Trending

Carnaval do Recife 2012


Foi divulgada para a imprensa ontem à tarde a tão esperada programação do Carnaval de Recife 2012. Carnaval esse que sempre foi democrático, popular, acessível e criativo. Acho que o povo pernambucano respira os ares dessa festa popular assim que rompe o ano, ao invés de desejar feliz ano novo, a gente diz: já é carnaval!

A cidade se veste de um colorido sem igual, ensaios e prévias pipocam nas ruas do Recife Antigo e de Olinda. A contagem regressiva começa, os bailes e blocos tradicionais divulgam seus temas e programações, é uma verdadeira mobilização. Para quem mora longe, como eu, ouvir os primeiros acordes de Vassourinhas é de deixar os olhos marejados, emoção que ninguém explica, mas quem é pernambucano sabe. 

Multidão acorda cedo para brincar no maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada - Foto: Breno Pires / JC Online

Fantasia é traje obrigatório e as cores da bandeira do estado, uma paixão - Foto: Edmar Melo

Em 2012 o carnaval de Recife conta com artistas locais e nacionais cantando nos 4 cantos da cidade. Veremos shows de alguns nomes de peso do cenário musical como: Lenine, Nação Zumbi, Seu Jorge, Criolo, Pedro Luiz e a Parede, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Nasi, Marcelo Jeneci, Mombojó e Roberta Sá. Um lineup para agradar a gregos e troianos, não? Na capital pernambucana o carnaval é descentralizado e tem programação de qualidade em qualquer parte da cidade. E, o melhor, tudo de graça. São inúmeros pólos de animação e a festa vai do litoral ao interior do estado. É muita festa, meu povo! 

É isso, pessoal. Convido vocês a conhecerem o carnaval da minha terra que é uma verdadeira ode à cultura. Quem já conhece, convido a voltar. E se não tiver como ir, não se preocupe, o raphanomundo leva você na mala para conhecer esse grande evento. Vamos cair de cabeça nesse carnaval multicultural! 

Deixo vocês nessa sexta com a nova cara do frevo pernambucano, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério comandada pelo seu inquieto maestro, o Maestro Forró, faz um trabalho incrível e leva a música de pernambuco para o mundo.



Bom fim de semana a todos!
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem