Trending

Viagens & Cinema

Lendo a nova edição da revista Lonely Planet (muito boa por sinal) que chegou aqui em casa vi uma matéria super interessante com o título "viagens de cinema" onde eles listaram 7 lugares - Lisboa, Las Vegas, Buenos Aires, Toscana, Paris e Tóquio -  que serviram de locações para diversos filmes. 

Achei a matéria ótima e resolvi fazer uma mini série aqui no blog chamada "Viagens & Cinema" dividindo com vocês durante essa semana alguns lugares que escolhi e filmes interessantes feitos nessas cidades. Acredito que o poder do cinema é incrível, pois viajamos sem sair do lugar, confortavelmente sentados numa sala escurinha e climatizada. Acho que esse é o primeiro passo para a gente ter vontade de cair no mundo e ver ao vivo o que você vimos na tela do cinema. Algumas dessas cidades eu já visitei e pude comprovar tudo que havia visto na big screen. Outras eu eu ainda não conheço e ainda habitam só meu imaginário, mas logo passarei a conhecer e mais uma vez irei ao cinema viajar por novas terras, terras desconhecidas. 

Aproveitando a nossa super parceria com o AlemanJA.org começo a série mostrando filmes alemães que trazem Berlim como pano de fundo:

ASAS DO DESEJO (Der Himmel über Berlin - 1987) de Win Wenders


Esse filme é genial, tive a oportunidade de ver na 34º Mostra Internacional de Cinema que aconteceu aqui em São Paulo o ano passado e me arrependo de ter visto depois de conhecer Berlim. É quase a mesma sensação de ler um livro após ver o filme que usou o livro como roteiro. De qualquer forma Win Wenders é um gênio e o filme é um clássico. Tão clássico que inspirou o filme "Cidade dos Anjos" e o belíssimo clipe da banda irlandesa U2 "Stay (faraway, so close)". No Festival de Cannes o filme ganhou na categoria Melhor Diretor. Entre outros prêmios. Recomendo!

CORRA, LOLA, CORRA (Lola Rennt - 1998) de Tom Tykwer


Lola ganha as ruas de Berlim com a intenção de salvar o namorado da ira do chefe de uma quadrilha de contrabandistas, para tanto, ela só tem 20 minutos. O filme mostra 3 possíveis finais para a mesma história. Estilo esse que posteriormente veio a ser utilizado em filmes americanos como Efeito Borboleta. O filme ganhou o prêmio da audiência no Sundance Film Festival.

ADEUS, LENIN! (Goodbye, Lenin! - 2003) de Wolfgang Becker


Becker consegue contar  um fato histórico de grande importância mundial como a queda do Muro de Belim, de forma criativa, leve e comovente. Com muita inteligência ele mostra todas as grandes transformações que o país sofreu desde então e o esforço de um filho em manter sua mãe doente distante dos últimos acontecimentos. O filme ganhou o Goya de Melhor Filme Europeu. A trilha é composta pelo genial multiinstrumentista francês Yann Tiersen que confere ainda mais sensibilidade ao filme.  Excelente!

Já aviso aqui que não sou especialista em cinema nem nada parecido. Estou pura e simplesmente dividindo boas experiências e dicas. Para mais informações detalhadas existe uma infinidade de blogs especializados no assunto e eu não me atreveria a tentar fazer o trabalho deles. 

Espero que vocês gostem da série e compartilhem por aqui seus filmes e cidades favoritos!
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

6 Comentários

  1. Adeus Lenin é um filme de uma sensibilidade absurda! Lindo! Lindo! Lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Também acho lindo, Hannah. Muito inteligente!

    :*

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o Good Bye Lenin.. Na minha opinião um dos melhores filmes do cinema alemão moderno.. Aproveitando o ensejo recomendo o Das Leben der anderen (The lives of others)que ganhou o Oscar 2006 de Best Foreign language
    http://www.youtube.com/watch?v=FppW5ml4vdw

    ResponderExcluir
  4. Já assisti os três e não conheço a Alemanha. Não está nos meus destinos Top Five. Sugestões de filme & cinema com Viena de fundo: Antes do por do sol e Antes do Amanhecer. Toscana: Sob o sol da Toscana e é claro, Comer, rezar, amar (Itália, Índia e Indonésia). A lista é imensa, mas falei desses porque adorei os filmes e porque conheço Roma e Itália e quero conhecer esas outras cidades.

    ResponderExcluir
  5. Dica anotadíssima, Oscar! Obrigada pela visita :*

    ResponderExcluir
  6. Olá Patty, sugiro que a Alemanha entre no seu TOP five urgente. Você vai amar. Obrigada pelas dicas e pela visita :*

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem