Trending

Hospedagem em apartamento de temporada na Alemanha

Os aluguéis de temporada – apontados pelo USA Today como uma das 10 tendencias de viagens para 2022 –, são uma boa saída para quem quer viajar com alguma segurança e conforto em tempos de pandemia. Usamos a plataforma Airbnb nos seus primórdios, em 2011, e de lá pra cá acho que o objetivo e a essência, que uma vez foram tão legais, se perderam. Daí em diante sempre ficamos receosos com os aluguéis de apartamentos por temporada e não é segredo pra ninguém que me acompanha aqui que sempre preferimos os hotéis – são mais de 200 propriedades testadas. No caso de estadias mais longas, buscávamos hotéis que ofereciam a infraestrutura de cozinha, mas são poucos os que disponibilizam essa e outras comodidades necessárias para uma permanência mais estendida.

Ano passado, procurando no booking.com um lugar com cozinha para ficar três dias em Wolfsburg, me deparei com a rede limehome. Especializada em hospedagem com cara de casa, essa rede alemã já tem apartamentos para alugar em mais de 90 localidades da Alemanha, Áustria, Espanha e Holanda. E pretendem, em até 5 anos, ser a rede de hospitalidade presente em mais regiões na Europa.




Duas coisas me animaram a testar a estadia em um limehome, a primeira delas, no caso, foi a possibilidade de reservar tudo direto no booking.com, como uma reserva normal de quarto de hotel, com toda segurança para o hóspede. E a segunda, por causa da pandemia, foi a possibilidade de check-in e check-out sem contato, já que não há recepção, tudo é feito através de códigos e senhas recebidos momentos antes do início da diária, que se inicia às 15 horas.

Hospedagem com check-in sem contato

Para o check-in on-line é preciso enviar com antecedência um print do passaporte e o comprovante de vacinação, não vacinados não têm vez nessa hospedagem. Sem o envio da documentação, o processo de check-in não vai adiante e, consequentemente, não se recebe os códigos necessários para entrada nas dependências do prédio.



Os apartamentos da limehome são totalmente equipados, amplos e bem decorados. As configurações e o tamanho mudam um pouco de propriedade para propriedade, mas a ideia é que todos tenham uma infraestrutura mínima para uma hospedagem mais duradoura. O que alugamos em Wolfsburg, por 74 euros a noite para duas pessoas, tinha 60 metros quadrados, divididos entre quarto, sala, banheiro, cozinha, varanda e flur – uma área de circulação comum nos apartamentos e casas aqui da Alemanha.

Hotel com cara de casa ou casa com cara de hotel?

De cara eu curti a decoração, que é bem atual e clean. Segundo o site da limehome, é feita uma limpeza reforçada entre um hóspede e outro e pude perceber que recebemos o apartamento limpo e cheiroso. Como é um apartamento de temporada e não um hotel tradicional, o esquema de limpeza, retirada de lixo e troca de roupa de cama é semanal. Caso você precise de uma faxina extra, será cobrada uma taxa de 30 euros. Como ficamos apenas 3 dias, não foi necessário nenhum serviço adicional.








De boas-vindas, duas caixinhas de água e dois kits com máscara para dormir, protetor auricular e uma escova de dentes de bambu e uma mini pasta. O apartamento conta ainda com wi-fi de alta velocidade, smart tv, uma confortável cama queen e sofá cama. No banheiro, tem secador de cabelo e amenities da marca orgânica e vegana Hej






A cozinha desse apartamento que alugamos era completamente equipada com cooktop de duas bocas, geladeira pequena, forno microondas, panelas, lava-louças, cafeteira, tostadeira, talheres e utensílios, além de detergente, papel toalha, sabão para a lava-louças, esponja, pano de prato, cápsulas de café, açúcar e chás, azeite, vinagre, sal e pimenta. Nós havíamos levado um pequeno kit porque não sabíamos como encontraríamos o espaço, mas ficamos surpresos como é bem completo. Algumas unidades, dependendo do números de noite, podem ter máquina de lavar roupas, tábua e ferro de passar, inclusive.

A diária se encerra às 11 da manhã e, segundo instruções, a gente precisa simplesmente sair e fechar a porta que eles se encarregam de organizar tudo para a próxima ocupação.


Vale a pena alugar um apartamento como hospedagem numa viagem a Europa?

É claro que o café da manhã de hotel faz falta para começar o dia, não vou mentir. Mas no geral, achei a experiência de alugar um apartamento por temporada, ainda que curta, com a limehome em Wolfsburg muito boa. Provavelmente por causa da pandemia, a percepção de segurança e proteção que vêm com uma hospedagem desse tipo contribuíram bastante para a minha satisfação ao final da viagem. Já procurei outras localizações para testar… tô de olho nesse apartamento aqui em Berlin, com vista para um cartão-postal da capital alemã 😍😍😍. 


Algumas das 32 cidades aqui da Alemanha que têm limehome: Berlin, Colônia, Dresden, Frankfurt, Ingolstadt e Munique. Na Espanha, a limehome tem apartamentos de temporada em Madri (unidade 1 e unidade 2), Sevilla, Málaga e Granada. Já na Áustria, as propriedades estão em Viena, Villach e Linz. Na Holanda, eles começaram por Haia.



Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem