Trending

Belém | Mercado Ver-o-peso

O Mercado do Ver-o-peso é sem dúvida o ponto turístico mais famoso de Belém e eu, que sou bem chegada num mercado, não poderia deixá-lo de fora do roteiro. O Ver-o-peso foi construído em 1625 e fica às margens da Baía do Guajará, local estratégico para a descarga dos barcos pesqueiros. Partindo da Estação das Docas, a princípio você se depara com as barracas de comidas prontas: maniçoba, açaí na tigela com peixe frito, coxinha de carne de caranguejo, tacacá, sucos e mais uma infinidade de delícias. 







Percorrendo mais um pouco, chegamos às barracas de artesanato típicos da região norte. Coisas lindas e totalmente diferentes do que estamos acostumados.  Mais para frente encontramos as bancas de frutas, verduras e alimentos típicos da cidade: Castanha do Pará, camarão e peixe salgados, tucupi à vontade e farinhas de todos os tipos não faltam. O prédio azul, que é o mercado propriamente dito, abriga um vasto número de boxes que vendem pescados in natura.  Os peixes, claro, de água doce e bem característicos da região.  Para quem gosta de camarão, como eu, aquilo lá é o paraíso. Tem em abundância! 















O cheiro nessa parte do mercado é bem forte e no lado de fora, onde a maioria dos barcos está atracada também. Acredito que o calor acentua ainda mais o odor, portanto, se você tem o estômago fraco, aconselho que sua visita por lá seja breve.










No mais, toda a área de fora do Ver-o-peso é um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de cozinhar e se jogar nos sabores, cores, texturas e aromas de uma cozinha com tanta personalidade como a paraense. 

Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

4 Comentários

  1. Gostei muito dos seus posts sobre Belém do Pará. É bem verdade que esta cidade é extremamente encantadora e não digo isto só por ser belenense. Já conversei com muitos que visitaram a cidade e de todos ouvi muitos elogios.
    A cultura rica, a gastronomia peculiar, a receptividade dos habitantes e a arquitetura descendente da Belle Époque encantam a todos que por aqui passam.
    Parabéns pelo Blog e esteja convidada a vir à Belém quando quiser.

    http://diariodeumestudant.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz com o seu retorno, Luiz. Mesmo depois de retornar de Belém ainda me encanto com o amor do belenense pela sua cidade. É algo muito bonito de se ver.

    Obrigada pela visita e pelo convite. Não vejo a hora de voltar!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Linda minha Belém,minha terra natal

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem