Trending

Chapada dos Guimarães | Pousada Casa da Quineira

O nosso pouso durante a visita à deslumbrante Chapada dos Guimarães foi a Pousada Casa da Quineira. Inaugurada em junho deste ano, a casa, que conta com 11 quartos, recebe este nome, pois está à margem do Parque da Quineira, no município de Chapada dos Guimarães.

Antes mesmo de termos uma primeira impressão, fomos recebidos com uma bebida geladinha, absolutamente necessária para amenizar o calor mato grossense. A pousada tem salões com decoração rústica, com um misto equilibrado de referências regionais e europeias. Tudo muito informal e confortável. No pátio externo, a piscina divide espaço com redes, banquinhos de jardim, espreguiçadeiras e mesas de madeira, além de uma lareira, apropriada para quando as noites esfriam na Chapada. Sentados ali, pudemos desfrutar do silêncio e, para a nossa sorte e deslumbramento, também o som de um lindo casal de araras vermelhas que, com toda a naturalidade, cortaram o céu azul bebê do cerrado, bem diante dos nossos olhos – difícil descrever a sensação de estar tão perto da natureza!



Os quartos da pousada são confortáveis e tem um estilo business de decoração, como veríamos em hotéis de uma metrópole como São Paulo ou Rio. Possui ar condicionado split, ventilador de teto, cama de casal tamanho queen e TV LCD com canais abertos. Ainda encontramos um frigobar estilo vintage abastecido com água e uma cafeteira Nespresso, ótimo para aquele último cafezinho da noite. Aliás, em Chapada dos Guimarães, a noite é o único momento em que queremos ir para o quarto. O banheiro guarda um charme particular, teto com viga de madeira exposta, azulejos estilo português e amenities Natura. Há uma ducha com excelente pressão e um varalzinho retrátil bastante útil.




Nas áreas comuns, há poltronas e sofás para aqueles que buscam o silêncio para um cochilo ou para ler um bom livro, assim como para aqueles que querem jogar conversa fora ou ver algum programa no telão, que possui canais a cabo. Outras duas TVs ficam à disposição para os que querem assistir a um dos 1000 títulos de filmes disponíveis na pousada. Descanso total. No fim do dia, a piscina, que convida tanto aqueles que tiram o dia pra curtir a pousada, quanto para os exaustos desbravadores da Chapada, está à disposição para um banho relaxante pós trilhas.


                             





E por falar em trilha, nada melhor do que um café da manhã caprichado para ter energia para um dia de passeios. O restaurante da Casa da Quineria serve um desjejum completo, com frutas frescas (a melancia foi uma das mais doces já provadas), iogurte, queijos artesanais – o queijo cabacinha é muito saboroso –, cereais, sucos variados, geleias, bolos, pão de queijo e chipa, além de opções quentes – feitas num lindo fogão a lenha – como ovos, salsicha e tapiocas doces e salgadas servidas à mesa. Um café da manhã que agrada ao paladar e aos olhos.
A veia gastronômica da pousada não para por aí. Aos sábados é servida uma feijoada completa (e aprovadíssima), com direito a caldinho, batida de limão e linguiças artesanais assadas e servidas à parte. É pra comer com gosto! Na noite de sábado que ficamos por lá, a programação gastronômica noturna contou ainda com queijos e vinhos e música ao vivo. Durante todo o dia, o bar do restaurante serve bebidas, drinks e petiscos. Nós fomos de bolinho de feijoada e cerveja – ambos no ponto. A caipirinha de abacaxi também é um destaque, vale para refrescar. 


   



                      


Bem no meio da calmaria e do calor do cerrado, a Casa da Quineira é daqueles lugares que te deixam dividido, você tanto pode sair e explorar a região de Chapada dos Guimarães, quanto ficar e curtir o sossego. A solução? Aproveitar os dois!



>> O raphanomundo viajou a convite da Pousada Casa da Quineira. O #ChapadaBlog foi um evento realizado pela Casa da Quineira em parceria com o blog Ziga da Zuca e a Guia Manu Laurindo.  Também participaram do #ChapadaBlog: Ensaios de Viagem | Esse Mundo é Nosso | Nerds Viajantes | Viajando por aí 
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

4 Comentários

  1. Ei Rapha,
    Só de ler o seu post me bateu uma saudade da pousada! Que final de semana agradável passamos por lá!
    O bolinho de feijoada é de dar água na boca!
    Beijos,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bolinho de feijoada é caprichado, né Lillian? Com aquela pimentinha, então. Porreta! E ver as araras cruzando o céu? Incrível!

      Um beijo ;)

      Excluir
  2. Ai que saudades. Vamos voltar? Lindas fotos bjao

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem