Trending

5 ingredientes da cozinha do Nordeste que encontro em mercados asiáticos aqui da Alemanha

Depois das três viagens que fiz para a Ásia (Índia em 2018, Japão e Sudeste Asiático em 2019), além de passar a nutrir um gosto ainda mais especial pela cozinha de cada país que visitei, comecei a perceber que as culinárias desses países se assemelham, e muito, com a cozinha nordestina. 

Foi uma surpresa para mim ver que o Vietnã tem o coentro como uma estrela de muitos pratos, vi montes e montes da erva fresca nas feiras de rua tanto em Hanói, quanto em Ho Chi Minh. Em Singapura foi providencial poder me refrescar do calor de mais de 30 graus à noite com um copão de caldo de cana geladinho, quem diria? No Japão descobri caminhando pelos mercados de rua de Tóquio e Osaka que os japoneses apreciam batata doce cozida, e por lá o tipo do tubérculo é bem similar à batata doce que encontramos no Brasil. 

Feira de rua no Vietnã | full image

Batata doce no Japão
Batata doce cozida no vapor em Osaka, Japão

Caldo de Cana em Singapura
Tomando caldo de cana com gelo e limão em Singapura

Ainda no campo das curiosidades, vocês sabiam que assim como o Brasil, a Índia e a Tailândia são grandes produtores e consumidores de mandioca/macaxeira? Pois é. E por aquelas bandas a iguaria é consumida nas mais variadas formas, inclusive cozidas e ao vapor, como costumamos comer no nordeste do Brasil. 

Macaxeira (ou mandioca) cozida no Sudeste Asiático

Já o coco é possivelmente utilizado na sua totalidade, desde sua água geladinha, passando pelo leite que serve para enriquecer caldos e sopas, fazer doces ou para realçar a versão fria do café. A flor do coco é de onde extraem a seiva que, depois de processada e aquecida, vira o açúcar de coco, que é vendido líquido, triturado ou em barra, e aparece em várias receitas de países do Sudeste Asiático. Enfim, eu poderia ficar muito tempo dando exemplo de similaridades que observei entre a nossa cozinha e a da Ásia… 

Eu, na feira de rua em Hanói,  fazendo a foto que abre esse texto 

Mas essas observações abriram meus olhos e, ao retornar a Alemanha depois de cada viagem, passei a frequentar os mercados asiáticos com mais atenção às prateleiras. Vale salientar que esses mercados, com o passar dos anos, foram se popularizando mais por aqui – a rede Go Asia é um exemplo, com cerca de 24 filiais espalhadas pelo país. 

No entanto, esses ingredientes não são exclusividades dos grandes varejistas, nos pequenos mercadinhos também encontramos uma boa variedade de itens que servem ambas as cozinhas. 

Agora listo aqui os 5 ingredientes da cozinha nordestina que eu encontro nos mercados asiáticos na Alemanha: 

Coentro | Já é possível encontrar coentro em supermercados alemães como o Edeka, Rewe e Aldi, mas normalmente pagamos 99 centavos por um pacotinho de 15 gramas. Já no mercado asiático, encontro coentro tailandês com a raiz – boa pra fazer caldo – por menos de 2 euros 100 gramas; 


comprando coentro na Alemanha


*Macaxeira | Não é regularmente que encontro na Kaufland mandioca/macaxeira fresca, mas já vi. Nos mercados asiáticos além da macaxeira fresca, também encontro ela descascada e congelada nos freezers. A dica aqui é: nunca deixe de olhar os freezers desses mercados, tem bastante coisa boa congelada, sobretudo frutos do mar; 


comprando macaxeira na Alemanha

*Farinha de Mandioca | Em mercado asiático que oferece uma gama de produtos indianos é provável que você encontre Farinha de Mandioca, procure por Gari;

Derivados do coco | Já achamos fácil leite de coco em supermercados regulares da Alemanha, bem como, de vez em quando, coco seco. Mas nos mercados asiáticos a diversidade de produtos de coco é maior, além de encontrarmos coco verde, açúcar de coco e até sorvetes; 


leite de coco na Alemanha


*Batata doce | Nos mercados alemães a batata doce que encontramos é aquela cor de laranja por dentro que em nada lembram a nossa versão brasileira. Já nos asiáticos tem, se não a versão fresca, a batata doce congelada. É só descongelar no vapor e se deliciar. 

Onde comprar batata doce nordestina na Alemanha


*Esses ingredientes também podem ser encontrados em mercados africanos.


Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem