Trending

Museu Casa do Pontal: Arte Popular Brasileira no Rio de Janeiro


Um dos grandes presentes dessa minha ida ao Rio de Janeiro foi, sem dúvida, a visita ao Museu Casa do Pontal. Confesso que eu nunca tinha ouvido falar desse museu, nem sobre o que ele era. Chegando lá, para minha surpresa, me deparei com um espaço totalmente voltado para a divulgação da arte popular brasileira. Para deixar a história ainda mais fantástica, o museu foi idealizado por um pintor francês, Jacques Van de Beuque, que em 1946 fugiu de um campo de trabalho forçado na Alemanha e veio para o Brasil. Em 1951, Jacques foi a Recife, lá se encontrou com Mestre Vitalino e conheceu a sua arte. A partir daí iniciou a sua coleção que hoje conta com 8.000 peças de 200 artistas brasileiros.

Foto de Mestre Vitalino em frente à sua casa, no Alto do Moura - espaço que visitei em junho desse ano
Cazamenti - por Noemisa do Vale do Jequitinhonha - MG (ciclo da vida)
Escritora - por Maria Amélia de Tracunhaém - PE (profissões)
Espalhada por cerca de 1.500 metros quadrados a exposição permanente do museu é incrivelmente bem montada e dividida por temas e subtemas. São eles: trabalho, religião, festas, diversões, ciclo da vida, cangaceiros e retirantes e arte incomum. É um trabalho exemplar que visa preservar a memória, reconhecimento e a valorização da arte popular brasileira. É tudo muito lúdico e, como cereja do bolo, entre uma peça e outra, encontramos algumas instalações onde é possível interagir, ouvir música e aprender um pouco mais sobre essa tão rica e vasta cultura.

Cultura
Tradição

Para mim, que sou nordestina, ver tantos conterrâneos com seus trabalhos expostos e devidamente reconhecidos – ainda que tenha sido uma iniciativa de alguém de fora – foi de uma emoção extrema. Ali eu tive a certeza de que, com os devidos esforços, a nossa cultura poderá nunca se perder.


SERVIÇO

Onde: Estrada do Pontal, 3295 – Recreio dos Bandeirantes
Quanto: Exposição permanente: R$12,00 / Estudantes e Idosos pagam meia / Crianças até 6 anos não pagam.
Quando: Terça a domingo das 9:30 às 17:00.





>> O raphanomundo viajou a convite do RioCVB em parceria com a TAM Linhas Aéreas

SalvarSalvar
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. que massa! também nunca tinha ouvido falar... uma pena não ser mais divulgado, né?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem