Trending

Os pães da alemanha

Já devo ter falado por aqui que moro em cima de uma Bäckerei (padaria), né? Então, todos os dias pela manhã, sem exceção, um mix de aromas invade a minha casa: às vezes cheiro de pão quentinho, outras vezes um perfume de café fresco (para mim o aroma do café é um dos melhores cheiros do mundo). É uma delícia. Sempre observo o entra-e-sai de clientes, cada um com sua compra do dia.

Em cada esquina desse lugar tem uma padaria com vitrines lindas e pães deliciosos. O mais famoso deles é o Brezel (e sua variação Butterbrezel, que é o mesmo pão só que com manteiga), meu marido come todo dia se brincar, eu prefiro a maciez do Brötchen (e sua variação Käsebrötchen, que é o mesmo pão só que com uma cobertura crocante de queijo). Sem contar que eles também capricham no croissant, baguette... em tudo!


A Bäckerei (mas não a que fica aqui embaixo)



O Brezel


Brötchen (o pão redondinho)

Achei uma matéria antiga, mas muito boa, da Deutsche Welle que fala sobre a loucura dos alemães pelo pão. Lendo o texto descobri que aqui tem mais de 18.000 padarias e que em Ulm, cidade mais ou menos perto daqui de Stuttgart, tem o museu do pão.

É ou não muito amor?

imagens: bäckerei | brötchen | brezel
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

11 Comentários

  1. ai, rapha! eu AMO paradia, quem me dera morar em cima de uma! cheiro de pão saindo do forno é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale! É realmente uma delícia!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Ah, minha familia inteira e fa de pao! Mainha so termina uma refeicao quando come um pao! Deu agua na boca so em pensar no cheirinho invadindo a casa! O pao da segunda foto parece um pretzel (sera que e a mesma coisa?) mas o que eu queria era o redondinho mesmo! Huuum...

    ResponderExcluir
  4. Os pães daqui são fantásticos e o Brezel parece um Pretzel mesmo (é igual mas é diferente, entende?) ahahahah...
    :*

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale...

    Os pães da alemanha são os melhores do mundo... Para mim não existe nada melhor que comer um Brötchen com varios grãos e de preferencia com uma fatia do Schwarzwälder Schinken.. Yummy

    ResponderExcluir
  6. Eu caí de amores mesmo por esses pães e morar sobre uma padaria só facilitou o processo! Que saudade :(

    ResponderExcluir
  7. nossa, o pão da alemanha é mesmo o melhor! uma pena que faz a gente ganhar umas gramas, pra não dizer uns quilos...
    até o Brecht escreveu sobre o pão alemão!
    bjs e adorei o blog!

    ResponderExcluir
  8. adoro pão, não consigo viver sem! Lá também comi muito o pão preto, mto bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, descobri o preto quando fui da última vez. Me acabei de comer! Acho que cada vez que eu for lá vou descobrir um pão novo :)

      Excluir
  9. Oi.. achei seu blog por acaso, mas adoro ler sobre as peculiaridades e lembrar de alguns momentos que tive quando morei na alemanha... queria que vc me ajudasse numa coisinha, se puder.. eu to tentando lembrar como se escreve o nome de um pão que eu comia muito na escola quando morava aí... eu sei que deve ser mais ou menos knussperstanger, mas não acho de jeito nenhum e em lugar nenhum com esse nome. é um pão que tem aquelas sementinhas pretas redondinhas, outras sementes, presunto ou bacon, e é bem fácil de achar na alemanha inteira... sabe de qual to falando?
    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathy! De cabeça não me lembro o nome desse pão, mas vou perguntar aos amigos e volto aqui pra te contar, certo?

      Seja sempre bem vinda ao Rapha no Mundo :)

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem