Trending

Rio de Janeiro | Favela Painting

Dois artistas holandeses vêm dando uma nova cara às favelas cariocas desde 2006.  Haas&Hahn tomaram conhecimento das comunidades em 2005, quando filmaram um documentário sobre o hip hop nas favelas do Rio e São Paulo. A partir daí eles passaram a usar arte com o intuito de levar às comunidades uma verdadeira transformação. E com essa explosão de cores esses lugares passaram a inspirar seus moradores.


Santa Marta - ao todo, 34 casas foram pintadas - finalizado 2010




Haas&Hahn  -  a dupla contempla sua nova arte no Santa Marta

Santa Marta - detalhe da pintura das casas

Vila Cruzeiro - grande parte do concreto foi coberta por pura arte - finalizada em 2008
detalhe da carpa no concreto pintada por jovens da comunidade que aprenderam a técnica com os artistas

Vila Cruzeiro - mural do garoto soltando pipa - finalizado em 2007
Excelente trabalho, não? Inspirador, eu diria! Para saber mais sobre o projeto e os artistas: Favela Painting

Fonte: Revista Lonely Planet, nº 20
Imagens: Divulgação
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

15 Comentários

  1. Essa iniciativa foi show!
    E quando eles estavam fazendo a pintura pelo Santa Marta e estive lá! Muito interessante! Até porque eles qualificaram e usaram a mão de obra local para fazer as pinturas.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal o trabalho, Tata. Fiquei louca pra ver de perto. Obrigada pela visita :*

    ResponderExcluir
  3. Quem banca isso? Pelo que pude perceber, não é só pintura, eles finalizam o acabamento também. Mas alguém tem que pagar essa conta, porque por mais a morte a arte e solidariedade que se tenha, sai caro.. rs.

    ResponderExcluir
  4. Ândi querido, o foco do post é só na arte mesmo. Quem banca ou deixa de bancar não é comigo, mas tem o link do projeto caso você queira se aprofundar mais. De qualquer forma, não deixa de ser um belo trabalho, não é?

    :*

    ResponderExcluir
  5. Calma, foi só curiosidade. Rs. Sim, belíssimo.

    ResponderExcluir
  6. lindo mesmo! aqui na frança tem artistas brasileiros que fazem muito sucesso pintando muros e fazendo o mesmo tipo de trabalho, dai, olhando o seu post pensei: pq gente nossa não faz esse tipo de projeto dentro de casa? pq temos que importar mao de obra criativa de fora se temos condiçoes de fazermos nos mesmos? enfim, arte é arte de qq maneira, e ficou lindo demais! bjo!

    ResponderExcluir
  7. concordo contigo, Mi. acho que tem um pouco de preguiça no meio disso tudo. sempre dizem que: "no brasil nada se cria, tudo se copia" acho que tem gente que leva a sério essa preguiça de criar. se soubessem como é legal estimular o cérebro para esse tipo de coisa, certamente não deixariam de fazer.
    :*

    ResponderExcluir
  8. Que bacana seu blog, mais bacana ainda essa sua vida aventureira ( que percebi pelo pouco que li). Acompanho o "Ideias de Fim de Semana" e te encontrei por lá. Vou ler mais do que tem aqui.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá Priscila, que bom que você gostou do blog. O ideias é uma delícia de blog e sempre traz ótimas leitoras pra cá! Tomara que você continue por aqui também!

    :*

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post! O blog em geral, mas este chamou atenção pelas super imagens coloridas! hehe Iniciativa muito boa e um belo trabalho!

    Mariana

    ResponderExcluir
  11. É um belo trabalho mesmo, Mariana. Obrigada pela visita e pelo elogio :*

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha postado ontem mas acho que fechei antes de confirmar. Eu vi no site que disponibilizam canais para doações. Eis uma das fontes para bancar o projeto. :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem