Cobertura Especial

Semana passada fui a São Paulo marcar presença na 42a ABAV – Expo Internacional do Turismo. De 24 a 28 de setembro mais de 400 destinos no Brasil e no mundo aportaram no Pavilhão de Exposições do Anhembi.  Consolidada como a maior vitrine do turismo no Brasil, a edição desse ano movimentou cerca de 68 mil pessoas. Além de profissionais do setor e imprensa, a Feira das Américas nos seus dois últimos dias foi aberta ao público consumidor final, que pode – além de ficar por dentro das últimas novidades do setor do turismo –, conhecer de perto o Feirão ABAV, uma extensão da feira dedicada à comercialização de roteiros, serviços e pacotes turísticos, nacionais e internacionais. Esses produtos/serviços puderam ser adquiridos com descontos e preços promocionais.

Na Vila do Saber, local destinado à troca de conhecimento, palestrantes discorreram sobre os mais variados temas, foram abordados assuntos desde o Conteúdo dos Blogs de Viagem até treinamentos sobre como atender o turista independente, passando pelo Turismo Espacial e as Olimpíadas de 2016.

O Raphanomundo marcou presença na 42a ABAV -Expo Internacional do Turismo - Foto: Divulgação



Os dias de evento são momentos auspiciosos para parcerias serem anunciadas e produtos/serviços, lançados. Na ocasião, no dia 27, a ABAV lançou a campanha publicitária para a valorização das agências de viagem. Também no mesmo dia, quando é comemorado o Dia Mundial do Turismo, o Ministério do Turismo prestou sua homenagem à data comemorativa numa solenidade com as presenças do ministro Vinicius Lages e do presidente da ABAV, Antonio Azevedo.

A cidade de São Paulo recebe mais uma vez a ABAV - Foto: Divulgação

Fazendo parte desse mercado há quase 5 anos pude acompanhar de perto o desenvolvimento da valorização dos blogs de viagem. Há alguns anos, muitos dos envolvidos com o setor do turismo não sabiam nem o que era um blog ou como se fazia. Hoje, em 2014, foi possível ver o quanto o trabalho dos bons profissionais é recompensado, seja com um simples elogio, seja com propostas efetivas de parceria, é evidente o interesse pelo que nós estamos construindo online. Para mim, esse é definitivamente um momento a ser comemorado.

Vida longa ao turismo, vida longa ao blogs, vida longa à evolução!


A 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), com o apoio do Ministério do Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), da Prefeitura Municipal de São Paulo e da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da cidade, administradora do Parque de Exposições do Anhembi.