Trending

Praias de Búzios

Na primeira ocasião estive em Búzios a bordo de um mini cruzeiro, portanto, na curta escala que tive, procurei otimizar o tempo em solo e parti para um passeio de escuna pelas praias do balneário.

Já nessa segunda vez, confortavelmente hospedados e devidamente motorizados, conseguimos dar umas voltas e conhecer algumas das 23 praias que Búzios tem. Em todas as praias visitadas nós conseguimos chegar de carro, com fácil acesso e todas contam com alguma estrutura de bar/restaurante.

>> Praia da Armação – É a praia de onde partem todos os aquatáxi com destino às demais praias. Ali também atracam os grandes navios de cruzeiro que chegam a Búzios. Em sua orla estão as célebres estátuas de Brigitte Bardot, JK e a  belíssima escultura dos 3 pescadores. Nas cercanias do píer está o burburinho da Rua das Pedras, quanto mais se anda para o sentido Praia dos Ossos, mais tranquilo fica.
Praia da Armação vista da Vila d'este


Escultura dos Três Pescadores na Praia da Armação


>> Praia dos Ossos – Passamos bem rápido na Praia dos Ossos, a caminho da praia seguinte. Seu mar é calminho, boa para levar os pequenos. Não sei se por estar muito nublado, não observei infraestrutura por lá. Mas é muito tranquila e tem uma boa faixa de areia.

>> João Fernandes – A praia de João Fernandes foi o nosso pouso num domingo nublado em Búzios. A uns 15 minutos de caminhada do nosso hotel, ficamos satisfeitos em montar acampamento por lá. O mar é mais vivo, mas nada perigoso. No início da praia a gente encontra alguns restaurantes com boa infraestrutura e que servem na areia também, mas optamos por nos afastar mais dessa muvuca e ficar quase no fim da praia. Usamos da estrutura da barraca de uma simpática argentina, que por causa do tempo ruim e falta de clientela farta nos concedeu uns descontos. O banho de mar é bom, mas super gelado! Num dia de sol cai muitíssimo bem. Ali em João Fernandes muitos se aventuram no SUP (Stand Up Paddle) e no caiaque, também é ponto de parada de algumas escunas, então, eventualmente o som alto das embarcações vai se sobrepor ao barulho das ondas. Mas nada grave para aqueles que viajam com o espírito amistoso.

Tons de verde e azul de João Fernandes
Caipirinha em João Fernandes


Na segunda, dia de voltar para casa, o sol deu as caras, ainda que acompanhado de uma ventania fora do comum, essa foi a deixa para pegar o carro e ir conhecer umas praias mais distantes;

>> Praia do Forno – O que mais chama a atenção nessa praia é a linda coloração da sua areia, que ora assume um tom de vermelho, ora um tom de rosa.  O mar é lindo e limpo – nesse dia estava um pouquinho turvo por causa da mudança dos ventos. Como era uma segunda-feira pela manhã não deu para avaliar a infraestrutura nem a lotação. Mas a praia do Forno tem uma faixa de areia curtinha, na alta temporada deve ser disputadíssima.

As areias cor de rosa da Praia do Forno
O azul intenso das águas da Praia do Forno


Adendo: Se você está de carro, saindo da praia do Forno, siga na direção do mirante e tenha uma vista incrível da região e da pedra da tartaruga. Vale a parada!

Praia do Forno vista do mirante
Pedra da Tartaruga


>> Praia da Ferradura – Nossa última parada das praias de Búzios foi para muito banho de mar na bela Ferradura. Dona de águas límpidas e gélidas, ao contrario das demais, tem uma extensão longa, quase um U mesmo, daí o seu nome. O mar é tranquilo, uma excelente pedida para quem vai a Búzios com crianças. Também no clima de um início de semana pela manhã, poucos eram os seus frequentadores. Tivemos a sensação de que Búzios – ou pelo menos parte dela – era nossa.

Chegando à Praia da Ferradura
Águas claras da Ferradura



Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem