Trending

Portugal de carro | Do Porto ao Algarve

Para inspirar: Leia ouvindo um fado

Os que nos acompanham nas redes sociais devem saber que a nossa última viagem de 2017 foi uma aventura de carro por Portugal. A ideia era fugir do frio pesado do começo do inverno alemão e achamos que seria uma boa partir para as temperaturas amenas do país luso, além de pegar a estrada com meus pais, coisa que não fazia há muito tempo. 


Vou compartilhar aqui nosso roteiro para servir como base para aqueles que estão pensando em se jogar numa road trip portuguesa – além disso, aponto considerações a fim de melhorar esse roteiro. De antemão, digo que o clima em Portugal nessa época do ano – meados de dezembro – é uma delícia. Foram dias de muito sol, um frio suportável e estradas tranquilas. Fizemos uma rota bacana, clássica, passando por PortoCoimbraFátimaBatalhaÓbidosSintraArmação de Pêra (Algarve), Évora e Lisboa. Como meus pais não conheciam o país, buscamos mostrá-los o máximo de coisas em 10 dias de viagem.


  • Roteiro de 10 dias em Portugal 

Partida – Porto 
3 noites no Porto

A cidade do Porto é super agradável e convida a gente a desacelerar o ritmo, a ideia era incluir nessas três dias passeios até Braga e Guimarães, mas conhecer mais d’O Porto foi uma vontade dos meus pais – eu já havia visitado a cidade em 2007 enquanto o marido estudava na U.Porto. Por isso, o ideal seria adicionar mais uma noite na metrópole do norte português para poder fazer um bate-volta em Braga e Guimarães.

A Cidade do Porto foi a nossa primeira parada no roteiro Portugal de Norte a Sul 

Porto – Coimbra (visitando Fátima) 122km + 160km – bate-volta até Fátima
2 noites em Coimbra

Duas noites na charmosa Coimbra foram mais do que suficientes pra gente se encantar por essa cidade histórica. Você pode até ficar mais, mas só porque Coimbra pode ser irresistível mesmo. 

Talvez o charme de Coimbra te conquiste e você queira ficar mais do que duas noites

Para os adeptos do turismo religioso o Santuário de Fátima é parada obrigatória

Cerca de 80km separam Coimbra de Fátima, com as excelentes estradas portuguesas, a viagem passa rapidamente. Não é necessário pernoitar em Fátima, uma visita ao Santuário – dependendo do seu objetivo – leva entre uma e duas horas.

Coimbra – Algarve (passando por Batalha, Óbidos e Sintra) | Total rodado 533km
2 noites em Armação de Pêra - Algarve

Saímos de Coimbra em direção à região do Algarve, no sul de Portugal, pois a nossa intenção era passar o Natal num resort no balneário. Então passamos um dia inteiro dirigindo e parando ao longo do caminho, o que tornou esse trecho da viagem bem puxado. 

Uma das 7 maravilhas de Portugal, o Mosteiro da Batalha está entre Coimbra e Óbidos

Saímos de Coimbra e 85km depois chegamos à Batalha, onde está o Mosteiro de Santa Maria Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha, patrimônio mundial da UNESCO e uma das sete maravilhas de Portugal. De Batalha a Óbidos foram mais 70km, passeamos pela cidade fortificada, que se transforma com o clima natalino e recebe turistas do mundo inteiro. Seu castelo também é uma das 7 maravilhas portuguesas. 

Castelo de Óbidos e sua muralha que cerca a pequena cidade

De Óbidos a Sintra são cerca de 93km, paramos para um almoço meio tardio na cidade e fomos visitar o Palácio da Pena – outra das sete maravilhas de Portugal. Essa perna da viagem foi bem corrida, por isso, eu adicionaria um dia a mais na estada em Lisboa e o dedicaria totalmente a Sintra, que é linda. 

O colorido do Palácio da Pena, em Sintra, é inesquecível

De Sintra até Armação de Pêra, onde nos hospedamos no Algarve, foram longos 291km. Preciso reforçar que a condição das estradas portuguesas é excelente, o que nos deu tranquilidade de seguir viagem mesmo depois da noite cair. Chegamos por volta das 20h no Algarve e o arrependimento já bateu. Mesmo em baixa temporada, valeria ficar mais uma noite por lá. Enquanto boa parte da Europa sofre com frio e neve, nessa região de Portugal as temperaturas chegam a 19 graus e tem sol. Um oásis, a preços muito convidativos, vale ressaltar. 

Algarve – Lisboa (passando por Évora) | Total rodado 343km
3 noites em Lisboa

Visitamos a Ponta da Piedade e sua paisagem cartão-postal do Algarve

Deixamos ensolarado o Algarve no dia 25 de dezembro com destino à nublada Lisboa, mas não sem antes dar uma paradinha em Évora, que nesse dia de feriado mais parecia uma cidade fantasma. Bonita, mas sem uma vivalma. Avistamos parte de sua muralha, o as ruínas do Templo Romano de Évora e seguimos com destino à capital Portuguesa. Chegando a Lisboa, devolvemos o carro e voltamos à explorar a cidade com transporte público, metrô e charmosos bondes elétricos.

Chegada  Lisboa 

Para a viagem ficar redonda dentro desse roteiro, eu adicionaria mais dois dias. Uma noite n’O Porto e outra noite em Lisboa, assim daria para aproveitar tudo de forma muito tranquila e conhecer mais um pouco desse país encantador e acolhedor que é Portugal.


  • Alugando carro em Portugal 

Alugamos o carro da viagem – uma perua Renault espaçosa e confortável – com a Herz. Retiramos o veículo no Porto uma noite antes de pegar a estrada e devolvemos no aeroporto de Lisboa no dia em que chegamos à cidade. A entrega na cidade do Porto não foi tão rápida, mas a recepção em Lisboa foi bem ágil.


A caminho de Lisboa paramos para ver as ruínas do Templo Romano de Évora 

  • Quanto custa uma viagem de carro por Portugal?

O valor para 6 diárias de aluguel com quilometragem livre, entrega em destino diferente da retirada e condutor adicional foi de 435 euros. Para rodar cerca de 1.200 km gastamos pouco menos de 100 euros de combustível e outros 100 euros em pedágio. Aqui vale o lembrete de que em Portugal o pagamento manual de pedágio não é trivial como no Brasil, feito em espécie nas cabines. É preciso fazer o pagamento via correios pós viagem. Portanto, o meio automático é o mais indicado (cômodo) para o turista. 

Portugal, pelo seu tamanho, é o país ideal para fazer uma viagem de carro. Os trechos não são demasiadamente longos e há muita coisa interessante por toda parte. São tantas as cidades pequenas e charmosas pelo meio do caminho, que só percorrendo essas estradas de carro para se ter a liberdade de parar onde e quando der na telha. Fazer uma viagem de carro depois de adulta na companhia dos meus pais, foi como voltar à infância, só que dessa vez eu apresentei parte do mundo a eles.




Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros



Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

5 Comentários

  1. Rapha vc acha q vale a pena dormir em Coimbra?! Não colocamos no roteiro... estamos pensando em dormir 2 noites em evora...
    E vamos ficar 4 noites no Algarve e 5 em Lisboa!!
    Quero mais posts e dicas de Portugal!!! 🤗😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, nós dormimos duas noites lá e adoramos. Vimos um show de fado num lugar bem pequeno, comemos bem e, a julgar pelos meus pais, foi tudo encantador. Eu tiraria uma noite de Évora e daria a Coimbra ;)

      Os posts vão sair a tempo da sua viagem! Fica de olho por aqui!

      Excluir
  2. Bom dia, iremos para Portugal em Junho, 10 dias, chegando e saindo por Porto, tem algum roteiro sugerido? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você mesmo pode rascunhar seu roteiro de acordo com as suas preferências/interesses/ritmo de viagem. Sabendo ponto de partida e de chegada fica mais fácil ainda!

      Excluir
    2. SE vc ainda não fechou o roteiro e não conhece nada de Portugal, tenho uma sugestão: do Porto suba o Rio Douro(visite as vinícolas) até Peso da Régua/Pinhão, desça pela Serra da Estrela (dormir 1 noite em Seia ou Fundão) até Évora (1 noite). Depois Lisboa (3 noites) e subir por Obidos, Fátima, Nazaré, Coimbra (1 noite), ria de Aveiro e voltar pro Porto. Tem muito o q se ver nesses caminhos, cabe a vcs escolherem o q mais gostam.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem