Trending

10 comidas para você provar nos Mercados de Natal da Alemanha

Agora que os Mercados de Natal aqui da Alemanha foram todos inaugurados e estão a todo vapor, é hora de compartilhar algumas das delícias que podemos provar por lá. Sim, a ideia ao visitar um desses mercados, além de fazer uma comprinha de decoração natalina, pequenos presentes e tudo mais, é fazer uma boquinha. Curiosamente, visitei uns mercados tradicionais na França (Estrasburgo e Colmar), onde eu achei que comeria muitíssimo bem, mas me enganei redondamente: é nos Weihnachtsmärkte da Alemanha onde encontro a maior variedade de barracas de comida.





Claramente, a dupla vinho quente (Glühwein) e a salsicha (Wurst) são as estrelas do pedaço, mas por essas terras a gente tem muitas outras opções pra forrar a barriga e espantar o frio. Primeiro, se engana quem acha que mercado de natal é tudo igual, cada um tem as suas particularidades, apesar de visualmente parecidos, é na comida que eles se diferenciam. Por exemplo, tem tipos de salsichas ou formas de apresentação que só encontramos em determinados lugares. Em Nürnberg você prova a tradicional Bratwurst, uma salsicha branquinha, pequena, que bem assadinha, cai muito bem num pão coroado com mostarda.




Por causa da imigração crescente no país, alguns Mercados de Natal contam com banquinhas que vendem especialidades de outros países, como é o caso do Mercado de Natal de Stuttgart, que além das gostosuras tradicionais alemãs, tem comida de várias partes do mundo, como o Poutine canadense, o Lángos, de origem húngara, os bolinhos italianos Arancini  e até um bom Churros. Ainda na capital do estado de Baden-Württemberg, o mercado alternativo da Marienplatz, o WOUAHOU, tem ainda mais opções diferentes, comida africana e asiática estão presentes no cardápio do Winterdorf, além de opções veganas e orgânicas. Praticamente uma volta ao mundo sem sair do centro da cidade.

Outro prato que vejo fazer sucesso nos mercados que visitei, sobretudo no sul da Alemanha, é o Schnupfnudeln. Uma espécie de macarrão/bolinho em formato comprido como um dedo, em alguns lugares ele pode ser chamado de Fingernudeln (macarrão de dedo, em tradução livre). Normalmente ele é passado na manteiga com sálvia e servido com Sauerkraut (chucrute). O cheiro fermentado da banca que vende essa iguaria é bem característico, eu diria inconfundível.



Já a Flammkuchen, uma espécie de pizza de massa muito fina originária da Alsácia, região fronteiriça entre Alemanha e França, é uma queridinha dos mercados. Mas também é possível encontrar uma deliciosa pizza “tradicional”– me desculpa, Itália – em alguns mercados. Me lembro de ter comido uma deliciosa no Mercado de Natal Barroco de Ludwigsburg.

Peixe na brasa é outra coisa que perfuma o ar dos mercados de natal da Alemanha. Tradição finlandesa que foi incorporada pelos alemães, o Flammlachs é bem disputado. Resta a dúvida se pelo sabor ou se pela conveniência de esperar o pedido ao lado do fogo utilizado para grelhar os salmões.



E já que falei de cheiro algumas vezes nesse texto, a próxima dica pra mim é o perfume que simboliza o outono, a chegada do frio e anuncia o começo da temporada dos Mercados de Natal. Me arrisco a dizer que não há Weihnachtsmarkt na Alemanha sem um carrinho vendendo castanhas quentinhas. Heiße Maroni, como são chamadas as castanhas portuguesas em alemão, são deliciosas e reconfortantes, se você não provou, vale a pena provar.


Engana-se quem acha que só tem pratos salgados na minha lista. Apesar de não costumar comer muitos doces quando visito os mercados de natal, sei que as bancas que vendem guloseimas são as mais disputadas pelas crianças. Então, se você é do time que não dispensa um docinho, vale por na lista as Gebrannte Mandeln, Schokofrüchte e Kandierte Äpfel, respectivamente: amêndoas caramelizadas, frutas cobertas com chocolate e, a boa e velha, maçã do amor.
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem