#NEWS | Conheça as astronautas mulheres no Kennedy Space Center

27.2.18

.: Matéria com informações da assessoria de imprensa :.

Até 1980, as mulheres eram figuras escondidas nos bastidores das missões da Agência Espacial Americana, história bem retratada no longa-metragem Estrelas Além do Tempo (2016). Hoje, com melhores oportunidades e um recrutamento mais democrático, o já expressivo número de personalidades femininas no mundo da exploração do universo pode ser conferido no Hall da Fama dos Astronautas Americanos.

Anna Fisher: Uma das 6 primeiras astronautas mulheres da NASA - Foto: Divulgação
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, entre 1º e 5 de março, a Astronauta Anna Fisher tem um encontro marcado com os visitantes do Complexo Kennedy Space Center! Durante todo o dia acontecem eventos do programa 'Encontro com um Astronauta', quando os turistas poderão pegar um autógrafo e matar a curiosidades sobre a vida fora da Terra. Por um custo adicional é ainda possível participar do 'Almoço com um Astronauta' com a Dra. Fisher.

Da esquerda para a direita: Bonnie Dunbar, Eileen Collins, Ellen Ochoa, Susan Helm - Fotos: Divulgação

Anna foi uma das seis primeiras astronautas mulheres da NASA e a primeira mãe a viajar ao espaço, além de ter se mantido na equipe de comando nos primeiros anos da construção da Estação Espacial Internacional (1996 a 2002).

A ocasião é perfeita para dar uma passadinha no Hall of Fame e conferir as nove mulheres que também conquistaram seu espaço na história da corrida espacial: Eileen Collins, Bonnie Dunbar, Susan J. Helms, Shannon Lucid, Ellen Ochoa, Sally K. Ride, Rhea Seddon, Kathy Sullivan e Kathy Thornton.

Da esquerda para a direita: Katy Sullivan, Katy Thornton, Sally Ride, Shannon Lucid - Fotos: Divulgação

Em 2016 a NASA presenciou outro marco para a história das mulheres, quando Charlie Blackwell-Thompson foi nomeada como diretora de lançamento do Programa de Exploração de Sistemas Terrestres, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo no Firing Room-1 do Kennedy Space Center. Dentre as inúmeras funções, cabe à Charlie liderar e gerenciar o planejamento e execução de operações de lançamento da capsula Orion, que levará os astronautas para Marte até 2030.

Charlie Blackwell-Thompson - Diretora do Programa de Exploração de Sistemas Terrestres
Foto: Divulgação
A NASA também criou o site  Women@NASA onde compartilha vídeos e história das funcionárias da agência não apenas como esforço para inspirar meninas e mulheres sobre a carreira espacial, mas também para reivindicar mudanças nas políticas que impactam o mercado de trabalho.

Sobre o Kennedy Space Center

Mais interativo do que um museu, mais inspirador do que um centro científico e mais autêntico e educativo do que um parque temático, o Kennedy Space Center Visitor Complex oferece uma mistura de simuladores emocionantes, atrações de tirar o fôlego, passeios por trás das cenas, exposições interativas, a oportunidade de assistir ao lançamento de um foguete e muito mais. Um destino de férias como nenhum outro lugar na Terra, Kennedy Space Center Visitor Complex traz à tona a história épica do programa espacial dos EUA.

O Centro oferece um dia inteiro de surpresas e emoção para toda a família. As atrações inesquecíveis incluem o Space Shuttle Atlantis, com direito ao Shuttle Launch Experience ®; visita ao Centro Saturn Apollo V, com um foguete real; filmes espaciais em 3D, incluindo "IMAX® A Beautiful Planet" e "Journey to Space 3D"; além do incrível Encontro Astronauta, programa diário onde os turistas se encontram com um veterano astronauta da NASA; Journey To Mars: Explorers Wanted; Jardim de foguetes; e muitas outras atrações interativas. Mais informações: https://www.kennedyspacecenter.com

Leia também

0 comentários

google plus

twitter