Trending

DDR Museum e Black Box

Atualizado em: 08/09/2016

>> DDR Museum

É sabido que Berlim tem uma história muito forte. E para os que gostam de saber tudo em detalhes, muitos memoriais e museus estão abertos à visitação por lá. Desta última vez, visitamos mais um deles, o DDR-Museum.










O espaço pequeno num subsolo na margem do rio Spree abriga um acervo de objetos e elementos audiovisuais da Alemanha Oriental (RDA), que juntos transmitem o estilo de vida de uma sociedade que, se por um lado enfrentava as restrições do regime socialista, por outro, buscava viver de forma plena.


O museu é moderno e tem um apelo pela interação. Durante o passeio pela exposição é possível entrar no Trabi, tocar em objetos, abrir gavetas, tudo tratado de forma, até certo ponto, descontraída.  Tem alguns destaques, como um apartamento tipicamente decorado e a audição de um interrogatório feito pela temida Stasi.


Apesar de não termos provado, interligado ao museu há o DDR-Restaurant Domklause, que serve pratos feitos com receitas do tempo da RDA. 



#ficadica - -> Quem visita o museu tem 10% de desconto no restaurante.


>> Black Box

Para a nossa surpresa, entre as nossas visitas em 2011 e 2012, foi montada uma exposição sobre a Guerra Fria na icônica localização da antiga fronteira - o Check Point Charlie. Chamada BlackBox Kalter Krieg (Caixa preta Guerra Fria), a exposição, que deverá se tornar um museu no mesmo local no futuro, mostra painéis que esclarecem melhor os acontecimentos históricos, desde a divisão da Alemanha pós segunda guerra até o fim da União Soviética. Está tudo ao ar livre exceto por um espaço coberto com recursos audiovisuais. Nos impressionou e tornou a visita ao Check Point Charlie muito mais rica.






Se está programando um passeio histórico por Berlim não dá pra deixar estes espaços de fora.


SERVIÇO

Onde? Karl-Liebknecht-Str. 1 direkt an der Spree
Quando? Segunda a Domingo das 10h às 20h // Sábado das 10h às 22h
Quanto?  9.50€ - comprando online tem desconto

BlackBox
Onde? Friedrichstraße 47/ Corner Zimmerstraße
Quando? Diariamente das 10h às 18h
Quanto? 5€




 
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. Que saudade que dá quando vejo os seus posts incríveis sobre a Alemanha. O que falar de Berlim então?
    Tive a chance de ir no DDR Museum e fiquei admirado com tudo! Muito interessante e não tem nada a ver com aquela ideia de que museu é chato!
    A próxima vez que eu for em Berlim vou ver se a Black Box está lá! Parece ser bem interessante! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Jonathan, carinhoso como sempre! Que bom ter a sua visita por aqui. Eu já tinha ido duas vezes a Berlim e não tinha ido ao DDR Museum, falha minha! Mas dessa última vez compensei. Achei muito massa, super interativo. De fato, nada chato!
      A Black Box também é muito legal, deixou a área do Check Point Charlie ainda mais recheada. :)

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem