Trending

Experiência | Voando American Airlines

Como foi dito no post anterior, nós viemos a Nova York com a American Airlines. Foi a nossa primeira vez com a companhia aérea americana. Muito antes de comprar as passagens, sempre ouvi falar bem mal da empresa, que ela seria a Ibéria dos Estados Unidos. Também nunca voei com a Ibéria, mas descrevem seus aviões que voam para o Brasil como “ônibus com asas”. Enfim, uma péssima comparação.

Chegou o dia da viagem, chegou o dia da verdade, né? Encontramos o check-in bem tranquilo, o que não é muito comum para voos internacionais. Apesar de tranquilo todo o trâmite foi muito lento. Primeiro passamos por um check de passaporte e bagagens, com algumas perguntas, para só depois ir ao balcão e fazer o check-in de fato. Nessa hora são entregues os formulários necessários para a imigração nos Estados Unidos. Se tiver tempo, aconselho que você os preencha antes mesmo do embarque, pois já chega com tudo certinho. Caso não pegue os formulários no balcão, não tem problema, faltando pouco para o fim do voo os comissários vão oferecer novamente.

O voo GRU – MIA não é tão longo e como é noturno, dá pra dormir numa boa. Acho que a falta de entretenimento até ajudou na hora de pegar no sono. O avião que faz esse trecho é um Boeing 767 super antigo, com monitores compartilhados, ou seja, sem telinha individual. Em cada poltrona um kit simples contendo manta, travesseiro e fones de ouvido. O Embarque foi bem organizado, feito em grupos. Os comissários são bem pouco cordiais e isso eu achei péssimo. Cordialidade é tudo nessa vida e nem um “boa noite” eu ouvi. Lamentável.



Logo após a decolagem foi a hora do serviço de bordo. Tudo muito simples, rápido e sem bebida alcoólica. Foram duas opções de jantar, carne ou frango, sobremesa, salada, pão, manteiga, queijo processado e bolacha. Para acompanhar, suco, café, água e refrigerante. Os comissários aparentavam estar com pressa e pouco depois de servirem já voltaram perguntando se havíamos acabado para recolher as coisas. Uma correria só. Também estranhei o fato do serviço de bordo não ser interrompido mesmo atravessando uma zona de turbulência.




Após o jantar foi a vez do duty free, mas mais uma vez, corrido. Acho que eles tinham a certeza de que ninguém compraria. Piratas do Caribe na tela, o jantar já servido e recolhido, só nos restou dormir. Faltando uma hora e meia para o pouso eles serviram uma “light meal” como café da manhã: Pão doce, manteiga, suco, café e salada de frutas. Logo nós pousamos em Miami para a segunda etapa da nossa viagem: o trecho Miami – Filadélfia.


Nessa segunda parte já encontramos comissários mais bem humorados, serviço de bordo simples, só bebidas, com a possibilidade de compra de lanches a bordo. O voo até Philly durou 2:30 e boa parte delas eu passei dormindo.


No fundo, no fundo eu não achei tão ruim voar com a American Airlines, mas eu fui preparada para algo muito pior. Acredito que se o primeiro trecho fosse mais longo, a falta do entretenimento seria algo grave, mas nesse caso foi tranquilo. No entanto, cordialidade é essencial para mim e, nesse quesito, a American Airlines (no trecho São Paulo - Miami) levou um zero. 
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

10 Comentários

  1. è que pra quem não dorme nunca em voos, como eu, o entretenimento individual é a coisa mais importante. E isso eles nunca têm.

    ResponderExcluir
  2. Odiei voar AA. Comissários grosseiros e até mesmo rindo de passageiros. Acho que pior que isso só mesmo a Delta. Acho sim que é a Iberia dos EUA. Mas é aquela coisa, as companhias estão tão parecidas... O melhor é buscar a com menor preço e aguentar as horas que nem são tantas assim! Quem quiser conforto tem um lugar lá na frente chamado primeira classe, né? rsrsrs

    Beijos!

    Flavia Mariano

    www.depoisdos25.com

    ResponderExcluir
  3. Já estou acostumada com comissários chatos... hahaha
    O que eu acho um absurdo é você ter recebido lanchinho no voo doméstico e eu não... (#mimimi)

    - nunca voei com tv individual, achava que isso era apenas para frist class (hahahaha)

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a AA não tem um bom serviço de entretenimento e as aeronaves não são as melhores. Achei as fileiras de poltronas muito próximas.
    Umacoisa que gostei muito foi o atendimento que ele dão. Muito melhor que a TAM. Voos como JFK-GIG há sempre brasileiros no aeroporto e no avião, ou pelo menos tentam falar algumas palavras (americanos).

    Já sobre os voos internos nos EUA, não tem nem comparação. As aeromoças são bem mais educadas e simpáticas, apesar de as vezes os aviões serem apertados (American Eagle).

    ResponderExcluir
  5. Moro em Madrid...sempre voo com Iberia...inclusive para São Paulo e posso garantir que não tem nada a ver com com AA....Iberia mil vezes melhor! Serve vinho e é bom!! hahaha
    Ah...sempre leio...o blog, mas só hje resolvi comentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber, Fabiana! Como disse no texto, nunca voei com a Iberia. De qualquer forma, quando a gente baixa as expectativas fica mais fácil de ser surpreendido, né? heheheh

      Fique à vontade para comentar mais. Adoro!

      Excluir
    2. Pois é...vou pra NY na quarta, por Iberia tb....isso que dá querer acumular pontos! :))))) **já copiei um monte de dicas suas!!!**
      Mas acho que uma cia quase ninguem fala e é super "exotica", pra não dizer estranha é a AirChina!!

      Excluir
    3. Ah, que delícia, Fabiana! Volta aqui pra contar como foi :) Achei um relato sobre a AirChina lá no Melhores Destinos, dá uma olhada: http://www.melhoresdestinos.com.br/avaliacao-air-china.html

      Boa viagem!! :)

      Excluir
  6. Oi Rapha. Adoro seu blog.
    Queria saber se você já voou de Delta Airlines? E se já como foi? O que você achou? Algum conselho?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem