Trending

Canela: Castelinho Caracol

Como eu disse no post passado, o Castelinho Caracol merece um post à parte mesmo. É a segunda vez que o visito e sempre me encanto com a história. A casa é uma das primeiras residências construídas em Canela, fato que aconteceu por volta de 1913 e 1915. Desde 1985 ela virou um museu aberto e abriga relíquias da família, de origem alemã, Franzen. Hoje, se não me engano, só um membro da família é vivo, mas mora em outra casa no mesmo município. 
Tudo por lá está intacto e é muito bonito. Entrar na casa é uma viagem no tempo. Não sei bem explicar porque esse é o meu lugar preferido do passeio, talvez por respirar história quando a gente põe o pé lá dentro ou quem sabe é por causa do perfume do apfelstrudel que toma todo o ambiente e nos transporta para uma cidadezinha do interior da Alemanha? Não sei. Só sei que esse passeio é uma delícia. Dessa última vez o clima estava fresco, mas em junho de 2005 o frio dava um charme ainda maior ao lugar. É imperdível!

fachada da casa da família Franzen

sala de jantar e o centro da mesa giratória

sala de música do Sr. Franzen

relíquias na parede

                           
                                   banheiro

detalhe do quarto e do berço

o belíssimo quarto de costura


os arredores da residência

                       
                         riacho que corre no quintal da casa

fundos do armazém
Quem quiser ainda pode sentar-se por lá e apreciar uma bela fatia do apfelstrudel bem quentinha acompanhada de uma generosa porção de nata feitos no fogão à lenha da família. Hoje eles já incorporaram uma lojinha ao lugar, mas eu não entrei. Quis deixar na memória só a parte menos comercial do negócio. No mais, esse é o ponto forte do passeio até Canela. Espero que vocês gostem (para quem ainda não foi) ou tenham gostado (para quem já foi) tanto quanto eu.


Serviço:
Castelinho Caracol: aberto diariamente das 9:00 às 13:00 / das 14:20 às 17:40. Custa R$ 6,00 (adulto) crianças até 10 anos não pagam e melhor idade tem 50% de desconto. Fatia de apfelstrudel para duas pessoas R$ 17,00
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

6 Comentários

  1. Obrigada, Carla! Volte sempre :*

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos mesmo! E um lugar lindo e cheio de historia! Se nao me falha a memoria, o primeiro andar foi construido sem pregos, apenas com madeira encaixada... tu lembras de algo assim?? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Exatamente amiga. No link que eu coloquei no começo do post tem um pouco mais da história da casa: http://www.castelinhocaracol.com.br/conteudos_HTML/historico/historico.htm

    :*

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO esse lugar! Não gosto de apfelstrudel mas ir la é super legal! Dá para imaginar direitinho como eles viviam! E as fotos em preto e branco estão lindas! Paarabéns!

    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Também adoro, pelo post já dá pra notar, né? hahahha
    Obrigada pelo elogio e pela visita, querida!
    :*

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem