Trending

City Tour em Holambra

Aproveitando que estava em Holambra para cobrir a 36a edição Aviestur representando a ABBV, não pensei duas vezes ao aceitar fazer o city tour para, assim, conhecer um pouco mais desta que é conhecida como a cidade das flores.

Antes, um adendo: Minha mãe é absolutamente apaixonada por flores e plantas, e para me lembrar dela – como moramos longe uma da outra –, em todas as minhas viagens faço fotos das flores que acho pelo caminho. Tenho praticamente um jardim virtual, tamanha a quantidade de clicks! É uma forma bonita de sempre tê-la comigo. Portanto, esse post é dedicado a ela!




Isso posto, imaginem qual não foi a minha surpresa ao saber que o passeio começa com uma visita a uma estufa de gérberas? Enquanto rumamos para a parte rural da cidade, em meio a uma paisagem bucólica, a guia vai nos contando de forma divertida a história carregada de emoção dessa cidade. Famílias holandesas imigraram para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, e tentaram, sem sucesso, criar gado holandês. Daí partiram para criar porcos e galinhas, tentativa bem sucedida, ressalto. Em 1951, outro grupo de imigrantes chegou ao lugar dando início ao cultivo de flores. E Holambra tornou-se o que sabemos hoje, uma referencia quando o assunto são flores. Como exemplo temos a Expoflora, a maior feira de flores da América Latina.

Milharal da zona rural de Holambra

Entrando na estufa

Gérberas de todas as cores




Seguindo o tour, que por causa do nosso horário apertado foi reduzido, saímos da bela estufa direto para o Moinho de Holambra. Inaugurado em 2008, durante as comemorações dos 60 anos da imigração holandesa, foi construído sob a batuta do arquiteto holandês Jan Heijdra.

Moinho de Holambra

O passeio ainda se estendeu até o centro da cidade, onde passamos pelas margens do lago Vitória Regia. Vale dizer que num city tour “normal” as paradas são mais tranquilas e muitos outros pontos da cidade são contemplados.

Lago Vitória Régia


Achei Holambra uma gracinha de lugar e não vejo a hora de voltar para passar um fim de semana, conhecer todos os cantinhos com calma e me jogar na culinária holandesa. E você, não ficou com gostinho de quero mais também?!

Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. Ei Rapha,
    Adoro fotografar flores e morro de vontade de conhecer Holambra pra me esbaldar nos cliques. :)
    Super bacana!
    Bjos,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, então, Lillian! Obrigada pela visita:*

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem