Trending

Lado b de Paris, um roteiro para sua segunda vez pela capital francesa

Há 15 anos viajando pelo mundo, tive a sorte de visitar Paris mais de uma dezena de vezes, se não perdi as contas. Com isso, além de poder fazer um conteúdo bacana sobre a cidade aqui para o blog, me permito visitar lugares além dos pontos turísticos costumeiros da capital francesa. Nosso acervo tem  de tudo um pouco, lugares para tomar um brunch, lojas de vinil, festival de música Lollapalooza, hotéis em Paris, hostels, Mercado de Natal da Champs-Elysées, roteiro segundo o filme O Fabuloso destino de Amélie Poulain, dicas de onde ver Paris do alto e, por fim, 10 coisas para se fazer no verão parisiense. Hoje venho com uma leva de lugares fora do comum em Paris para você visitar numa segunda vez na cidade ou numa primeira vez com muito tempo, fica a seu critério. São lugares que não estão nos guias de turismo convencionais mas que valem a pena ser visitados.


Começo pela rua mais colorida de Paris, a rue Crémieux. Localizada no 12º arrondissement, pertinho da última hospedagem que testamos em Paris, um hotel com cozinha no quarto, essa alameda de pedestres ficou conhecida por causa do instagram. Viveu um auge de visitantes junto com o ápice do aplicativo de fotos, mas hoje já não é um lugar tão disputado assim. Quando passeamos pela Crémieux esquecemos completamente que estamos numa das grandes metrópoles do mundo, o tempo ali parece ter parado. As casas parecem não ser mais de moradores comuns, hoje parecem abrigar escritórios ou comércio, algumas parecem estar desocupadas, mas o casario colorido rende uma boa foto, uma desacelerada no ritmo da viagem e uma volta ao passado;

Ninguém diz que essa rua fica no centro de Paris, né?

Pronta pra marcar presença no @clubcremieux 😂 


Ainda no mesmo bairro, o décimo segundo, temos um caminho suspenso que é um mar de calmaria na caótica Paris, o Coulée verte René-Dumont. Conhecido antigamente como Promenade Plantée, esse parque linear de 4,5km de extensão foi construído em cima dos trilhos que ligavam a Place de la Bastille à Varenne-Saint-Maur. No pedaço que compreende a avenida Daumesnil até o Jardin du Reully fica o Viaduc des Arts, a parte comercial que fica embaixo do elevado. São vários antiquários, galerias e lojas de arte que complementam a atmosfera idílica desse pedacinho verde de Paris.

Caminho suspenso repleto de verde em Paris, lembra o Highline Park de NY, mas sem o hype

Percorrendo o tranquilo Coulée Verte de Paris




Durante o dia o Ground Control é mais tranquilo, mas à noite bomba

Pertinho de onde começa (ou termina, depende do seu ponto de vista) o Promenade-Plantée, está um outro segredo de Paris, o Ground Control, um espaço criativo montado nas dependências de um pátio ferroviário perto do Gare de Lyon. A parte externa tem mesas, cadeiras e alguns food trucks com comidas e bebidas de várias partes do mundo. Já a área interna dos galpões guarda mais uma porção de bancas de comidas despretensiosas, cervejas artesanais, vinhos biodinâmicos, drinks, boutiques de roupas e acessórios, loja de vinil, além de uma rádio própria e praça de alimentação. Com uma programação noturna fervilhante, DJ’s colocam som diretamente de dentro de uma carcaça de um avião, uma verdadeira Space Oddity parisiense. Criado inicialmente para celebrar os dias de calor, o Ground Control funciona o ano inteiro e tem uma programação vasta, para saber dos próximos eventos e horários é só visitar o site.

Sol e frio de outono pede uma cervejinha ao ar livre em Paris

Melhor nome de loja de vinil: Major Tom

Eu mostrando a minha clara falta de vocação para comissária no Ground Control em Paris

Seguindo com nossas dicas de lugares incomuns em Paris, pertinho do Panthéon, ali no 5º arrodissement, tem uma livraria especializada em livros em português, tanto brasileiros quanto portugueses, além de vender as literaturas oriundas dos dois países em língua francesa. Entrar por aquela porta azul da Librairie Portugaise et Brésilienne é como atravessar um portal imediato para o Brasil. Talvez, se você mora no Brasil e está de férias em Paris, não sinta tanta falta de um livro em português, mas para as pessoas que moram fora do país, como é o nosso caso, e estão visitando a capital francesa, sugiro guardar um espacinho na mala para atualizar sua biblioteca pessoal. 

A mais rápida forma de ir ao Brasil direto de Paris


Place de l'Estrapade, cenário de Emily in Paris

Ah, uma curiosidade! Depois da nossa visita à livraria resolvemos tomar uma água sentados no banco da praça que fica logo à frente, a Place de l’Estrapade, que pela movimentação, logo descobrimos ter servido de pano de fundo de uma série Netflix que a gente ama odiar: Emily em Paris. Confirmei que às margens da praça está a porta do famoso prédio da protagonista, aliás, observando bem todo o cenário não é nada estranho para quem viu a série. Guilty pleasure total, confesso! 😝

Então é isso, dá para montar um roteiro repleto dos clichês da capital francesa vendo a Emily in Paris e complementar sua viagem com pontos turísticos menos habituais lendo o raphanomundo.




Reserve com a gente sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate agora seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem