Trending

Sorveterias Tradicionais do Brasil


Se tem uma coisa que eu gosto nessa vida, além de viajar, é sorvete! E quando tenho a possibilidade de sair por aí atrás de um novo sabor geladinho o negócio fica melhor ainda.

Já tive a oportunidade de provar muita coisa boa. Algumas dessas dicas estão soltas aqui pelo blog, mas nesse verão me deu vontade de reunir tudo em um só lugar. Assim, quando aparecer alguma novidade, eu vou alimentando esse post e a gente vai criando um guia-gelado-sensação-delícia. O que vocês acham?

Já começo com 3 pra ninguém botar defeito.

Direto de Belém do Pará vem a famosa Cairu que, no calor dessa cidade que tanto gosto, uma bola cai bem a qualquer momento. Minha paixão: Sorvete de Castanha do Pará. É de chorar!





Do norte a gente pula para o nordeste e cai direto na Ribeira, bairro que dá nome à sorveteria com mais de 80 anos de tradição na capital baiana. Os sorvetes de frutas aplacam imediatamente o calor. Não dá para ficar só na primeira bola.




Ainda no nordeste, dessa vez em Natal- RN, a pedida é a Sorveteria Tropical. Com sabores exóticos e tradicionais ela arrebatou o coração do meu pai, que por sua vez me apresentou à perdição. Peça pelo sabor “Bicho bom”. Você vai adorar!

 

Em Recife, minha terra natal, tem a Fri-sabor. Coisa linda de Deus. Mas como em casa de ferreiro o espeto é de pau, não tenho nenhuma foto dela para ilustrar o post. Mais cedo ou mais tarde eu resolvo isso. Como o que interessa aqui é a dica, vai por mim, o sorvete de Nata Goiaba de lá é coisa de louco.

Bom, eu já provei muito mais coisa por aí, mas por enquanto essas são as minhas dicas. E vocês, o que acrescentariam aqui? Vamos lá, em época de internet ninguém tem tanto segredo assim... 
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

33 Comentários

  1. Conheça a Sorveteria Bali em Maceió - AL. Uma tradicional sorveteria ponto de encontro de muita gente e pra mim o melhor sorvete do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. A sorveteria da Ribeira super bomba nos fins de semana, mas a Cubana foi eleita a melhor de Salvador com seus sabores de coco, chocolate e tapioca no topo dos mais pedidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar dessa Cubana, mas nunca provei. Da próxima vez em Salvador, parada obrigatória!

      Excluir
  3. O sorvete de tapioca da 50 Sabores, em Fortaleza. De chorar e comer 10 vezes. Delicioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, meu deus! Quero djá! :*

      Excluir
    2. Também adorei os sorvetes da 50 Sabores. Só de lembrar já fico com água na boca. Que legal o post, Rapha, vou querer experimentar todos!

      Excluir
    3. 2 votos para 50 sabores... tenho que arrumar uma viagem a Fortaleza urgente! :)

      Excluir
  4. Ei Rapha! Que delícia de post! ;)

    Em Belo Horizonte tem a São Domingos, super tradicional.http://saodomingosbh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já na minha lista! Tanto a sorveteria quanto BH. É uma falta sem tamanho não ter ido a Belo Horizonte ainda! Agora tenho mais motivos para ir :D

      Excluir
    2. Estamos aguardando sua visita em BH! Além da São Domingos, também tem a Alessa que é uma delícia! http://www.alessagelato.com.br/
      Beijos,
      Lillian.

      Excluir
    3. Já vi que vou me dividir entre botecos e sorveterias quando estiver aí em BH :D

      Excluir
    4. O único problema é o fato de a inflação da década de 90 do Brasil ter aumentado o preço dos sorvetes, e não ter baixado até hoje. Hahahaha! Olha rafa, é caro, mas vale cada centavo. Principalmente da São Domingos.... se gosta de chocolate experimenta o rocher. Se gosta de qualquer coisa experimenta o creme holandês que é SEM igual!

      E vai pra BH depois de agosto que aí eu também posso participar da gulodice e da botecagem! ;)

      Excluir
    5. Ai, meu deus.... já tô com água na boca a essa hora da manhã! Dica anotada, Ju. Ah, anotado também: ir depois de agosto ;)

      Excluir
  5. Oi Rapha!
    Recomendamos o Sorvete Finlandês, em Penedo-RJ! Apesar do friozinho que costuma rolar por lá, faz muito sucesso!
    http://checkinpelomundo.blogspot.com/2012/03/penedo-finlandia-frio-e-sorvete.html
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, gente. Eu tomo sorvete independente do frio! Adoro! Boa dica, Gustavo. Obrigada :)

      Excluir
  6. Rapha aqui em São Paulo a Baccio di Latte está bombandoo!! :-D Não sou viciada em sorvete mas o de lá, especialmente pistache e chocolate superrrr amargo são para comer largada no chão de tão bom! Não consigo explicar a cremosidade e sabor! Tem que ir!! :-) O preço perto de outros da cidade também é otimo!
    Em Salvador experimentei além da Cubana o Perini. Tem em todo canto e os de frutas naturais (tipo mangaba e cia) são deliciosos e tem um precinho bem camarada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Guta. A Baccio di Latte é famosíssima, né? Estou em falta. Quem sabe não resolvo isso esse fim de semana? Adorei o "para comer largada no chão de tão bom!" hahahah :)

      Excluir
  7. Se você vier a São Paulo, tem que provar os Sorvetes Lip's (www.franquiasorveterialips.com.br). Eles tem diversos sabores, mas prefiro dois: nevasca (lascas de chocolate branco coco ralado e sorvete de coco) "DIVINO" e ainda tem o sonho Lip's que é uma mistura de creme, chocolate com bombom sonho-de-valsa.... humm.... venha logo meu querido!

    ResponderExcluir
  8. Meninas, nos conversamos sobre isso a bordo do Splendour, lembram? A Guta já tinha me falado dessa sorveteria pelo twitter, fiquei com água na boca. Somos 3 fãs de sorvete! Que tal marcarmos uma tarde na Baccio di Latte?
    Tô indo pro Rio no domingo e volto perto do dia 20. Vejam suas agendas viajantes e me avisem se conseguimos nos ver no fim de fevereiro?
    Beijos, gelados, mas calorosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath, acho mais do que na hora de marcarmos esse encontro gelado, hein? Fim de fevereiro está ok demais!

      Beijo grande e um ótimo carnaval :*

      Excluir
    2. Rapha
      Aqui no Rio tem diversas gelaterias que se intitulam artesanais.
      Na verdade para mim a melhor e a única que realmente tem um gelato que se parece com o Italiano é a Vero Gelateria em Ipanema
      Fizemos um pos sobre ela, é bem antigo e precisamos fazer outro http://www.comerecocaresocomecar.com.br/2011/10/vero-o-verdadeiro-gelato-italiano.html

      bjs
      Dani

      Excluir
    3. Boa, Dani. Obrigada pela colaboração. Deu água na boca só de pensar!! Ai, que calor...

      beijo :*

      Excluir
  9. Sem dúvida a Cairu é a que eu mais amo!! Ótimo post :)

    ResponderExcluir
  10. Porto Alegre certamente possui muitas sorveterias maravilhosas, com sorvetes especiais e cremosos, além de marcas famosas. Mas, nenhuma reúne tantas e tantas pessoas como a Sorveteria Jóia no bairro Cidade Baixa. Quem não a conhece se surpreende com a quantidade de clientes na calçada no entorno do estabelecimento, pq não possui espaço em seu interior para receber a clientela. O sorvete é artesanal, fabricado em equipamentos que ficam ali, ao alcance dos olhos. Não é o melhor, mas é muito tradicional e o de Uva é uma delicia!!!

    Abraços,

    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Uma dica do sul! :) Fiquei curiosa com esse sorvete de uva, não vejo a hora de prová-lo! Obrigada, Paula.

      Excluir
  11. Vale a pena conhecer a Gelf's Sorvetes, em Capão da Canoa... Confira minha postagem no meu blog: http://destinomundoafora.blogspot.com.br/2013/02/gelfs-35-sabores-diferentes-de-sorvetes.html

    ResponderExcluir
  12. Em SP, Peccati Gelato: maçã verde, paçoca, pistache, doce de leite. Difícil dizer qual é mais gostoso!!"

    ResponderExcluir
  13. Hummm! Vou procurar onde ela fica, Mariana. Obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir
  14. Rapha, tem duas: uma perto da Cursino, na Rua Assungui e outra na Mooca. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, não precisou nem procurar! Vou lá assim que der :D Obrigada, Mari!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem