Trending

Visitando o Memorial do Holocausto de Berlim

Atualizado em: 08/09/2016

Não sei o motivo, mas quando viemos a Berlim pela primeira vez no ano passado, o Memorial do Holocausto não entrou na nossa programação. Inaugurado em 2005, o memorial ocupa 90 mil metros quadrados, 2711 colunas que simbolizam os judeus assassinados e a sua cor cinza-chumbo remete imediatamente a um cemitério. 

Até a sua construção foram 17 anos de críticas e debates. Muitos tinham medo de que, pela proximidade de outros pontos turísticos, como o Portão de Brandemburgo, o Reichstag e a Potsdamer Platz, os turistas chegassem até lá por acaso. Outro receio era de que o memorial de Berlim tirasse a atenção dos outros memoriais existentes no país e que, de fato, foram cenários reais de barbáries. 

No subsolo do espaço eles criaram uma mostra permanente repleta de histórias, biografias e fotos onde o visitante é transportado para algumas histórias das inúmeras vidas inocentes que foram exterminadas. Um local de reflexão.










O Memorial do Holocausto já existe há 6 anos e, na minha opinião, os turistas não chegam lá por acaso. No entanto, é bom frisar que falta muita educação às hordas de visitantes que o memorial recebe. Em menos de 1h podemos ver todo tipo de interação: esconde-esconde, corrida por entre os corredores, gritos, risadas, poses para fotos e, pasmem, um grupinho fumando maconha. 

Educação doméstica é fundamental às pessoas e, sobretudo, aos turistas, que não estão no seu quintal. Fica um recado aos pais: eduquem seus filhos para que eles se tornem turistas, e principalmente, seres humanos sensíveis. 

Memorial do Holocausto de Berlim 
Entrada Gratuita
U55 -Brandenburger Tor
S1 / S2 / S25 - Brandenburger Tor ou Potsdamer Platz
BUS 100 / M41/ M48/ M85/ 200/ TXL
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. Rapha,

    Confesso... sou muito rabugenta. Esse tipo de comportamento do turista que não respeita a memória do local que está visitando me irrita. (#RanzinzaModeOn)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você vai lá por esses dias e você vai ver muita gente sendo mal educada. Acho que o Sol tem um efeito estranho sobre esse pessoal. O.o

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem