Trending

Cunha - SP | Pousada Barra do Bié

Nesse último final de semana resolvemos aproveitar uma folga e unir o útil ao agradável. Pegamos o carro com destino à região do Vale do Paraíba, no leste do estado de São Paulo. A 235km da capital, a Estância Climática de Cunha é o lugar ideal para quem quer esquecer por completo da vida agitada da cidade.

Nós ficamos hospedados na charmosa pousada Barra do Bié, que fica na “roça”, no trecho Cunha-Paraty da Estrada Real. Depois de percorrer um trecho da histórica estrada, marcado pelos Ipês Amarelos, curvas suaves e uma paisagem linda, faltavam os cerca de 6 km de estrada de terra, que são um bônus para os amantes da direção e da vida no campo.

Cenas de Cunha - Ipê Amarelo

Cenas de Cunha - A Roça

Chegamos no sábado pela manhã, por volta das 10 horas, e fomos recebidos de forma calorosa pelo casal de anfitriões Ana Rosa e Ciro e seus dois companheiros fiéis, um São Bernardo, o Dino, e um Golden Retriever, o Bié. Antes de qualquer coisa fomos convidados a tomar um revigorante café da manhã e, só depois das energias repostas, fomos apresentados ao nosso chalé. Diferente do que estamos habituados, ao invés de quartos a pousada Barra do Bié é composta por seis chalés com configurações e tamanhos semelhantes, diferenciando-se somente pela localização dentro da propriedade e alguns detalhes na construção e decoração.

A proposta dos chalés é fantástica, pois temos ao mesmo tempo a comodidade de sermos hóspedes, somada à sensação de termos a nossa própria casa de campo. Todas as habitações são compostas por cama box com lençol térmico (providencial para as noites frias), TV de LCD com DVD e CD player (propositalmente sem canal de tv), lareira, frigobar, roupões, secador e amenities L’Occitane. O nosso chalé, o 6, ainda tinha uma varanda com espreguiçadeiras e hidromassagem para duas pessoas. Tudo muito limpo, perfumado, aconchegante e convidativo.

Pousada Barra do Bié - Chalé nº 06


Parte do aconchegante chalé 
Poltrona de leitura aos pés da lareira

A propriedade em si é imensa e conta com cantinhos muito especiais. Uma trilha pela margem do rio que corta toda sua extensão, prainha, redários em diversos lugares, muitas árvores frutíferas, horta orgânica, flores, araucárias, ar puro e um silêncio sem igual, nos colocam numa sintonia perfeita com a natureza. Para os mais dispostos, uma piscina externa climatizada, bar self-service, sauna a lenha, salas de massagem e mini academia convidam para gastar um pouco de energia.

Redário às margens do rio
O rio que corta a propriedade
Dino, o São Bernardo que não dispensa um banho de rio
Piscina climatizada
O céu mais azul dos últimos tempos

O prédio da recepção, palco das nossas refeições e conversas deliciosas com Ana, Ciro e os outros hóspedes, está equipado com TV de 55 polegadas (esta, sim, com canais de tv), biblioteca, cdteca e dvdteca com mais de 600 títulos, além de mesas para carteado.

Sala de convivência
Alguns dos títulos de DVD à disposição dos hóspedes

Falando em refeições, a comida na Pousada Barra do Bié é di-vi-na! Muitos dos itens são produzidos lá na propriedade mesmo e quando não, são produtos da própria região. Muito saudável e sustentável. Queijo fresco, pães caseiros, geléias, sucos, frutas, bolos e, a cada manhã, um item surpresa no menu: Panqueca fofinha, ovo na torrada e waffle foram alguns dos pratos elaborados pela Ana e que nos surpreendeu. Só de lembrar dá água na boca. Como se não bastasse, diariamente no fim da tarde encontramos um bolinho gostoso para acompanhar um chazinho e mais uma sessão de bate-papo.

Para acompanhar um chá de pêssego, bolo de maracujá
Item surpresa do café da manhã: Panquecas

Uma reconfortante canja de galinha servida numa típica panela de cerâmica de Cunha

Além do café da manhã e do chá da tarde, também é possível almoçar e jantar na própria pousada. É só escolher algum prato do cardápio e o horário para curtir a sua refeição. Os valores dos pratos são justos e a comida, feita na hora, é impecável. Nós demos preferência por almoçar na cidade enquanto passeávamos e jantar na pousada, cômodo e gostoso!

Aqui eu tenho que abrir um parêntese e confessar que a Barra do Bié só é o que é por ter como donos um casal tão humano, dedicado e empenhado em fazer tudo dar certo. O dia deles começa cedo e termina tarde, mas munidos de um belo sorriso no rosto, Ana e Ciro se tornam grandes amigos. Daqueles que a gente quer sempre visitar. 

Vai ser difícil não lembrar da Barra do Bié quando a gente pensar em natureza, cuidado, bolo de laranja e conversa boa.

A pousada Barra do Bié fica na Rodovia Cunha-Paraty (SP 171) km 58,8 + 6km de estrada não pavimentada - Para preços e disponibilidade entre em contato

.: Reserve aqui a sua estadia na Barra do Bié :.

>> A estadia do raphanomundo em Cunha foi uma cortesia da pousada Barra do Bié.


Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

4 Comentários

  1. Ana e Ciro, são simplesmente os melhores anfitriões que se possa supor imaginar. Fazem tudo por amor sem olvidar-se do profissionalismo que tal tarefa exige. Cunha, ao recebê-los, recebeu um "Up Grade" turístico.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rapha!
    Também sou associada da ABBV e estou fazendo um tour (aos poucos) pelos blogs dos outros associados. Bacana essa pousada, hein? Estive recentemente em Paraty e adorei aquela região. As fotos também estão lindas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati! Bom receber sua visita :) A pousada é LINDA, recomendo muito a ida. Obrigada pelo comentário!
      Abraço :)

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem