Trending

Os principais Mercados de Natal da Alemanha voltam em 2021

Texto atualizado em 19/11/2021

Depois de um ano de intervalo por causa da pandemia causada pelo coronavírus, os Mercados de Natal da Alemanha prometem voltar com força total esse ano. Eu, como fã confessa dos Weihnachtmärkte, não vejo a hora de colocar um pouco de luz na escuridão do inverno e aquecer as mãos com uma caneca quentinha de Glühwein (vinho quente). 




Para tanto, a Alemanha na data da publicação desse texto tem 66,2% da sua população totalmente vacinada segundo os dados divulgados no Corona Warn-App. Com esse número relativamente avançado muitos mercados já divulgaram suas datas e condições para acontecerem ainda em meio à pandemia. Compartilho aqui um apanhado de informações acerca dos principais Mercados de Natal da Alemanha que estão programados para acontecer em 2021. 


Berlin - Os Mercados de Natal da capital alemã estão programados para retornar no fim de novembro. São muitos espalhados pela cidade e as regras e higiene e segurança contra a Covid-19 são rígidas por lá. Ao que tudo indica, será aplicada a regra 2G onde apenas vacinados e recuperados poderão visitar. O uso de máscara não será obrigatório já que os mercados são ao ar livre. Mesmo com essas medidas, algumas feiras natalinas de Berlim não acontecerão novamente esse ano. No site do turismo da cidade tem uma lista publicada com todos os mercados e a situação atual de cada um. Vale ficar de olho e se programar! 



Nürnberg / München - As regras na Bavária são bem soltas, não seguirão o modelo 3G (Geimfpte/Vacinados, Genesene/Recuperados oder/ou Getestete/Testados), nem exigirão o uso de máscara, já que os mercados acontecem ao ar livre. A proteção facial só será cobrada em ambientes fechados. É recomendado ainda o cumprimento do distanciamento de 1,5m e evitar aglomeração, algumas cidades estão descentralizando as feiras natalinas e espalhando mais as bancas. 

O tradicional Mercado de Natal de Nuremberg, o Christkindlesmarkt, está programado para acontecer entre os dias 26 de novembro e 24 de dezembro de 2021. Mais informações estão no site do evento. Já o Mercado de Natal de Munique, que tem a Marienplatz como pano de fundo, vai largar na frente e começar no dia 22 de novembro e segue até 24 de dezembro. Mais informações sobre o Münchner Christkindlmarkt estão nesse link

Atenção: Por causa do aumento dos números de caso de Covid-19 nos últimos dias e da consequente imposição de novas medidas de restrição, o Mercado de Natal de Munique de 2021 está cancelado. Já o Mercado de Natal de Nuremberg, até segunda ordem, está mantido, mas com menos barracas e mais espalhado pelo centro da cidade. 




Stuttgart - Em Baden-Württemberg, mais precisamente na capital Stuttgart, as regras 3G serão aplicadas, a ideia é que os visitantes do evento sejam controlados e recebam pulseiras de liberação. Além disso será exigido o uso de máscara em toda a extensão do mercado, uma vez que não é possível controlar o distanciamento das pessoas. Bem rígida a postura da cidade que quase vira o epicentro dos negacionistas no ápice da pandemia. O Stuttgarter Weihnachstmarkt, um dos maiores da Europa, esse ano foi estendido e vai do dia 24 de novembro a 30 de dezembro, ganhando assim mais uma semana para os visitantes matarem a saudade. Mais informações vocês encontram aqui.

Atualização: O Mercado de Natal de Stuttgart continua mantido em 2021, seguindo a aplicação da regra 3G e com menos barracas. 



Köln - Um dos mais populares mercados de natal da Alemanha, e o primeiro a ser cancelado no ano passado, o mercado de Colônia não terá controle de admissão nem será cercado, mas planeja fazer aplicação de forma aleatória da regra 3G, ou seja, a qualquer momento o visitante, caso solicitado, terá de mostrar a prova de vacinação, recuperação ou teste negativo. Além disso, é recomendado o uso de máscara e atenção quanto ao distanciamento. Começando cedo, em 22 de novembro, o Weihnachtsmarkt am Kölner Dom segue até 23 de dezembro de 2021. Informações oficiais sobre esse e outros mercados de natal de Colônia estão aqui

Atualização: Só serão permitidos vacinados ou recuperados no Mercado de Natal de Colônia, ou seja, a regra aplicada será a 2G.



Frankfurt - A capital financeira da Alemanha também tem um grande Mercado de Natal, ao meu ver mais cauteloso que os demais, o governo afirma que a feira natalina pode ser suspensa a qualquer momento a depender do curso da pandemia. Apesar de já trabalhar com datas definidas, o que pode-se confirmar até agora é que de qualquer forma haverá uma bela árvore de natal e o tradicional vinho quente. E, caso ocorra realmente, a ideia é aumentar a área de ocupação das ruas do centro histórico de Frankfurt, mantendo as barracas mais distantes umas das outras. As medidas de segurança e higiene ainda serão anunciadas. O Frankfurter Weihnachtsmarkt está previsto para acontecer entre os dias 22 de novembro e 22 de dezembro de 2021. Nesse site você encontra as informações oficiais. 

Atualização: O Mercado de Natal de Frankfurt segue programado para abrir conforme o planejado com aplicação da regra 3G (vacinado, recuperado ou testado). 

Essas são informações de alguns dos principais Mercados de Natal da Alemanha, mas tem uma infinidade de mercados espalhados pelo país (estima-se que a Alemanha tenha entra 1.500 e 3.000 feiras natalinas). Por fim, como a situação do vírus é muito dinâmica, nada disso pode ocorrer como planejado/divulgado, então antes de se programar, é bom dar uma olhada nos canais oficiais de cada estado/evento pois as regras costumam diferir de região para região aqui no país. 

No mais, torço para que dê tudo certo e que essa continue sendo a época mais mágica da Alemanha.



Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem