Trending

Onde comer um bom schnitzel em Stuttgart

Para quem é carnívoro é quase impensável visitar a Alemanha e não provar um belo de um schnitzel. Aqui no blog mesmo ele já apareceu em alguns posts, inclusive no famoso restaurante de comidas gigantes em Frankfurt, onde o visitante pode se refestelar em uma porção de 1kg da iguaria.

Para quem não conhece o prato, conto de forma abreviada um pouco de sua história. Na verdade, antes do schnitzel se tornar uma tradição na Alemanha ele percorreu um longo caminho. Há quem diga que o conceito do prato surgiu na Itália, mais precisamente na região da Lombardia, uma clara inspiração na Cotoletta Alla Milanese (prato que vai aparecer em breve aqui no blog). No caminho entre a Itália e a Alemanha a receita fez uma parada na Áustria, ninguém sabe precisamente quando mas foi entre os séculos XV e XVI, não se sabe ao certo. O que se sabe é que o escalope de vitelo empanado virou um dos pratos ícones da Áustria, assumindo o nome de Wiener Schnitzel. De lá pra cá, ou melhor, da Áustria para a Alemanha foi um pulo e o prato tornou-se popular por aqui também.

Na foto Schnitzel "Hollandaise" com uma Wulle, cerveja local, para acompanhar
As variações também se flexibilizaram, hoje se faz o empanado com frango, peru e porco, além do tradicional, com vitelo. Os acompanhamentos são os mais diversos, mas com batata frita é suficiente. Tanto a tradicional Cotoletta, quanto  o Schnitzel são originalmente feitos na manteiga, mas nos dias de hoje a imersão em óleo é mais comum, assim como o uso da carne de porco. O que interessa é que  um bom schnitzel tem que ser crocante por fora e molhadinho por dentro.



Um dos mais gostosos que comemos aqui em Stuttgart foi num restaurante nada chique, muito simples e rústico, eleito algumas vezes o melhor Schnitzel da cidade. Já fomos umas 5 ou 6 vezes, levamos colegas, inclusive alemães e a comida foi bem elogiada. Então, se vocês estão em Stuttgart e querem comer um bom schnitzel, vão ao Onkel Otto Das XXL Schnitzelparadies | O paraíso dos schnitzels (?) extra grandes. Pois é, o restaurante trabalha com uma carta IMENSA de acompanhamentos para o empanado, além de dois tamanhos de porção: o regular, que já é grande o suficiente e o extra grande, que eles vão cobrar cerca de 2 euros a mais caso seja para dividir. Eu gosto muito do Biergartenschnitzel (10,90 euros – tamanho normal), que vem com a deliciosa salada de batata da casa. Mas já provamos (e aprovamos) muitos outros. Vale a pena conferir!

SERVIÇO

Onkel-OttoDas XXL Schnitzelparadies
Onde? Böblingerstrasse 14 | Marienplatz
Quando? De segunda a quinta, das 11:30 às 22:30 | sextas e sábados, das 11:30 às 23:00 | domingos, das 12 às 22 – É preferível reservar mesa | Aceita cartão
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem