Trending

Conhecendo como funcionam as estações de trem da Alemanha

Depois de passar as dicas de como comprar tickets para viajar de trem na Alemanha, queríamos aproveitar para mostrar alguns detalhes que podem facilitar (e muito) a sua viagem de trem.

No geral, as principais estações de trem na Alemanha (Hauptbahnhof, lembrem-se) são muito centrais e por isso mesmo todos os tipos de transporte acabam passando por lá. Se para chegar à Hauptbahnhof é fácil, mais ainda fica encontrar o seu trem com estas sinalizações: 1) Sempre em frente à entrada principal da estação, há o painel com as partidas. Informações básicas como horário, tipo do trem, destino e paradas intermediárias. O mais importante é a indicação do número da plataforma e se há atraso.

Estação de Munique / München Hauptbahnhof



Estação de Colônia

Chegando a Berlim
2) Espalhados pela estação, estão quadros grandes com um impresso em papel - branco para chegadas e amarelo para partidas -, com toda a programação daquela estação. Para quem já tem uma passagem comprada é útil para confirmar os dados do ticket e para quem não tem, serve para buscar ou se informar das possibilidades e horários de partida.


Painel que indica todas as partidas daquela estação 


3) Uma vez que você encontrou a sua plataforma, existe uma sinalização que pode deixar o seu embarque muito mais rápido e confortável. Ao longo de toda a plataforma estão sinalizadores suspensos com letras maiúsculas (A, B, C, D...).
4) Para complementar esta sinalização existe um mapa exposto na própria plataforma (normalmente no início da plataforma já há um painel), que indica como o trem ficará estacionado para o embarque.

Se você não tem uma reserva de assento, este mapa serve para demonstrar onde ficarão estacionados os vagões de primeira ou segunda classe. Mas se você tiver um assento reservado, eis o facilitador: você saberá, quase exatamente, onde estará estacionado o vagão com o seu assento. É só ver o número do vagão na sua reserva, comparar com o mapa e se orientar pela letra suspensa mais próxima.




ICE na estação de Munique e um exemplo da letra "A" maiúscula suspensa 


Localização dos vagões na plataforma correspondente - GLEIS = Plataforma

Quando o trem chegar, basta confirmar o número ao lado da porta do vagão para embarcar. Caso aquele não seja o seu vagão, é provável que seja o vagão anterior ou o próximo. Mas melhor errar por um, do que embarcar em qualquer vagão aleatoriamente. Cuidado aqui: os trens são grandes e às vezes acontece de serem formados por mais de uma composição que chegam a se separar no meio do caminho. Portanto, mesmo sem reserva de assento é importante olhar o mapa do trem. Outro cuidado: Em estações mais movimentadas, muitos trens usam a mesma plataforma e você pode acabar confundindo um trem que partirá mais cedo com o seu. Portanto lembre-se de olhar para o display para confirmar se aquele é o seu trem e fique certo: os trens só partirão na hora correta ou atrasados, nunca antes! Caso haja alguma alteração na programação, fique atento aos avisos que serão dados pelo sistema de som. Cada plataforma tem um sistema independente e ficará fácil notar se o aviso está sendo dado na sua plataforma. Geralmente os avisos são em alemão e inglês.



2a Classe / Vagão 23 / De Munique a Dortmund

REGIO - Trem regional alemão



Já dentro do vagão, procure o número do seu assento e confirme no display de reserva se ele está corretamente reservado para a sua partida e chegada naquele trem. Como já comentamos, as reservas são muito respeitadas. Se houver alguém no seu lugar, a pessoa deve se retirar. Às vezes acontece de haver assentos próximos livres, mas o ideal é usar o seu, já que qualquer outro assento pode estar reservado para alguém que subirá na próxima parada.


Sinalização de assento reservado

Painel de informações dentro do ICE

Nos ICEs, ainda há um painel na extremidade do vagão que informa a velocidade do trem e qual será a próxima parada. Bom para os dorminhocos.


Paisagem nevada de Munique a Stuttgart

Com estas informações e ouvidos bem atentos, não dá pra errar. Só nos resta desejar boas viagens de trem pela Alemanha!

>> Post pacientemente elaborado pelo marido a.k.a. @arturobarros s2

Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

11 Comentários

  1. Maravilhoso Rapha. obrigada, obrigada
    vou ler pelo menos umas dez vezes kkkkk
    bjs
    Deus te pague
    valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Valéria! Imagina! Espero que seja útil na sua viagem e que ela seja maravilhosa. Quero que volte aqui para contar como foi, viu?

      beijo grande :*

      Excluir
  2. Rapha
    Não consegui entender para que serve aquelas letras A,B,C,D nas plataformas.
    entendi que tenho que observar o train, a hora a plataforma, como o trem vai se posicionar para eu poder localizar o meu vagão e as letras não entendi pra que servem.
    obrigada e desculpe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, as letras servem como orientadores de posicionamento. Primeiro deve-se olhar no esquema onde o seu vagão estará estacionado (6a foto do post). Se ele estiver mais próximo da letra D no esquema, significa que você deve andar na plataforma até onde a letra D está sinalizada e aguardar ali.

      Excluir
  3. muito obrigada Rapha, entendi agora!
    Estava procurando nos meus bilhetes essas letras e não encontrava kkkkkkk.
    bjs
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, querida. Qualquer dúvida é só falar. :)

      Excluir
  4. Ótimo post, muito elucidativo! Parabéns!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Carina, você não sabe como fico contente quando você curte um post "alemão" aqui do blog <3

      Excluir
  5. Felipe Boucault23/01/2014, 14:12

    Ola Rapha
    Gostaria de saber em que mês vc foi, estou pensando em ir no final de marco e ficar uns 12 dias, de Berlim a Dresden e de Dresden a Praga.
    Estou um pouco com receio do tempo, sera q essa época da pra curtir bastante a viagem já?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe! Essa viagem foi feita entre outubro/novembro. Março ainda é inverno por lá, se for no fim do mês, já estará na transição para a primavera. De qualquer forma, o tempo está bem atípico esse ano. Por exemplo, quando visitei Praga, no fim da primavera de 2010, peguei 0º! O tempo é muito imprevisível... Acho que dá pra curtir em qualquer estação, depende da adequação dos passeios.

      Excluir
  6. Ola Rapha
    Seu blog caiu do céu. Estou super preocupada pois fiz besteira de reservas assentos de Colonia/amsterdam e a bahn nao deixa mais apos a compra. Pelo que entendi, preciso procurar a plataforma, olhar o mapa de localização de vagões ( o que significam verde/amarelo/vermelho)? e procurar um vagao para segunda classe. No proprio estara escrito o destino na porta. e procurar um assent o que nao tenha a luz acesa e ficar de olho, pois pode acender conforme as estacoes.
    muito obrigada

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem