Trending

Festival latino-americano na Alemanha com música, gastronomia e artesanato

Publicado dia 16 de maio de 2022

Desde julho de 2017, quando foi realizado pela primeira vez em Frankfurt e Munique, o Lateinamerikanisches Wochenende, caiu no gosto do povo e a partir daí o festival não parou de rodar a Alemanha levando a música, gastronomia e artesanato latinos para umas 10 cidades do país. Ao todo, cerca de 100 mil pessoas já passaram pela festa, que brinda a cultura de 15 países da América Latina.







Desde 2019 o Lateinamerikanische Wochenende também passa por Stuttgart, mas eu só tive a oportunidade de visitá-lo nesse último final de semana. Como os ingressos para o sábado estavam esgotados – depois eles disponibilizaram mais –, compramos entradas para o domingo (5 euros por pessoa), dia cuja previsão do tempo dizia que os termômetros bateriam os 27 graus. O local escolhido para o evento foi a área externa do Phoenixhalle im Römerkastel, que com o solão que se confirmou nesse domingo de maio, e poucos lugares com sombra, fez a gente ter realmente um gostinho de Brasil em plena Alemanha. 





A festa é simples, mas muito animada. São vários stands de comida e artesanatos de vários países da América Latina, antes de cada parada eles anunciam na página do evento no Instagram qual será a programação musical e quais especialidades gastronômicas estarão presentes, pois os países variam de parada em parada e nem sempre são os mesmos em todas as cidades. Por exemplo, na edição de Munique que aconteceu no final de abril, não havia barraquinha de comida brasileira. 

Comida brasileira em Stuttgart 

Mas nessa edição do fim de semana latino-americano em Stuttgart, o Brasil marcou presença com dois stands de comida. Um, do Brasil Snacks, vendia Feijoada, Coxinha, Pastel, Pão de Queijo e Açaí, já o outro, vi que tinha Acarajé à venda, mas não provei. Os outros stands que marcaram presença em Stuttgart foram da Argentina, Venezuela, México, Colômbia, Uruguai e Peru. 






Chegamos na hora do almoço, com bastante fome, e começamos nossa viagem pela América Latina com uma Feijoada bem feitinha e bem servida (15 euros), depois fizemos uma escala no México, onde provamos Tacos de carne fresquinhos (3 por 10 euros), voltamos ao Brasil e devoramos uma Coxinha de frango com requeijão (4,50) e, de sobremesa, voamos para a Venezuela e comemos um Tres Leches delicioso (5 euros) e uma Pie de Limón (5 euros), torta merengada de limão, daquelas BEM doces, num nível de açúcar que não existe nas comidas aqui da Alemanha. As bebidas eram vendidas em um stand separado, então a fila era grande, e o sol forte nos desencorajou a esperar, terminamos não bebendo nada. Mas havia drinks, cerveja, refrigerante e água à venda.


A vibe da festa é ótima, desde a entrada se fala espanhol, é raro ouvir alemão nesse pedaço, a música não para, as pessoas ficam à vontade, animadas e dançando. Junto com os dias mais quentes o Lateinamerikanisches Wochenende é um verdadeiro bálsamo para quem é latino e/ou se identifica com a nossa cultura. 


Próximas cidades programadas para 2023: 

📌 21.04 – 23.04.23: München, Villa Flora

📌 19.05. – 21.05.23: Stuttgart, Phoenixhalle

📌 27.05. – 29.05.23: Nürnberg, Tucherhof

📌 02.06. – 04.06.23: Frankfurt, Bockenheimer Warte

📌 16.06. – 18.06.23: Karlsruhe, Stephanplatz

📌 30.06. – 02.07.23: Köln, Mediapark

📌 07.07. – 09.07.23: Mannheim, Alter Meßplatz

📌 15.07. – 16.07.23: Mainz, KUZ Kulturzentrum

📌 21.07. – 23.07.23: Augsburg, Gaswerk

📌 04.08. – 06.08.23: Stuttgart, Phoenixhalle

📌 18.08. – 20.08.23: Wiesbaden, Schlachthof

📌 25.08. – 27.08.23: Bonn, Theaterplatz

👉 Para mais informações, visite o site do Lateinamerikanisches Wochenende. 



👉 Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

👉 Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

👉 Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem