A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro

No começo de setembro pedi para que vocês, meus queridos leitores, participassem de uma pesquisa da ABBV - Associação Brasileira dos Blogs de Viagem. Vocês prontamente participaram e agora compartilho o resultado desse importante trabalho.
------

Um estudo inédito — realizado pela ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação — mostra a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro. A sondagem confirma a importância do segmento na tomada de decisão do viajante e mapeia o perfil dos leitores que acompanham os relatos diários dos blogueiros. Segundo a pesquisa, feita através de 40 blogs associados à ABBV, 70% dos leitores utilizam os blogs de viagem como fonte de consulta para a escolha do destino. Os leitores destes canais são viajantes independentes e  experientes. Eles planejam sozinhos o roteiro e usam a internet como fonte  de informação e meio para contratar serviços, como hospedagem e passagens aéreas.


A indicação de amigos vem em segundo lugar com 46% da preferência dos  leitores e as reportagens em revistas e jornais especializados aparecem, em seguida, com 37%. A minoria do leitores, 12%, escolhe para onde vai nas férias através de pacotes de agências de viagens.

A pesquisa desvenda, ainda, a relação estreita construída entre leitores e blogs.  O  estudo  da  ABBV  revela que 68% dos leitores afirmam “confiar muito” nos blogs de viagem como fonte de consulta. Este número é mais do que dobro em relação à confiança nas informações publicadas pelas revistas de turismo, que aparecem em segundo lugar, com 32%. Já as agências  de viagem representam o meio em que os leitores menos confiam: apenas 13% levam em conta as informações fornecidas pelas agências. Entre os canais disponíveis para o leitor buscar informação  —  jornais, revistas, guias turísticos, agências de viagem e portais  —  os  blogs  são  o único canal em que nenhum leitor afirmou não confiar. Quando se trata de post patrocinado (ou publieditorial), um modelo publicitário frequente em blogs, mais da metade do leitores (53%) de blogs de viagem dizem confiar  neste tipo de informação desde que a prática seja transparente.

O perfil principal dos leitores de blogs de viagem se concentra em mulheres jovens (entre 25 e 34 anos), urbanas, com curso superior e renda maior do que 10 salários mínimos. Dos leitores que participaram  do  estudo,  77% acessam os blogs em busca de dicas. Eles querem, com prioridade, informações sobre o que ver, visitar e onde comer no destino. Chama atenção, porém, o número de pessoas que consultam os blogs para ler os relatos sem necessariamente estar planejando uma viagem: 69%. A pesquisa da ABBV sobre o perfil e tomada de decisão do leitor na hora de  escolher seu destino é a primeira ação da associação com a proposta de  promover e divulgar estudos sobre o mercado de turismo e blogs de viagens.

Para realizar o estudo “A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro” foram ouvidas 2.276 pessoas, entre 3 e 14 de setembro, através  de questionários disponibilizados por 40 blogs associados à entidade. A ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de  Viagem, fundada em maio de 2012 é a primeira da América Latina a regulamentar e defende os interesses dos blogs que atuam neste nicho no mercado nacional.

O relatório completo da pesquisa "A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE VIAGEM SOBRE O TURISTA BRASILEIRO" está disponível em http://www.bit.ly/pesquisaABBV.

Comentários