Trending

Experiência | Voando Azul

Semana passada voamos pela primeira vez com a Azul! A cia aérea chegou  ao Brasil em 2008 fazendo bastante burburinho. Mesmo já operando há dois anos, mais ou menos o mesmo tempo em que vivemos em São Paulo, nunca tivemos oportunidade de voar antes – apesar da curiosidade, primeiro pelo deslocamento entre São Paulo e o Aeroporto de Viracopos em Campinas, segundo pelo preço, que nas vezes em que viajamos, a empresa aérea não conseguiu competir com as grandes TAM e Gol.



Porém, desta vez foi diferente. Precisávamos de um bilhete de última hora para voar o trecho Recife-São Paulo e nas buscas encontramos o preço de R$ 59,00 (fora taxa de embarque) num vôo noturno. Não pensamos duas vezes!

Como a Azul opera aviões menores (Embraer 190 e 195 - com capacidade de até 118 passageiros), conseqüentemente as filas são menores e o embarque dura menos tempo. Já dentro da aeronave, a primeira impressão foi ótima! Ela aparentava ser bem nova, estava muito bem limpa e conservada. As poltronas são mais espaçosas e para nossa surpresa, havia tela individual com programas dos canais Multishow, GNT, Sportv, além do clássico GPS, com informações sobre o vôo em tempo real.



No serviço de bordo, nada de carrinho com bebidas ou cardápios e comissárias contando moedas. Você é questionado sobre o que quer beber e logo em seguida a comissária traz o seu pedido. Para comer, as opções são snacks industrializados como: batatas chips, amendoim japonês, bolacha salgada, cookies e goiabinha. Você escolhe quais e quantos vai querer, bem prático. Para arrematar o serviço, a comissária passa uma bandeja com um cafezinho.


 


Já em Campinas, o vôo, que saiu no horário, chegou adiantado 10 minutos, o que nos deu tempo de pegar o ônibus que eles ofertam para o traslado até São Paulo – tem que retirar uma senha na sala de desembarque. Escolhemos vir até o aeroporto de Congonhas, que fica bem perto de casa, mas dá pra ir a outros vários destinos tanto em São Paulo, como para outras cidades próximas a Campinas. O percurso até Congonhas foi tranqüilo e levou cerca de 1 hora e 15 minutos, com o trânsito totalmente livre tanto na Rodovia dos Bandeirantes quanto na chegada a São Paulo. Acredito que em outras condições o traslado demore pelo menos duas horas, o que pode tornar a viagem mais demorada e cansativa. Mas para quem não tem São Paulo como destino, essa observação torna-se irrelevante.

No geral, tivemos uma experiência muito legal nessa primeira viagem, o que nos faz querer voar novamente em breve e recomendar para nossos familiares e amigos. Para evitar o deslocamento até Campinas, esperamos que a Azul comece logo a operar mais vôos em Congonhas (atualmente só há uma rota: Congonhas – Porto Seguro).

Serviço:
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

9 Comentários

  1. Rapha, vc deu sorte ou então mudou. Meu marido voltou de SP (SP-Rio) e o avião era velho e esse serviço de bordo era bem diferente...
    Espero que tenha mudado!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Ju, tomara que não tenha sido só sorte. Porque eu gostei realmente! Vamos ver a minha segunda vez. :)

    :*

    ResponderExcluir
  3. Minha experiência com a Azul foi bem diferente... já peguei um voo Campinas-Rio que teve que voltar pra Campinas porque tinha fila pra pousar no Rio (ok, isso não foi culpa deles). Em Viracopos, deixaram a gente esperando umas 5 horas antes de falarem que não iríamos decolar no dia por falta de tripulação! Colocaram a gente num hotel super longe, e até todo mundo chegar e fazer o check-in, já era quase hora de voltar pro aeroporto pra decolar.

    Foi PÉSSIMO. Depois dessa, nunca mais arrisquei. Espero mesmo que a Azul tenha melhorado, porque a oferta de voos no Brasil, embora esteja crescendo, ainda precisa melhorar muuuuuuuito!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rapha! Que bom que gostou de voar conosco. Para nós é um prazer ter você a bordo. Juliana, nossas aeronaves são as mais novas e modernas do Brasil. Maíra, se puder nos informar o código da sua reserva para que a gente verifique o que aconteceu estamos a disposição. Vocês todos são bem vindos a bordo! Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Pessoal da Azul Linhas Aéreas, acho a postura de vocês excelente! A minha experiência do antes, durante e depois com a azul foi e está sendo ótima. Obrigada pelo feedback!

    ResponderExcluir
  6. Também acho admirável uma empresa que se preocupa com o que as pessoas estão falando dela na internet... confesso que ganhou uns pontinhos comigo.

    Meu código de reserva é V36DYY, VCP-SDU em 27/12/2009. Espero que tenha sido uma situação pontual, porque foi de fato uma experiência bem desagradável e cansativa.

    ResponderExcluir
  7. Fiz minha primeira viagem de avião dia 07/06/2011 e escolhi fazer pela Azul Linhas Aéreas (consegui desconto comprando quase de véspera) ... de Curitiba para BH com escala em São José dos Campos. Achei tudo perfeito e recomendo a todos. Todos mto educados e serviço de bordo conforme O Rapha informou. Nota dez pra vcs.
    Abraços
    Ale Curitiba

    ResponderExcluir
  8. Meu marido e eu só viajamos de Azul desde quando ela começou. Somos paulistas e moramos em Salvador, meu marido viaja praticamente toda semana a trabalho para SP e mesmo assim prefere ir por Viracopos, o conforto do ônibus até o shopping Eldorado e free, compensa muito mais do que descer em Cumbica pela distância, trânsito e preço do taxi. Por isso desistimos das outras companhias, e também pelo atendimento simpático e pelas aeronaves novas. Faz 2 anos que voamos pela Azul e nunca tivemos problemas, pelo contrário, sempre fomos muito bem atendidos.

    Muito bom o seu blog!
    abraço
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Olha Jussara, também queria manter essa exclusividade, mas como moro perto de Congonhas fica mais fácil voar pelas outras cias. Sem dúvida, seria muito bom voar só em aeronaves novas e com gente simpática, né?

    Obrigada pela visita!

    :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem