Trending

Festival de Gastronomia da Montanha de Campos do Jordão

Cobertura Especial

Semana passada fiz um bate-volta rapidinho para conferir de perto um pouquinho do 2º Festival de Gastronomia da Montanha – Campos do Jordão e Região.  O evento, que tem duração de 46 dias – começou em março e segue até maio –, tem por objetivo consolidar a cidade de Campos do Jordão como um dos mais importantes circuitos gastronômicos do país, além difundir e valorizar os elementos da terra.

Palestras, workshops, apresentações, aulas e muita troca, acontecem nas dependências do renomado Centro Universitário Senac da cidade. É possível aprender e compartilhar experiências com produtores locais, chefs renomados  e profissionais do segmento, tudo isso de forma gratuita.





Visitando o Núcleo do Conhecimento, pude participar da palestra, seguida por degustação, sobre as cervejas artesanais da Baden Baden, fábrica que hoje tem um bom porte de produção, mas que não perdeu os traços de suas características artesanais essenciais. Na ocasião, duas cervejas com particularidades muito distintas, nos foram apresentadas: a Witbier, clara, com aroma frutado, que harmoniza bem com carnes brancas e frutos do mar; e a Chocolate, escura, mais densa, muito perfumada, e que, segundo a palestrante, degustadora oficial da cervejaria, vai bem com uma torta de chocolate. Combinação, no mínimo, inusitada.







Para os estudantes, pessoas da comunidade e interessados em geral, presentes na plateia do 2º Festival de Gastronomia da Montanha, além de aprenderem na teoria sobre os insumos locais, tais como: arroz preto, pinhão, truta, cachaça, chocolate, entre outros, durante os 46 dias de evento é possível ver os chefs – profissionais e aprendizes –, executarem as mais diversas receitas com esses ingredientes. Ou seja, uma experiência completa e uma oportunidade ímpar a para quem prestigia o evento.

Em tempo 1: durante os feriados de Páscoa e 1º de maio, os passeios de trem  pela ferrovia que corta a cidade terão paradas especiais para degustação de produtos típicos da região.

Em tempo 2: Entre os dias 17 de abril e 04 de maio acontece na cidade a 8a Temporada Gastronômica do Pinhão, onde será possível encontrar em diversos bares e restaurantes de Campos do Jordão, pratos especiais criados com esse ícone da cozinha da montanha, o pinhão.

Aproveite e programe-se para uns dias em Campos do Jordão. Cidade encantadora nas 4 estações do ano: http://www.raphanomundo.com/2013/09/turismo-em-campos-do-jordao.html





>> O Raphanomundo viajou a convite do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem