ver esses posts sobre Gramado! Aproveitei uma promo maravilhosa neste fds da Gol (BEL-POA, por R$89 o trecho, Uau!!) comprei as passagens e agora estou aqui, empolgadíssima coletando informações sobre POA|Gramado|Canela... Amooo viajar e eu, como nordestina e atualmente moradora do Norte do País... vou, com certeza, amar essa viagem! Irei em Maio, já pego um friozinho, ôooooba! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Lu! Realmente essas promoções são tentadoras, né? Você vai adorar Gramado. Aqui no blog tem bastante coisa, mas se precisar de algo é só me escrever, certo?

      No mais, aproveite muito a viagem! Curta o friozinho. Ah, e esqueça a dieta hahahahah

      beijo :*

      Excluir
  13. Ei, Rapha. Estou pensando em ir pra Gramado no Carnaval agora. Você achou as cidades muito cheias nessa época ou é tranquilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Olga! Foi tudo muito tranquilo mesmo. Nem sombra de carnaval por perto, viu? Tomara que esteja assim ainda :)

      Excluir
  14. Oi Rapha, gostaria de saber se no mês de dezembro é muito movimentado, e também se muito caro nessa época??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esse mês é bem movimentado por causa das festas de fim de ano, então uma viagem para Gramado nessa época do ano tem que ser bem planejada.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem