Trending

Cachoeiras no sul da Alemanha para você visitar de carro ou trem

Durante a viagem de motorhome que fizemos pelo sul do Alemanha no ano passado demos preferência para visitação apenas de lugares ao ar livre, foi aí que começamos a descobrir que o país tem muita natureza preservada a ser explorada e contemplada. Fizemos um roteiro com várias cachoeiras, trilhas e lagos pelo caminho – alguns desses lagos, inclusive, já mostrei aqui em outro texto. Agora é a vez de compartilhar as cachoeiras que vocês podem visitar numa viagem de carro, motorhome e, algumas delas, até mesmo de trem no sul da Alemanha. 

Triberger Wasserfälle cartão postal da Floresta Negra - Foto: Pixabay
Triberger Wasserfälle (Estação Triberg fica a 2,3km) – Famosa pelos relógios cuco, a cidade de Triberg, no coração da Schwarzwald, guarda uma das maiores quedas d’água da Alemanha. A Triberger Wasserfälle tem 163 metros de altura e se encontra dentro de um parque fechado onde é preciso pagar (8 euros adulto) para entrar e percorrer as trilhas. São 3 possibilidades de caminhadas que vão de 45 a 90 minutos de duração por caminhos bem sinalizados e estruturados. Há diferença de altitude no percurso e a caminhada pode ser um pouco desgastante para quem não é muito ativo, de qualquer forma, no seu ritmo, levando água e calçando sapatos confortáveis, é possível apreciar essa paisagem exuberante da Floresta Negra. 


Nós estacionamos no Parkplatz Scheffelplatz (pago na máquina), que fica no alto da trilha. Mas quem vai visitar a cidade de Triberg de trem pode começar o passeio até as Cascatas de Triberg pela entrada principal do parque e, como a cidade é um grande destino turístico, há muitas outras opções de passeios pela região. 


Scheidegger Wasserfälle – Esse conjunto de três quedas d’água fica na belíssima região do Allgäu, paisagem alpina que se espalha pelos estados de Baden-Württemberg e Bayern além de se estender até parte da Áustria. Com muito verde e montanhas, além de uma cultura particular, a região atrai muitos turistas domésticos e internacionais e as Cachoeiras de Scheidegg são, sem dúvida, um desses atrativos do Allgäu. Elas não são grandiosas como as de Triberg, mas ainda assim enchem a vista. 



O valor para a visitação é mais amigável (4,50 euros adulto) e as trilhas também são mais fáceis por lá, além de nos deixarem ainda mais perto da água. Um dos trajetos passa por trás de uma das cachoeiras, é uma delícia para os dias quentes de verão. O percurso segue ao longo de um riacho e plataformas de observação proporcionam uma vista das cachoeiras de vários ângulos. Além das trilhas, esse parque tem infraestrutura e atrativos para crianças. 


Uracher Wasserfall (Estação Bad Urach Wasserfall fica a 2,2km) – A cerca de 50km de Stuttgart a Cachoeira Urach impressiona mais pelo conjunto todo, a natureza ao seu redor, do que pela queda d’água de 37 metros em si. O percurso do estacionamento (5 euros o dia) até a subida da trilha que leva ao topo da Uracher Wassefall é lindo, ladeado pelo riacho Brühlbach, de águas claras e muita vegetação, uma excelente escapada para os dias atuais. Nós fizemos uma trilha de dificuldade moderada de cerca de 14km de extensão, cujo caminho contempla mais uma cachoeira menor, a Gütersteiner Wasserfälle



Vá com calçados apropriados, coloque lanches e água na mochila e prepare-se para encher a vista. A subida até o alto da Runder Berg pode ser desgastante mas o visual da região visto de cima, com as ruínas do Castelo Hohenurach ao longe, é recompensador. Ah, a visitação aqui é gratuita. 


Kuhfluchtwasserfälle (Estação de trem Farchant 1,8km) – Fecho a nossa seleção de cachoeiras no sul da Alemanha com mais uma de visitação gratuita, agora na Bavária, nos arredores de Garmisch-Partenkirchen, mais precisamente em Farchant, estão as Cachoeiras Kuhflucht, três quedas d’água que, juntas, somam 270 metros de altura. A trilha até a cachoeira propriamente dita é uma delícia, no início há o Walderlebnispfad, um caminho com vários atrativos que permitem o visitante (de todas as idades) aguçar os sentidos. 



Em seguida já nos deparamos com o riacho e o barulho das águas que nos acompanham a todo tempo de subida até o meio da montanha. Nós paramos a caminhada na base da cachoeira mais alta, mas os mais dispostos e, sem problema com altura, podem seguir subindo a escadaria íngreme para ver tudo do alto, inclusive a Zugspitze, montanha mais alta da Alemanha, assim como os Alpes alemães, entram em cena nesse cartão postal. Deixamos o motorhome no Parkplatz Warmfreibad Farchant, que é gratuito e passamos cerca de 3 horas explorando a região.



Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem