Trending

O melhor käsespätzle que já provei

Prato clássico da cozinha alemã, sobretudo das regiões da Suábia e do Allgäu, o Spätzle é uma massa feita com trigo, ovo, água e sal. O resultado é um tipo de macarrão mais grosso e mais curto que aparece em vários pratos da culinária do país. Dependendo do “cortador” utilizado o resultado pode ser também uma versão chamada Knöpfle, onde a massa assume a forma de pequenas bolinhas, ou botõezinhos. 


Para dar o seu formato característico os cozinheiros lançam mão de ferramentas interessantes onde a massa elástica e, normalmente, feita à mão, é raspada ou prensada sobre uma panela de água fervente e sendo retirada quase que imediatamente. Claro que assim é a forma artesanal de fazer a iguaria, mas encontramos Spätzle resfriado ou seco facilmente em supermercados alemães (ainda que os puristas digam que essas não são boas versões). Sim, os alemães levam a sério as tradições, tanto que o Spätzle tem um museu só dele em Bad Waldsee (previsto para reabrir em 2022).

Spätzle um tipo de macarrão típico da Alemanha
O formato mais comum de Spätzle, especialidade da Suábia - Foto: Pixabay

O instrumento utilizado para fazer o "macarrão" alemão

Eu sou suspeita para falar pois gosto bastante desse prato, mesmo os pré-prontos e finalizados em casa, comprados no supermercado. E por gostar tanto desse clássico alemão já provei alguns bem gostosos aqui no sul do país, mas o melhor Spätzle que já comi na vida foi numa visita feita o ano passado ao Allgäu. 

Prados e Alpes, paisagem típica da região do Allgäu no sul da Alemanha - Foto: Pixabay

Região alpina que se espalha pelos estados de Baden-Württemberg e Bavária além de se estender até parte da Áustria, o Allgäu é repleto de muito verde e montanhas. Além de suas paisagens, essa porção da Alemanha também é conhecida pela produção de leite e seus derivados, sobretudo os seus queijos. O queijo produzido no Allgäu tem fama internacional e a região conta com uma rota turística de 150km de extensão dedicada a sua estrela gastronômica. Foi preciso falar brevemente da importância do queijo do Allgäu para dizer que ele serve para elevar o patamar do Spätzle na sua versão com queijo, o Käsespätzle. 



E foi no Wirtshaus zum Lustigen Hirsch – uma pousada rural onde também funciona um restaurante –, que provei o melhor Käsespätzle da vida, ou melhor Kässpatzen, no dialeto local. A fama do prato é tamanha que eles têm uma noite semanal dedicada à comida, onde vê-se o cozinheiro prepará-la diante dos seus olhos e come-se o quanto quiser. Nós visitamos a casa para um almoço tardio, num dia ensolarado de verão no fim de julho do ano passado, e fomos acomodados no grande jardim que fica em frente à pousada. Pagamos 11,50 euros numa porção farta e deliciosa, que veio à mesa fumegando, repleta de queijo derretido e coberta por uma camada fina de cebola frita. 

No cardápio a gente encontra ainda outras especialidades da região e eles frisam que muito do que é consumido por lá é produzido localmente. Eu ainda fui além e visitei a lojinha da pousada e comprei um pedaço de queijo do Allgäu para prolongar um pouco esse gostinho bom de Alemanha.



Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem