Trending

Bogotá - catedral de sal

O intuito do nosso passeio no Turistren foi conhecer a famosa Catedral de Sal de Zipaquirá que fica a 50km de Bogotá. O percurso pode ser feito de carro, ônibus ou através do Tren de la Sabana, esse último foi o escolhido por nós e garanto que é o jeito mais interessante de chegar até lá. Já no trem adquirimos nossas entradas para o Parque do Sal, onde se encontra a Catedral. Chegando em Cajicá, uma cidade antes de Zipaquirá, nós descemos do trem e fomos encaminhados para os ônibus de turismo que nos levaram até o parque. 
Para realizar a visita tivemos 1:30h e por fim, retornamos ao ônibus que nos deixou no município de Zipaquirá onde almoçamos e pegamos o trem para a viagem de volta. Vale ressaltar que o valor do transfer também é pago no momento da compra dos tickets para entrar na catedral, a bordo do trem. Tudo isso feito de forma muito organizada e pontual, na medida do possível. 

os mineiros representados na entrada da mina onde fica a Catedral de Sal
já no interior da mina de sal
impressionante como eles enchem de significado  um material tão bruto

apenas luz, pedra e sal

o anjo com o trompete anuncia a ressurreição de Cristo

missa na capela
anjo esculpido em mármore

a criação de adão - obra de Carlos E. Rodríguez Arango em mármore

Chegando à Catedral, com os tickets em mãos, é só ir até a entrada da mina e esperar um grupo ser formado para o passeio guiado. Os guias são jovens, divertidos e fluentes em espanhol e inglês . O nosso guia, em especial, nos contou toda a história de forma bem humorada e muito completa, conseguiu fazer o passeio de 1h passar num piscar de olhos. Dica: no final do tour é de bom tom dar uma gorjeta ao seu guia. E se você não lembrar, não se preocupe, eles o alertarão no meio do caminho.
O tour explica basicamente todo o simbolismo que existe dentro da Catedral e como eles conseguiram reproduzir a Via Crúcis com as matérias-primas existentes na mina. O nosso passeio ainda foi mais carregado de significado pois escolhemos o domingo do páscoa para conhecer a Catedral, ou seja, havia mais gente do que o normal e em suas capelas ocorriam missas de hora em hora. 

A catedral começou a ser construída em 1950, foi inaugurada em 1954, porém, em 1990 ela foi fechada e em dezembro de 95 foi inaugurada a catedral definitiva. Em 2007 ela tornou-se a 1ª maravilha da Colômbia e, mesmo sem o título, o local já era retratado com muito respeito, mas, há 3 anos, os colombianos têm ainda mais orgulho do seu santuário. 

O passeio como um todo vale muito a pena, independente da sua crença ou religião. Vale para conhecer a grandiosidade dessa obra que deixa qualquer um boquiaberto. Realmente impressionante. 

Dentro do ambiente ainda encontramos um espaço para venda de artesanato local, um autêntico café Juan Valdez e uma loja de esmeraldas legítimas retiradas da mina.


Onde: Cidade de Zipaquirá - 50km de Bogotá
Quanto: Adultos (13 a 59 anos) 20.000 COP / Crianças (4 a 12 anos) e maiores de 60 anos 14.000 COP
Quando: Todos os dias das 9:00 às 18:00
Transfer do Tren de la Sabana: 5.000 COP por pessoa
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

8 Comentários

  1. Adorei as fotos!!!
    Infelizmente não tive tempo de conhecer a Catedral de Sal... Mas imagino que o lugar seja realmente lindíssimo!! Todos com quem conversei recomendaram muito esse passeio.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É um belíssimo passeio, Anna! Da próxima vez não deixa de ir lá. O lugar é impressionante :)

    ResponderExcluir
  3. dica anotada! parece super interessante mesmo

    ResponderExcluir
  4. oba! quando for lá me diz o que você achou :*

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos Rapha e pareceu ser mesmo mto interessante!

    ResponderExcluir
  6. Origada pelo elogio e pela visita, Guta! :*

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por todos esses posts sobre a Colômbia, meus pais vão passar 12 dias lá e não estavam achando guia impresso nenhum em português! imprimi seus posts e eles estão satisfeitíssimos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo retorno! Espero que eles curtam bastante :) Nós adoramos essa viagem!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem