Trending

Passo a passo | Comprando passagem de trem on-line Trenitalia

Faz tempo que não rola um post de passo a passo por aqui no blog, mas é chegada a hora da redenção. Vamos começar com um post irmão para um dos nossos campeões de audiência – sempre copiado, mas nunca superado –, que é o passo a passo para comprar passagens de trem na Alemanha. Aqui você vê como emitir uma bilhete de trem com a Trenitalia, principal companhia ferroviária da Italia.

Nós já viajamos várias vezes de trem na Itália, desde a nossa primeira vez em 2007 até recentemente, quando fizemos uma viagem linda pelo surpreendente Lago di Como. Segue o passo a passo para emitir uma passagem usando cartão de crédito internacional emitido no Brasil.

Passo 1: Acesse www.trenitalia.com


Passo 2: Se você não é fluente em italiano, altere para um dos outros idiomas disponíveis, escolhemos o inglês.


Passo 3: Mantenha marcada a opção 'All trains' e faça a busca por trecho e data. Antes de emitir as passagens é importante estudar as rotas e roteiros possíveis e, com a ferramenta de busca, ir casando com o planejamento, sendo flexível com ordens e datas para encontrar a melhor solução (principalmente preços, horários e duração da viagem).


Passo 4.1: Escolha o horário/duração e tipo de trem. Nesta etapa é possível optar por horário, o tipo de trem e o preço da tarifa mais baixa disponível (a partir de).


Passo 4.2: Escolha a tarifa adequada e a classe da viagem (1ª ou 2ª classe) e clique em continuar. Quando se expande a opção (clicando na seta) é possível ver as outras opções de tarifas. As tarifas mais baixas quase sempre são não reembolsáveis em caso de cancelamento. Se seu roteiro exige flexibilidade, procure uma tarifa com penalidade menor em caso de alteração – leia as regras com atenção! Trens regionais aparecem com tarifa única Ordinaria, significa que este trem opera regularmente e com preço tabelado – no caso de um trecho assim, a compra antecipada não traz vantagem de preço, apenas de comodidade, já que seria possível emitir este ticket numa máquina na própria estação no dia da viagem. Nesta compra havia essa tarifa promocional '2 x1', mas normalmente a mais baixa é a 'Super Economy'.


Passo 4.3: Reserva de assentos. Quando disponível, é a hora de fazer a escolha/reserva de assentos e confirmar. Às vezes assentos estão inclusos na tarifa, às vezes são pagos à parte. Trens urbanos ou regionais nem sempre dispõem de assentos com reservas. Neste caso você se acomoda em qualquer assento livre e por isso, não passará por esta etapa.



Passo 5: Se identifique. Se você acredita que esta não será a sua única compra num período de 2 anos, vale criar um conta (login). Assim você mantém seus dados e compras guardados e facilita numa compra futura. Caso essa seja uma viagem ocasional, é possível se identificar sem criar um login. Se você é comprador e passageiro, marque esta opção 'I am a passenger too'.


Passo 6.1: Escolhendo a forma de pagamento. Neste caso, usamos um cartão de crédito internacional emitido no Brasil. A opção de Invoice é mais usada por empresas, se você é turista não precisa marcar. É obrigatório marcar que aceita os 'termos e condições'. Continue.


Passo 6.2: Dados do cartão. Visa ou Mastercard é indiferente, certo é que você precisará validar a compra de acordo com o procedimento do seu banco (varia de banco pra banco, mas o mais comum é carregar uma página do seu banco exigindo solicitação de confirmação de dados/senha/token/sms).


Passo 7: Confirmação de compra
Com o pagamento aprovado, é exibida a página de confirmação de compra, com os dados da viagem e passageiros.



Passo 8: Impressão de Ticket
As estações na Italia já tem barreiras para acesso às plataformas. Tenha uma cópia impressa consigo, baixe o aplicativo da Trenitalia ou tenha o pdf salvo em seu celular para conseguir passar pelo controle. Dentro do trem também há controle e é imprescindível a apresentação do ticket impresso ou eletrônico.


Passo 9: Se precisar alterar/cancelar a reserva
Acesse este link e use os dados da sua identificação para ver sua reserva: Login se criou conta OU Nome e número do ticket se não criou uma conta.


 Passo 10: Buon viaggio!!!


Organize a sua viagem com o Raphanomundo:
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem