Trending

#MulheresGOL


Semana passada fui convidada para fazer parte de uma ação da GOL Linhas Aéreas Inteligentes para o Dia Internacional da mulher. Faríamos um bate e volta em Porto Alegre a bordo de um voo com a tripulação totalmente feminina. A proposta em si já era bem divertida, uma vez que eu nunca havia voado com mulheres no comando. Mesmo já tendo viajado bastante, e a GOL com um quadro de 6 comandantes e 21 copilotas, eu sequer havia visto uma comandante. 

Na segunda, dia 05, fomos eu, mais 3 blogueiras daqui de São Paulo (Jana, Guta e Deise) e uma equipe da Globo, cobrir aquele que seria um momento histórico para mim. Por volta das 8:30 da manhã fomos apresentadas às instalações da área de comunicação da empresa e depois partimos para tomar um café da manhã e bater um papo descontraído pré-viagem. 

Já no aeroporto de Congonhas recebemos nossos cartões de embarque e fomos até o D.O. (Despacho de Operações) da GOL para encontrar a tão esperada tripulação feminina. Nessa hora elas já estavam interagindo e discutindo como seria o voo até Porto Alegre. Após esse breve momento deixamos o espaço e seguimos em direção ao nosso portão de embarque. Não sem antes fazer uma pausa para várias fotos da tripulação. Foram muitos flashes e eu acho que elas experimentaram um dia de celebridade. 

Tripulação reunida para discutir como será o voo


Rede Globo em ação

Tripulação totalmente feminina: Comandante - Joana, Copilota - Paula Petean, Chefe de Cabine -  Gisele Maya e as Comissárias  - Gisele Cortez, Roberta Aguiar e Tatiane Oliveira 

Nosso avião
Já embarcadas e devidamente acomodadas junto aos demais passageiros, os procedimentos de praxe são executados para que a viagem se inicie. E logo em seguida, o Boeing 737-800 decolou pontualmente sob a responsabilidade da comandante Joana e a copilota Paula Petean. Para mim, que sou leiga, não existe uma diferença clara se tem um homem ou uma mulher no comando, mas em saber que tem, sim, uma mulher pilotando aquele avião, dá um baita orgulho. Tiro o meu chapéu. Como disse durante a viagem, eu não consigo fazer uma baliza com um carro 1.0, imagina colocar um avião no ar? Incrível! Virei fã dessas mulheres!

Durante o voo foi anunciado que aquela seria uma viagem especial, pois estávamos com uma tripulação totalmente feminina e que essa era uma homenagem da GOL para o Dia Internacional da Mulher. Após o anúncio, as comissárias serviram delicados cupcakes para todas as mulheres a bordo. Uma surpresinha bem gostosa, vale salientar. 

Surpresa no ar: Cupcakes!


Comissárias em ação - 1

Comissárias em ação - 2
Uma hora e vinte minutos de voo até Porto Alegre passaram num piscar de olhos e logo estávamos pousando - de forma muito suave - em solo gaúcho. Não chegamos nem a deixar o avião (não disse que seria um bate e volta?) foi o tempo de embarcar os novos passageiros para levantarmos voo mais uma vez. Mais 1 hora e vinte de viagem, mais cupcake, mais bate-papo e rapidinho pousamos em Congonhas. Aguardamos o desembarque de todos os passageiros para, enfim, ter um rápido momento com a comandante Joana e a copilota Paula. Entrei na cabine - momento inesquecível - e pude parabenizá-las pela viagem e dizer que é um orgulho ter representantes como elas nesse ambiente dominado pelos homens. 

Comandante Joana e Copilota Paula

Um dos muitos Boeings 737 da GOL taxiando em Congonhas

Vale ressaltar também que o time de comissárias era impecável, as meninas foram simpáticas e divertidas. Um senhora tripulação formada por: Comandante - Joana, Copilota - Paula Petean, Chefe de Cabine -  Gisele Maya e as Comissárias  - Gisele Cortez, Roberta Aguiar e Tatiane Oliveira. 

E assim terminou esse dia que, para mim, foi cheio de novidade, emoção, boas conversas, risadas e muita alegria. Tive a oportunidade de conhecer muita gente bacana, jovem e de muito talento. 

Agradeço mais uma vez às meninas da Burson-Marsteller pelo convite e à GOL pela iniciativa incrível. É sempre um prazer colaborar com vocês!

-----------------

Em tempo: A primeira mulher no mundo a ter uma licença para pilotar foi a francesa Raymonde de Laroche, em 1910. A primeira brasileira a obter a mesma licença foi a Comandante Lucy Lúpia. E, na GOL, a primeira mulher a chegar ao posto de comandante foi Elisa Rossi, em 2007. 

Para todas as minhas leitoras: feliz dia da mulher!

MAIS FOTOS NO FLICKR DO RAPHANOMUNDO
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

20 Comentários

  1. Foi bom revê-la, Raphinha, e ainda participar de um momento tão bacana: ver as mulheres ocupando seus espaços seja terra ou no céu! ;D

    Beijão,

    Jana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, gente! Que iniciativa legal da GOL e que legal que vocês participaram! Só fiquei meio enciumado... Quer dizer que se eu estivesse naquele voo, por qualquer motivo, eu não ia ganhar aquele CUPCAKE??? Como assim??????? Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahha não Gleiber, não ganharia! Todos os meninos do voo tiveram que correr para a cupcakeria mais próxima e matar a vontade!

      A ação foi incrível mesmo, uma belíssima iniciativa da GOL. :)

      Beijão :*

      Excluir
  3. Rapha, demorou mas a gente finalmente se conheceu pessoalmente e numa ação tão legal e como essa!
    Feliz dia das mulheres!!!
    bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótimo te conhecer num momento tão legal, Guta. Feliz dia das mulheres!

      Beijão :*

      Excluir
  4. "eu não consigo fazer uma baliza com um carro 1.0"?
    Tinha que ser mulher mesmo, aauauhahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você deve ser macho pra cacete para postar como anônimo, né?!

      Excluir
  5. Raphaell Aretakis08/03/2012, 11:06

    huaehauehauehauehauehauehauehaueha perdeu playboy

    Fazer baliza com carro 1.0 é coisa pra macho mesmo ...
    cara por isso que não deve ter dia do homem, porque
    tem gente que estraga a raça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahha deixa pra lá, boy! só assim tu comenta aqui no blog, né? <3 te amo!

      Excluir
  6. Que experiência bacana!
    Parabéns a equipe feminina da Gol e as blogueiras participantes!
    Feliz Dia da Mulher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bacaníssima, Lillian!
      Obrigada pela visita e um feliz dia da mulher para você também :)

      Excluir
  7. Bacana ter te conhecido pessoalmente! E feliz Dia das Mulheres para você! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo o mesmo, Deise! Feliz dia das Mulheres para você também.

      beijo :*

      Excluir
  8. que fera, finha! quero que isso me aconteça um dia ;] voar com uma comandante e uma copiloto é muita honra. deve ter sido sensacional ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi massa, Mila. Inesquecível mesmo. Espero que você voe um dia com uma delas :*

      Excluir
  9. Rapha,

    puro luxo esse seu voo com tripulacao totalmente feminina.

    Sabe, quando era jovem e inocente sonhava em ser comissária de bordo. Achava puro glamour. Mas após meu primeiro voo vi que nao era aquilo que imaginava.
    Principalmente porque sempre entro em atrito com alguma comissária, sempre sempre sempre. Rotina!

    Mas que é bonito ver duas mulheres dando conta de um aviao, ahhhh se é.

    E gostei muito do cupcake. Será que irao servir nos voos regulares? Hahahahahahahaha...

    Beijocas e um feliz dia internacional da mulher atrasado.
    E um ótimo fim de semana também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha!

      Cresci com meu pai viajando muito a trabalho e sempre ia ao aeroporto deixá-lo ou buscá-lo. Também achava um luxo as comissárias, suas roupas e maquiagens. Hoje eu continuo achando tudo muito lindo, quem não baba na crew da Emirates? São lindas! :)

      Os cupcakes estavam divinos! Mas acho pouco provável ser regular hahahah

      Feliz dia Internacional da Mulher para você também.

      Beijo grande para você e o seu menino :*

      Excluir
  10. adorei a iniciativa! mulheres poderosos, independentes, produtivas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá um super orgulho de ter tido a oportunidade de presenciar esse momento. :)

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem